Família

Gramado: planeje um roteiro para sua família viajar em qualquer época do ano

Gramado dicas passeio para planejar as férias em família na serra gaúcha - arquivo pessoal
arquivo pessoal

Publicado em 27/03/2023, às 14h03 por Fabiana Lopes, Assistente de projetos | Filha de Clodoaldo e Heloisa


Luvas, casacos, botas, biquínis, maiôs, chinelos, protetor solar… fazer as malas com todos esses itens parece até contraditório, como se você tivesse embarcando para um destino surpresa. Mas estamos indo rumo à Gramado, no Rio Grande do Sul. Sim, sabemos que esse é um destino gelado, ainda mais nos meses de julho e agosto, quando a cidade é bastante procurada para as férias de inverno, e que um maiô de banho não faria, a princípio, nenhum sentido, mas não é apenas com vinho, lareira e um jantar a dois que você poderá curtir esse lugar.

A serra gaúcha é hoje um destino muito escolhido por famílias que querem aproveitar junto com os filhos uma viagem em território nacional. Eu já vou te contar onde é que as roupas de banho entram nesse roteiro, mas antes preciso contar alguns detalhes para que você saiba por onde começar a planejar alguns dias de descanso e muita diversão com a sua família.

Gramado dicas passeio para planejar as férias em família na serra gaúcha
Gramado dicas passeio para planejar as férias em família na serra gaúcha (Foto: arquivo pessoal)

Como chegar

Gramado fica a cerca de 120 km de Porto Alegre e, indo de carro, o percurso leva por volta de 2 horas. Esse caminho provavelmente será necessário caso sua família escolha ir de avião, já que o aeroporto da capital é um dos mais próximos e de mais fácil acesso para quem vem de muitas regiões do país. Como o turismo na região é grande, existem muitas empresas especializadas em fazer esse trajeto, com carros exclusivos ou até mesmo vans com mais passageiros.

Onde se hospedar

Depois de comprar as passagens você vai precisar pensar na hospedagem onde sua família vai ficar. Pense em como sua família se entende e se acomoda melhor: existem muitas opções na cidade, que vão desde hotéis e até mesmo aluguel de casas por aplicativo. Os hotéis são sempre uma boa pedida para quem planeja realmente descansar de tudo. Mas mais do que isso, eles oferecem estruturas incríveis de lazer para adultos e crianças curtirem tudo numa boa. É o caso do Alpestre (@hotelalpestre) , que convidou a Pais&Filhos para curtir alguns dias por lá.

O Hotel, que fica localizado bem próximo ao portal da cidade (onde os turistas adoram passar para tirar uma foto de recordação), oferece diversos tipos de entretenimento, como por exemplo as duas piscinas térmicas (lembra que eu falei da roupa de banho?) recentemente inauguradas: uma infantil, totalmente coberta, e outra adulto, essa com áreas internas e externas, integrada com o jardim do hotel e com vista para as piscinas do jardim.

Piscinas do Hotel Alpestre em Gramado
Piscinas do Hotel Alpestre em Gramado (Fotos: acervo pessoal)

Para quem prefere atividades fora d’água, o hotel também conta com uma quadra de beach tênis e, para as crianças, a Brinquedoteca do Alceu e da Lola (os mascotes do hotel) é a maior alegria, com monitores de plantão que vão garantir que a diversão seja completa.

Por falar nos personagens não dá pra deixar de mencionar a parte mais divertida de todas: o quarto do Alceu e da Lola, onde sua família poderá ficar hospedada e curtir esse momento lúdico, que com certeza ficará marcado na memória dos seus filhos. É como se vocês realmente estivessem dormindo no quarto dos irmãos renas, que até acabaram esquecendo algumas coisas por lá.

Detalhes do quarto do Alceu e da Lola no Hotel Alpestre
Detalhes do quarto do Alceu e da Lola no Hotel Alpestre (Fotos: acervo pessoal)

Outra coisa legal, é a Copa Baby, que fica aberta 24h. Só quem tem bebê sabe que esses cantinhos fazem a diferença, quando, por exemplo, você chega de um passeio e precisa preparar uma mamadeira ou dar uma fruta para seu filho comer num ambiente mais apropriado, enquanto os outros membros da família aproveitam o jardim, por exemplo.

Quanto às acomodações, tudo vai depender das preferências e do tamanho de sua família: tem opções com vista para o jardim do alto ou até mesmo a porta que sai direto por ele e até opções com banheira de hidromassagem dentro do quarto. Vale dar uma olhada na tabela de valores, fotos e informações no site (www.hotelalpestre.com.br) para entender qual melhor se adequa às suas necessidades.

Já na parte de alimentação, o hotel ainda conta com um restaurante incrível, o Le Pin, que tem um cardápio delicioso, indo desde pratos mais sofisticados, passando por pizza, até um menu especial infantil, que vale inclusive para crianças menores, com opções desde papinhas e caldinhos até cheeseburguer, massas e muitos outros pratos, além da extensa carta de vinhos.

