Família

Ibuprofeno: Ministério da Saúde diz que remédio não deve ser usado para sintomas de coronavírus

Como a medicação ainda não foi confirmada se realmente faz mal ao organismo, o Ministério recomenda a substituição - Getty Images
Getty Images

Publicado em 19/03/2020, às 09h38 - Atualizado em 20/03/2020, às 12h28 por Cinthia Jardim, filha de Luzinete e Marco


Como a medicação ainda não foi confirmada se realmente faz mal ao organismo, o Ministério recomenda a substituição (Foto: Getty Images)

Uma nova medida, divulgada pelo Ministério da Saúde na última terça-feira, 17 de março, recomenda que as pessoas não façam uso de ibuprofeno e outros anti-inflamatórios não esteroidais em quem apresentar os sintomasno novo coronavírus.

O ministério indica apenas o uso de medicações analgésicas como paracetamol e dipirona, por exemplo. Mas, para quem faz uso de remédios que possuem ibuprofeno, não devem retirar sem antes conversar com um médico. Os anti-inflamatórios são comuns para tratar dor, febre, inflamações e cólicas menstruais.

Na quarta-feira, 18 de março, em uma nota oficial divulgada pelo secretário-executivo, João Gabbardo, foi afirmado que: “Diante das incertezas e da lacuna de evidências comprovada sobre o tópico, recomenda-se o não uso de Ibuprofenoe outros AINES [anti-inflamatórios não esteroidais, sendo preferível as medicações analgésicas, tais como paracetamol e dipirona”.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, foi publicado nas redes sociais na manhã desta quinta-feira, 19 de março que “por precaução, recomenda-se a substituição do ibuprofeno por outros analgésicos. Recomenda-se ainda que: “é fundamental que a substituição de medicamentos seja feita com recomendação de um profissional de saúde”.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, ela explica que: “está ciente das preocupações sobre o uso de anti-inflamatórios não esteroidais (isto é, ibuprofeno) para o tratamento da febre em pessoas com Covid-19″, mas “após uma rápida revisão da literatura [pesquisas científicas], a OMS não está ciente dos dados clínicos ou de base populacional publicados sobre esse tópico”.

Comunicado do Ministério (Foto: Divulgação)

A OMS explica ainda que as conclusões foram tiradas a partir de ouvir médicos que trataram pacientes com covid-19. “Não temos conhecimento de relatos de efeitos negativos do ibuprofeno, além dos efeitos colaterais conhecidos usuais que limitam seu uso em determinadas populações”. Mas, como forma de precaução pela incerteza dos efeitos do medicamento, o Ministério da Saúde recomenda o não uso até que se tenham mais informações.

Em entrevista à TV Globo, a Sociedade Brasileira de Cardiologia também reforça para que as pessoas não deixem de usar o ibuprofeno caso já estejam tomando, pois o composto é muito comum em medicamentos de hipertensão. “Consulte o seu médico”, indica.

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!


Mais lidas

(Foto: Reprodução/Instagram)

Notícias

Luciana Gimenez fala sobre gravidez de terceiro filho aos 54 anos: "Sonhos e desejos"

(Foto: Freepik)

Notícias

Terra irá passar por grande tempestade solar neste final de semana

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

(Foto: Reprodução/Instagram)

Notícias 📣

Filhos gêmeos de Rodrigo Hilbert e Fernanda Lima provam que a beleza é de família

(Foto: Freepik)

Notícias

Frente fria e chuvas no mês de outubro já tem data para chegar

Giselle Prattes também é atriz - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

'Sogra' de Sabrina Sato, mãe de Nicolas Prattes foi paquita e engravidou aos 18 anos

Adriano Ricco e Eliana - (Foto: Reprodução/Instagram)

Notícias

Eliana conta que ela e o marido dormem em quartos separados; saiba o motivo

(Foto: Reprodução/Instagram)

Notícias

Viih Tube e Eliezer contam que adotaram doze crianças para realizar sonhos: "Nunca são demais"

Compartilhe:

FacebookTwitterWhatsApp