Família

Gêmeas siamesas recebem alta de CTI um mês após cirurgia de 25 horas para separação

Allana e Mariah passaram por 25 horas de cirurgia para que a separação das duas fosse realizada - Divulgação/Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
Divulgação/Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Publicado em 22/09/2023, às 07h11 - Atualizado às 07h20 por Mayara Neudl, Estagiária | Filha de Lidia e Rogerio


Na quinta-feira, 21 de setembro, as gêmeas Allana e Mariah receberam alta do Centro de Terapia Intensiva do Hospital das Clínicas Criança, na unidade da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. No dia 19 de agosto elas passaram por um procedimento cirúrgico que durou 25 horas para serem separadas, já que eram siamesas unidas pela cabeça.

Após praticamente um mês da operação, as crianças de dois anos e nove meses de idade tiveram uma recuperação progressiva, o que é positivo. Agora, já estão conscientes, brincando, se alimentando, interagindo uma com a outra e com os pais.

Allana e Mariah, gêmeas siamesas separadas por cirurgia, gêmeas que passaram por cirurgia de separação, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, HC Criança
Allana e Mariah passaram por 25 horas de cirurgia para que a separação das duas fosse realizada (Foto: Divulgação/Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto)

Hélio Rubens Machado é o chefe do setor de Neurocirurgia Pediátrica do Hospital das Clínicas Criança e contou que essa alta é um passo importante no quadro das irmãs. “A fase mais complicada do pós-operatório já passou. Os dois momentos mais decisivos são: a última cirurgia – a mais complexa –, em que ocorre a separação completa dos cérebros e a reparação dos crânios e peles das cabeças, e também o pós-operatório, com a observação rigorosa das crianças. Por 32 dias, cada etapa da recuperação delas foi acompanhada meticulosamente”, relatou ao Metrópoles.

Além disso, ele mostrou estar satisfeito com a evolução que as gêmeas apresentaram. “A evolução da Allana e da Mariah está sendo fantástica. A recuperação delas surpreende até a nossa equipe, que está habituada a lidar com problemas deste tipo”, assumiu.

Allana e Mariah, gêmeas siamesas separadas por cirurgia, gêmeas que passaram por cirurgia de separação, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, HC Criança
As gêmeas têm previsão de receberem alta hospitalar e poderem ir para casa nas próximas semanas (Foto: Divulgação/Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto)

Talita Cestari, a mãe de Allana e Mariah, está esperançosa com o progresso. “É uma sensação de gratidão, de etapa vencida e alegria ao ver cada pequena em uma cama. Nós entregamos e confiamos nos médicos, enfermeiros e equipe multidisciplinar as meninas. Agora, estamos vendo elas super bem, reagindo mais e mais a cada dia”’, falou.

Nas próximas semanas, as gêmeas têm perspectiva de receber alta hospitalar e poderem ir para casa. Até lá, elas ficarão sob observação da equipe de profissionais do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.


Leia também

Wanessa Camargo - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Wanessa Camargo muda de opinião sobre Davi e surpreende seguidores: "Nunca duvide"

Gêmeas siamesas falam sobre relacionamento - (Foto: reprodução/TikTok)

Família

Gêmeas siamesas falam sobre relações íntimas após uma assumir namoro

Anna Jatobá retira sobrenome do ex-marido depois do fim do relacionamento - (Foto: Divulgação)

Família

Anna Jatobá e filhos excluem sobrenome de Alexandre Nardoni após separação

Mãe e filha - (Foto: Reprodução/Freepik)

Família

Mãe diz que se arrependeu de adotar filha após conseguir engravidar: "Nunca senti que ela era minha"

Fernando Sastre, dono de porsche que matou motorista - (Foto: Reprodução)

Família

Dono de Porsche sugere dar 1 salário mínimo todo mês para família de vítima

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia se pronuncia sobre atitude polêmica com babá da filha: "Não foi porque não quis"

Mica Rocha anuncia nascimento do terceiro filho, Henrique - Reprodução/Instagram

Família

Nasceu! Mica Rocha anuncia chegada do terceiro filho após complicação no pós-parto: “Eternamente grata”

Casal e bebê - (Foto: Reprodução/Freepik)

Bebês

Casal coloca bebê de 3 meses para adoção por estar "ocupados demais com o trabalho"