Em que época é melhor ir e quanto tempo ficar

O período de inverno é o mais procurado por conta do frio e desse clima gostoso de tomar um vinho em volta da lareira, mas em outras épocas também será possível aproveitar muito bem a região. Em dezembro, por exemplo, a cidade está toda em clima de Natal, com decorações e atividades todas voltadas para essa época mais do que especial do ano. Além disso, os passeios podem ser muito bem aproveitados o ano inteiro, faça chuva ou faça sol, frio ou calor, a diversão está garantida. Atividade é o que não falta, mas a maioria delas têm um custo que é interessante você colocar na ponta do lápis. Eu fiquei quatro dias por lá, e fiz uma lista com algumas dicas de passeios, mas se preferir ficar mais tempo, também terão outras opções para sua família curtir. 

Passeios

Apesar de ser uma cidade pequena, com cerca de 36 mil habitantes, Gramado e região contam com uma lista imensa de atividades e passeios para toda a família aproveitar. Veja ideias de lugares pra ir com a família:

Pé da Cascata do Caracol (@pedacascataexplorer)

Para quem gosta de natureza, esse será um passeio bem gostoso pelo Vale da Lageana. São cerca de 500 m de trilha para ir até a cachoeira, e mais 500 m para voltar. É uma trilha leve, que tem até corrimão nas subidas ou descidas, e mesmo as crianças conseguem fazer. São cerca de 2h30 de passeio para quem escolhe a modalidade bate e volta e a vista da cachoeira é bem bonita. Lá tem um balanço que dá um charme a mais nas fotos e é indicado para maiores de 7 anos. Todo o passeio é acompanhado por um guia que conta curiosidades e histórias do local. O passeio é feito pela Brocker Turismo e no site (www.brockerturismo.com.br) é possível encontrar mais detalhes e informações como preços e ponto de partida.

Passeio no Pé da Cascata do Caracol
Passeio no Pé da Cascata do Caracol (Fotos: acervo pessoal)

Acquamotion (@acquamotion)

Lembra da roupa de banho? É hora de tirá-la da mala mais uma vez para curtir esse passeio molhado! Um parque aquático coberto e com água termal, naturalmente aquecida, nas setes piscinas! Tem piscina com atrações para crianças de 1 a 5 anos, outras para crianças de 6 a 12 anos. Tem toboágua, piscina de ondas, piscina para relaxar e piscina externa com borda infinita e  uma vista incrível para a serra. Mas cuidado, a qualquer momento seu filho poderá esbarrar com um dos Guardiões do parque e garantir ainda mais diversão. Os ingressos podem ser comprados com antecedência direto no site www.acquamotion.com.br.

O Acquamotion tem piscinas internas e externas para todos os gostos e idades
O Acquamotion tem piscinas internas e externas para todos os gostos e idades (Fotos: acervo pessoal)

Snowland (@snowlandgramado)

Aqui a diversão é diretamente na neve! Com neve de verdade, o parque funciona durante o ano todo com atrações para a família. Tem patinação no gelo, descida de bóia infantil e adulto, shows de patinação artística, teatro e dá até para fazer aula de esqui e de snowboard. Para complementar a experiência, não deixe de tomar um chocolate quente enquanto curte a nave cair na Vila da Neve. Informações, preços e todos os detalhes, estão no site www.snowland.com.br.

Snowland: o parque com neve de verdade em Gramado
Snowland: o parque com neve de verdade em Gramado (Fotos: acervo pessoal / divulgação)

Parque Vila da Mônica (@viladamonicagramado)

A turminha mais amada do Brasil tem um espaço inteiro dedicado só pra eles: um parque com mais de 20 atrações com a temática da Turma da Mônica. São casinhas, cada uma de um personagem diferente, com atividades para seu filho brincar e se divertir muito. Na casa da Magali, por exemplo, seu filho poderá comemorar o aniversário dela e ainda preparar um biscoito para comer depois. Também tem o tour pela casa o Louco, que vai render boas risadas para a família toda. Muitas outras atrações vão conquistar seu filho e você vai adorar relembrar a infância ao cruzar com os personagens pela vila. O site com mais detalhes e informações é www.viladamonica.com.br.

Vila da Mônica: não vai faltar atividade para seu filho se divertir
Vila da Mônica: não vai faltar atividade para seu filho se divertir (Fotos: acervo pessoal)

Fábrica de chocolates Prawer (@prawerchocolates)

Tem como resistir a um bom chocolate, ainda mais em dias frios? Esse passeio é, literalmente, uma delícia! Sua família poderá ver de perto todo o processo de produção da primeira fábrica artesanal de chocolates do Brasil e, de quebra, ainda participar da degustação guiada de alguns dos tipos de chocolate que eles fazem por lá. Ainda dá pra aproveitar e garantir os presentes para levar pra casa. A visita à loja não tem custo nenhum, claro. Mas se quiser fazer a experiência do tour e degustação, veja o custo e horários no site www.prawer.com.br.

