Família

Frango: saiba as melhores formas de inserir na alimentação do seu filho

Getty Images

Publicado em 12/11/2020, às 08h41 - Atualizado em 08/04/2021, às 09h52 por Cinthia Jardim


Compartilhe:


Os primeiros anos de vida são essenciais para estimular o paladar infantil, e ainda desenvolver hábitos alimentares mais saudáveis. Durante esta fase, a criança tem o primeiro contato com a comida e os benefícios podem ser levados para uma vida inteira.

No caso da introdução alimentar, que acontece por volta dos seis meses de vida, o frango, por possuir uma série de vitaminas, pode ser uma ótima opção. Para explicar todas as propriedades que ele pode trazer, conversamos com a nutricionista infantil, Flávia Montanari, da Liga da Cozinha Afetiva.

Quais são os benefícios do frango?

Além de ser um alimento bastante acessível, o frango possui uma série de vitaminas importantes para o desenvolvimento infantil, como: as do complexo B, além dos minerais Cálcio, Ferro, Magnésio, Zinco, Selênio, entre outros. No caso da gordura, Flávia explica que ele varia de acordo com o corte comercial como, por exemplo, as carnes de peito de frango.

O frango é tico em vitaminas, minerais e traz uma série de benefícios à saúde (Foto: Getty Images)

Como armazenar após o preparo?

Após o preparo, a nutricionista orienta que ele seja armazenado na geladeira e consumido em no máximo 24 horas. “Os recipientes mais indicados para armazenarmos as comidas preparadas são os de vidro (previamente esterilizados), aço inoxidável ou plástico. Dê preferência aos recipientes com tampa hermeticamente fechadas. Ao optar pelos potes de plástico, verifique se o produto é livre de Bisfenol A ou BPA, que podem causar danos a saúde”, comenta.

Vale lembrar que se houverem sobras do alimento no prato, elas não devem voltar para a geladeira, pois o contato com a saliva pode contaminar a comida. Flávia recomenda ainda que o recipiente esteja sempre bem vedado na geladeira, para que ele não entre em contato com nenhum outro tipo de substância.

Como inserir o frango na introdução alimentar?

“Dependendo do método de introdução alimentar escolhido pelos pais, o frango pode ser inserido na forma moída, desfiada, em pedaços (tiras, cubos, filés), apresentado de forma isolada, ou fazendo parte de alguma receita, como escondidinho de frango com purê de batata doce, por exemplo”.

Quais cuidados preciso ter na hora de comprar o frango?

A nutricionista recomenda que sempre que possível, optar pela versão orgânica e se atentar sobre a procedência. É importante que a consistência seja firme, tenha a superfície brilhante, carne rosada e úmida e cheiro característico. “Tenha atenção, e evite a compra do frango se apresentar características alteradas como: superfície seca e/ou pegajosa, estrutura mole, desfazendo-se facilmente e a pele desprendendo do músculo, além de coloração escura e mau cheiro”.

Em casa, é importante trocar a embalagem original por um saco plástico com fecho hermético, ou ainda em um recipiente com tampa hermeticamente fechada. “Se o frango for comprado refrigerado pode ficar armazenado em geladeira, com temperatura em torno de 4° C, até 3 dias, e se for comprado congelado, seguir orientações do fabricante conforme conservação”.

Quais cuidados preciso ter ao preparar o alimento para o meu filho?

“Deve-se atentar ao momento da compra, para levar para casa um alimento com melhor qualidade nutricional, além da boa procedência, assim como evitar o frango com peles, já que estas partes apresentam um alto teor de gordura, além dos cortes com ossos, evitando engasgos ou ingestão de pedaços de ossos”, explica.

Receitas para introduzir o frango na alimentação do seu filho:

Menores de 1 ano: a dica é preparar um filé de frango em tirinhas com cenoura e couve e acompanhar o prato com arroz e feijão fradinho cozido – sem temperos – para uma refeição completa e nutritiva para o seu filho. A seguir, os ingredientes e modo de preparo:

Ingredientes:

Modo de preparo:

Maiores de 1 ano: aqui, a receita é de crepioca recheada de frango com espinafre. Gostosa, rápida de preparar e nutritiva, ela pode ser oferecida como parte do almoço ou lanche da tarde para o seu filho. A dica da nutricionista é salpicar sementes de gergelim por cima da crepioca, oferecendo mais cálcio, por ser um alimento fonte deste mineral, assim como o espinafre.

Ingredientes – Massa:

Ingredientes – Recheio:

Modo de preparo – Massa:

Modo de preparo – Recheio:


Palavras-chave
Bebê Comportamento Família pfnoinsta Desenvolvimento Criança alimentação infantil Introdução alimentar frango

Leia também

Família

Leonardo chama show de Madonna de "Surub4" e acusa a cantora de sat4nismo

Família

Mãe busca filha gêmea perdida há 5 dias após barco virar no RS: "Só paro com você no meu colo"

Família

Motorista da Porsche é colocado em ala "segura" e com presidiári0s famosos ao ser fichado

Família

37 perguntas divertidas para iniciar uma conversa com seu filho

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Família

Virginia posta foto beijando na boca da filha e gera críticas: "Não tenho como te defender"