Família

Irmãos pulam do 2º andar de prédio: quais os riscos de uma queda de 3 metros ao corpo da criança?

A queda foi de três metros de altura e o irmão mais novo precisa de uma cirurgia no pé - Reprodução/EPTV
Reprodução/EPTV

Publicado em 21/07/2023, às 10h19 - Atualizado às 11h29 por Sophia Dolores, filha de Lucineia e Nilo Júnior


Na última quinta-feira, 20 de julho, dois irmãos de 6 e 9 anos de idade pularam do segundo andar em um prédio no bairro de Recreio das Acácias, na zona sul de Ribeirão Preto, em São Paulo, após a chegada do Conselho Tutelarque foi acionado pelos vizinhos.

Crianças pularam de segundo andar com a chegada de Conselho Tutelar
A queda foi de três metros de altura e o irmão mais novo precisa de uma cirurgia no pé (Foto: Reprodução/EPTV)

Geslaine Thomaz Castilho, mãedos garotos, saiu para trabalhar e deixou os filhos sozinhos porque não tinha com quem os deixar. A denúncia foi feita por maus-tratos, violência doméstica e cárcere privado. Segundo a conselheira tutelar Marlene Colombo, as crianças estavam trancadas dentro do apartamento.

Marlene ainda relatou que não percebeu que os irmãos tinham a intenção de pular, enquanto falava com eles. “Eu acredito que as crianças se assustaram porque temos a informação de que a própria mãe já as amedrontava dizendo que ia entregá-las para o conselho. Acho que foi aí que, de alguma forma, eles acharam que iam ser levados pelo conselho”, disse Marlene, entrevista à IPTV.

Crianças pulam de segundo andar com chegada de Conselho Tutelar
Os irmãos antes conversaram com o Conselho Tutelar e a conselheira informou que não percebeu a intenção dos dois de pular (Foto: Reprodução/EPTV)

A responsável do Conselho Tutelar também afirmou que eles têm marcas de violência pelo corpo e, por isso, passaram por um exame de corpo de delito. “A conselheira observou que a casa tinha higiene precária e que havia pouca alimentação”, informou a delegada Patrícia de Mariane Buldo, da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).

O pai das crianças mora em Santa Catarina e ele e Gislaine são divorciados. O Conselho Tutelar deve acioná-lo para acolher os meninos que, enquanto isso, ficarão sob a guarda de uma tia provisoriamente.

Irmãos pulam de segundo andar com a chegada de Conselho Tutelar
A mãe alegou que precisa trabalhar e que já contatou o próprio Conselho Tutelar para pedir que as crianças fossem para escola integral, mas não teve retorno (Foto: Reprodução/Google)

Quais os riscos de uma queda às crianças?

De acordo com a Sociedade de Pediatria de São Paulo, as quedas representam a principal causa de atendimentos em serviços de emergência e de internações em crianças de zero a nove anos de idade. Uma pesquisa recente do Ministério da Saúde mostrou que 50% dos atendimentos em crianças nessa faixa etária foram devidos a esta causa, e os dados ainda mostram que o perigo nem sempre está nas ruas, mas a maioria das quedas ocorre na casa onde as crianças vivem.

Felizmente, a maior parte desses tombos têm consequências pequenas, como um corte, um joelho ralado ou um “galo” na cabeça (Foto: Freepik)

A Dra. Maria Amparo Martinez, coordenadora da Pediatria do Hospital Nove de Julho, explicou o que os pais devem fazer neste momento de desespero. “Deve-se buscar o atendimento médico imediatamente nas seguintes situações: quedas de bebês com menos de três meses; crianças com menos de dois anos em altura maior de um metro; crianças com mais de dois anos que tenham sofrido quedas de mais de um metro e meio; crianças que tenham sofrido acidentes de carro, quedas de escadas, quedas de mais de três metros ou em situações que apresentarem os sinais de alerta anteriormente citados.”

Antes de tudo, é importante entender por que acidentes de queda são mais fáceis de acontecer com as crianças. A criança, sobretudo a com menos de dois anos, sofre ainda mais riscos de ser afetada por quedas mais sérias — por ainda ter uma estatura pequena, quando ocorre a queda, ela tem risco de sofrer um trauma.

É importante que familiares, responsáveis e cuidadores de crianças se informem e busquem formas de evitar esse tipo de acidente (Foto: Freepik)

A Dra. Maria ainda reforçou que alguns sintomas podem ser identificados após o trauma da queda. “A presença de qualquer um deles é indicativa de procurar avaliação médica”. Saiba quais são os sinais:​

  • Vômitos;
  • Imobilidade em alguma parte do corpo;
  • Perda ou diminuição do nível de consciência;
  • Dificuldade para andar;
  • Irritabilidade;
  • Perda do equilíbrio;
  • Sangramento no nariz e ouvidos;
  • Olhos roxos;
  • Mudanças na respiração (ou muito lenta ou muito rápida);
  • Alteração visual.

Leia também

Luana Piovani - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

Wanessa Camargo - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Wanessa Camargo muda de opinião sobre Davi e surpreende seguidores: "Nunca duvide"

Gêmeas siamesas falam sobre relacionamento - (Foto: reprodução/TikTok)

Família

Gêmeas siamesas falam sobre relações íntimas após uma assumir namoro

Fernanda, do BBB 24, já foi presa no Rio de Janeiro - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Prisão de Fernanda do BBB vem à tona depois de fala polêmica sobre os filhos

Nome do 3º filho de Neymar - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Nome de suposto 3º filho de Neymar é revelado: "Agora sim um bonito"

Anna Jatobá retira sobrenome do ex-marido depois do fim do relacionamento - (Foto: Divulgação)

Família

Anna Jatobá e filhos excluem sobrenome de Alexandre Nardoni após separação

Fernando Sastre, dono de porsche que matou motorista - (Foto: Reprodução)

Família

Dono de Porsche sugere dar 1 salário mínimo todo mês para família de vítima

Casal e bebê - (Foto: Reprodução/Freepik)

Bebês

Casal coloca bebê de 3 meses para adoção por estar "ocupados demais com o trabalho"