Chocolateria Prawer, a primeira artesanal do Brasil
Chocolateria Prawer, a primeira artesanal do Brasil (Foto: acervo pessoal)

Centro de Gramado, Lago Negro e Catedral de Pedra

Não deixe de tirar um dia da sua viagem para passear pelo centro da cidade de Gramado, que está cheio de comércios com  itens locais, como chocolates, vinhos, lembrancinhas e muito mais. É lá também que fica a famosa Rua Coberta, com bares e restaurantes, o cinema, onde acontece o famoso Festival de Cinema de Gramado e a Rua Torta, que vai render fotos divertidas para o álbum da família. Nesse dia, você poderá aproveitar também para conhecer o Lago Negro, um passeio ao ar livre, caminhando em volta do lago ou um passeio de pedalinho.  Você pode também ir até Canela conhecer o centrinho de lá, inclusive a famosa Catedral de Pedra.

Catedral de Pedra e Lago Negro, pontos turísticos em Canela e Gramado
Catedral de Pedra e Lago Negro, pontos turísticos em Canela e Gramado (Fotos: acervo pessoal)

Bustour (@bustour.com.br)

Que tal um ônibus que te leve para todos os passeios por um único preço? Essa é a proposta do Bustour, que circula pelas cidades de Gramado e Canela e faz paradas nos principais pontos turísticos. O legal é que ao longo do dia você pode subir e descer quantas vezes quiser, sem precisar pagar de novo. No site www.bustour.com.br existem opções de pacotes para um dia ou mais, com a família toda.

Bustour em Gramado e Canela
Bustour em Gramado e Canela (Foto: Divulgação)

Gastronomia

Não dá pra falar de Gramado sem citar a gastronomia da região. Os pratos são sempre fartos, deliciosos e nos deixam com dificuldade em escolher o melhor do cardápio. Alguns pedidos são clássicos e você não pode ir embora sem provar, como o fondue, o chocolate quente, a sequência de galetos e arrisco a dizer, o apfelstrudel.

Le Pin (@restaurantelepin)

A primeira dica de restaurante é o Le Pin, que fica dentro do hotel Alpestre, mas é aberto ao público em geral. Comi por lá algumas vezes, e absolutamente nada foi ruim. Entre os pratos pratos principais você encontra risotos, massas, pizzas, carnes e até fondue. Lá eles possuem também uma extensa carta de vinhos para você aproveitar com o companheiro um momento mais relax, e também um menu infantil que, como já falamos, tem opções para todos os gostos e idades. Também não dá para sair de lá sem provar uma sobremesa, como o famoso apfelstrudel, que é bastante tradicional na cidade.

Brûlée Bistrô (@bruleebistrogramado)

Com um ambiente muito aconchegante, você poderá aproveitar uma noite de música ao vivo enquanto saboreia seu jantar. A dica é começar pela burrata de entrada e terminar com um delicioso creme brûlée, que dá nome ao lugar e há quem diga que se assemelha muito à tradicional sobremesa encontrada na França.

Cattedrale Galeteria (@cattedralegaleteria)

De frente para a Catedral de Pedra de Canela, sua família poderá provar a famosa sequência de galetos, que vem acompanhada de massas artesanais e molhos clássicos da culinária italiana. Ainda vem entrada, saladas e outros acompanhamentos.  Para quem quer provar um pouco da cultura e culinária local, essa é uma boa dica!

Casa da Velha Bruxa (@casadavelhabruxaoficial)

Uma boa pedida para quem quer fazer uma parada para um lanche no meio da tarde, ou quem quer trocar o jantar por uma comida mais rápida, divertida e gostosa. Seu filho e toda a sua família vai querer comer com os olhos só de olhar as receitas desse lugar, tem sorvete, chocolate (ambos da Prawer), crepes, creme no pão, fondue doce, e até lanches, conhecidos na região como Torrada.

*A jornalista viajou a convite do Hotel Alpestre


Leia também

Modelo apontada como mãe de filha de Neymar rebate notícia pela primeira vez - (Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Modelo que estaria grávida de Neymar quebra silêncio e fala pela primeira vez sobre boatos

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Heloisy Oliveira e Micael Borges - Reprodução: Instagram

Família

Micael Borges elogia a esposa após Lívia Andrade insinuar traição no Domingão com Huck

Ticiane não foi ao aniversário de Vicky - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Ana Paula Siebert explica o motivo de Ticiane Pinheiro não ir ao aniversário de sua filha

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Angélica fala sobre abrir relacionamento com Luciano Huck - Reprodução/ Instagram

Família

Angélica fala sobre abrir relacionamento com Luciano Huck

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Maria Alice diverte Virginia ao ver irmão mexendo na barriga - Foto: Reprodução/Instagram

Família

Virginia cancela festa de Maria Alice após doença: "Já tinha programado tudo"