Publicado em 25/09/2016, às 07h20 - Atualizado em 26/09/2016, às 16h17 por Redação Pais&Filhos
Não tem como negar, a escola tem mesmo um papel fundamental no desenvolvimento das crianças. De maneira planejada e intencional, ela estimula os alunos a exercitarem suas próprias escolhas, estimulando e valorizando cada conquista.
E se os pais fizerem o mesmo em casa, o caminho para a independência da criança fica cada vez mais próximo. Basta saber se o seu filho está pronto para realizar determinadas atividades, ou seja, se elas são compatíveis com sua idade.
Patrícia Cintra, filha de Ana Maria e Wanderlei, pedagoga, especialista em literatura e alfabetização, e diretora pedagógica da Escola Eduque, mostra como você pode incentivar a autonomia da criança em diferentes fases:
4 a 11 meses: Nessa fase, os pequenos se desenvolvem experimentando o mundo pelos sentidos. Os desafios propostos devem contemplar explorações de sons, texturas, sabores e odores. Músicas e contação de histórias são boas pedidas. Incentivar a fala é essencial!
1 ano: Os primeiros passos podem ser estimulados por desafios de equilíbrio. Experiências de empurrar, lançar, jogar tudo no chão e observar o que acontece são formas que as crianças dessa fase mostram que já podem fazer sozinhas, além de investigarem objetos em suas ações.
2 anos: A criança começa a ampliar seu vocabulário e a estimulação deve ser mais complexa. Pais e educadores devem fazer perguntas, para ajudá-la na construção das frases curtas e na verbalização dos seus sentimentos. A escola pode possibilitar oportunidades de a criança carregar sua mochila, de tamanho e peso adequado, ajudar guardar os brinquedos ao final da brincadeira, comer o lanche, lavar as mãos e escovar os dentes.
3 anos: Já com vocabulário mais avançado e contando com grande energia física, é possível propor que as crianças nessa faixa etária contem sua história favorita. Na escola, já é possível envolvê-las na organização dos brinquedos, jogar papéis no lixo, recolher trabalhos dos colegas e entregar às professoras, tirar peças de roupa ou calçados.
4 anos: As crianças dessa idade são imaginativas e curiosas, por isso já é possível incentivá-las a arrumar a mochila para ir à escola e até mesmo para se vestir sozinhas.
5 anos: Nessa fase, a garotada já verbaliza o que consegue fazer e quer realizar atividades cada vez mais complexas. Aprender a realizar sua higiene pessoal completa é uma maneira de torná-las independentes. Participar de jogos faz com que vivenciem situações em que terão que lidar com escolhas e suas consequências.
6 anos: Nessa fase de muitas descobertas, como a leitura e a escrita, as crianças são capazes de se vestir, organizar de maneira elaborada os objetos pessoais, na escola e em casa, arrumar a mesa para o almoço, lavar os potes, pincéis e colaborar na limpeza do espaço que usou.
7 anos: As responsabilidades aumentam. Já conseguem entender que fazem parte de um grupo, suas ações individuais podem interferir na convivência. A escola pode planejar momentos em que a criança vivencie acampamentos, quando terão que preparar sua mala, vestir-se e amarrar seus tênis, dobrar suas roupas, tomar banho, arrumar a cama pela manhã, entre outras atividades. Os desafios lógicos, como as adivinhas, são momentos de diversão e aprendizagem, e exercitam de forma complexa a busca de soluções.
8 anos: Com pensamento mais organizado e lógico, aos 8 anos as crianças possuem maior capacidade de atenção e concentração. Compreendem conceitos e gostam de explicações detalhadas. Na escola, sua independência pode ser exercitada ao se dirigirem sozinhos para diferentes ambientes, comprarem o lanche com dinheiro e administrar o troco na cantina.
9 anos: Crianças de 9 anos têm muitos interesses e adoram alcançar êxitos. As orientações mais complexas para atividades escolares, de organização pessoal e do tempo, são incentivos para a construção de sua individualidade. Uma maneira de estimular a independência é propor que estudem para as provas.
10 anos: As escolhas estão sempre relacionadas à liberdade e à responsabilidade, uma vez que regras já estão internalizadas. A partir da mobilização sobre questões além do seu âmbito familiar e escolar, elas podem ter iniciativas próprias em ações mais amplas, como divulgar em seu condomínio uma campanha social iniciada na escola.
Família
Amanda Kimberlly posta novo vídeo com terceira filha de Neymar: “As caretinhas”
Família
Filha de Leonardo explica motivo de não ir ao aniversário do pai: “Bloqueando alguns inconvenientes”
Família
Mãe de Neymar apaga foto com Davi Lucca depois de polêmica com Mavie e Bruna Biancardi
Família
Jade Magalhães dá detalhes de chá revelação do primeiro filho com Luan Santana
Família
Marido de Ivete Sangalo diz que criou a escola que as filhas estudam por motivo curioso
Família
Conheça Jade Magalhães: Modelo e influenciadora passou 4 anos separada de Luan Santana
Família
João Guilherme explica por que não foi ao aniversário de 61 anos do pai
Família
Filho de Ana Hickmann opina sobre casamento da mãe com Edu Guedes e resposta surpreende