Racismo

Mãe denuncia professora por amarrar cabelo black power do filho à força: "Doeu"

Menino sofre racismo dentro da escola - Reprodução/TV Integração
Reprodução/TV Integração

Publicado em 22/11/2023, às 15h47 por João Vitor Marliére, Estagiário | Filho de Greice e Marcelo


Rayelle Keller, mãe de um dos alunos da Escola Municipal Doutor Adhemar Rezende de Andrade, em Juiz de Fora, Minas Gerais, afirmou que seu filho sofreu um ato de injúria racial  da professora, que teria prendido o cabelo ‘Black Power’ da criança de 8 anos. 

A mãe afirmou que além do ato de prender o cabelo, a professora teria ofendido seu filhoainda dentro da sala de aula. "Ele falou que a professora chamou o cabelo dele de feio na sala de aula. Na hora do recreio, falou com ele numa ignorância danada: 'Senta aí agora!'. Pegou uma buchinha dela, nem é dele, ele não tem buchinha, e prendeu com força. Ele falou que até doeu", disse ela ao G1. 

Diante dessa situação, o garoto chegou a dizer para a mãe que se sentiu nervoso por ter tido o cabelo preso. “Fiquei triste, fiquei nervoso. Quer prender meu cabelo e eu não gosto”, falou.

Escola de ensino fundamental
O caso aconteceu na Escola Municipal Doutor Adhemar Rezende de Andrade (Foto: Reprodução/TV Integração)

A professora do ensino fundamental teria dito ainda, que "não aguentava olhar" para o cabelo do menino.

Segundo informações divulgadas pelo G1, a Secretaria de Educação da cidade disse estar investigando o caso, que foi registrado pela família na Polícia Militar. Além disso, também afirmou que repudia qualquer tipo de ação que remeta a discriminação ou racismo. 

Saiba como identificar o racismo velado no dia a dia 

O racismo pode chegar de diferentes maneiras e com diferentes intensidades. Ele pode vir por meio de elogios, observações e críticas. E o cabelo crespo, que é uma marca para a identidade e cultura negra, é um grande alvo desses comentários racistas. 

“Na nossa sociedade só é possível identificar esse racismo quando começamos a estudar, a desconstruir os padrões racistas. Do contrário, não é possível identificar, porque fomos ensinados e treinados a naturalizar o racismo”, explica Paula Batista, jornalista e madrasta de Iara Flor e Sofia Lua.

Criança no Berço
Cabelo Crespo não é motivo de vergonha, mas sim de orgulho (Foto: Reprodução/Freepik)

Algumas vezes, esse preconceito vem de forma velada – ou seja, ofensas feitas aos negros de maneiras indiretas. E foi isso o que aconteceu em uma publicação feita no perfil da Pais&Filhos no Instagram, em que uma foto de uma criança negra de black power, foi alvo de comentários racistas. 

Por isso resolvemos fazer esta reportagem. E reforçamos: a bandeira antirracista que a Pais&Filhos vem levantando não é algo pontual – estamos comprometidos com essa causa.

Dentre os comentários feitos na publicação, a maioria demonstrava racismo de forma velada ao criticar o cabelo crespo do menino, o que, para Humberto Baltar, pai de Apolo, educador infantil e criador do Instagram @paispretos, é um belo exemplo de como esses dois assuntos se entrelaçam.

“Especialmente na questão da representatividade. Durante muitos anos, foram poucos os personagens infantis pretos com cabelo grande e crespo. Alguns desenhos tinham personagens pretos, mas com o cabelo liso, ondulado ou que usavam turbantes. Qual é a dificuldade em ter personagens pretos com cabelo crespo, black power, afro puff ou trançado?”, ele levanta a questão.


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Sabrina Sato compartilha momentos da viagem para Paris com Zoe, Nicolas Prattes e família do ator - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Sabrina Sato se declara para Nicolas Prattes após Duda Nagle anunciar separação

Ticiane Pinheiro e família - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli

Fernanda Paes Leme - (Foto: Reprodução/Instagram)

Bebês

Nasceu! Fernanda Paes Leme dá à luz primeira filha com Victor Sampaio

Gêmeas siamesas falam sobre relacionamento - (Foto: reprodução/TikTok)

Família

Gêmeas siamesas falam sobre relações íntimas após uma assumir namoro

Isis Valverde - (Foto: Reprodução/Instagram)

Gravidez

Isis Valverde posta foto grávida ao lado de amiga e faz declaração: "Alegria transborda"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Viih Tube comenta que não fará festão para segundo filho - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Viih Tube fala sobre trauma após confusão na festa de filha: "Seu irmão vai ser só um bolinho"