Família

Filho realiza sonho de mãe e publica livro escrito por ela há mais de 20 anos

O filho realizou um sonho da mãe e publicou um livro escrito por ela há mais de 20 anos - Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

Publicado em 11/09/2023, às 11h14 - Atualizado às 13h15 por Mayara Neudl, Estagiária | Filha de Lidia e Rogerio


O jornalista e escritor Arisson Tavares, de 34 anos de idade, é filho de Porfiria Oliveira, de 62 anos. Há 20 anos atrás a mãe, que sonhava em ser escritora, escreveu um livro datilografado (digitado em uma máquina de escrever), mas nunca teve a oportunidade de publicá-lo.

No dia 06 de setembro, porém, Porfiria teve uma grata surpresa. Arisson publicou um vídeo em seu perfil no Instagram entregando um presente para a mãe. “Quando eu era criança, minha mãe criou uma história em uma máquina de escrever… Fiz uma surpresa para ela e transformei em um livro”, escreveu o homem.

Para a mãe, ele disse que comprou um livro que é edição de colecionador, então demorou dois anos para chegar, quando a neta traz o livro para a avó, que abre a embalagem e, ao se deparar com o título de sua história, se surpreende: “O quê? Você fez o livro? Filho”, falou rindo Porfiria.

A mãe abraçou o filho em sinal de gratidão, e o comportamento dela demonstrava a felicidade que sentia, em meio à risadas de alegria, passar a mão na capa da edição e ao levá-la junto ao peito. Arisson disse que: “Ela sempre me apoiou na minha carreira e foi uma das primeiras a comprar cada obra que publiquei”, em entrevista ao portal Só Notícia Boa.

Arisson Tavares, Porfiria Oliveira, Oferecer Rosas é Tocar Espinhos, filho realiza sonho e publica livro de mãe, mãe Arisson Tavares, filho Porfiria Oliveira, família Arisson Tavares, família Porfiria Oliveira
Arisson contou que a publicação do livro também contou com a ajuda de sua irmã (Foto: Reprodução/Instagram)

“Foi uma maneira de retribuir todo o apoio que ela me ofereceu em minha jornada”, declarou. O filho continuou contando sobre a entrega: “Unimos a família toda para a entrega. Foi um momento muito emocionante para todos. A ideia de publicar o livro surgiu para celebrar os 60 anos da minha mãe”.

A elaboração foi conjunta: “Peguei emprestado o original e criei a capa. Minha irmã ajudou digitando a obra, feita em uma máquina de escrever. Tudo sem que ela soubesse. Foram 2 anos preparando até o grande dia”. A mãe, também falou sobre a história que escreveu para um concurso do Conselho Federal de Enfermagem.

Arisson Tavares, Porfiria Oliveira, Oferecer Rosas é Tocar Espinhos, filho realiza sonho e publica livro de mãe, mãe Arisson Tavares, filho Porfiria Oliveira, família Arisson Tavares, família Porfiria Oliveira
Porfiria confessou que realiza o sonho de ser escritora através do filho, Arisson, escritor e jornalista (Foto: Reprodução/Instagram)

“Haveria um prêmio em dinheiro e a edição do livro premiado. Eu já havia escrito um livro e sonhava ter um livro editado. Administrar um lar com três filhos e trabalhar na enfermagem é bem desgastante, mas encarei o desafio. Vi quantos dias faltavam para entregar as três cópias, tracei uma meta de quantas páginas teria que escrever por dia”, falou Porfiria.

Ela contou também que os filhos a ajudaram a datilografar (digitar na máquina de escrever): “Mas não ganhei o concurso. O sonho ficou adormecido. Então, meus filhos cresceram, meu filho se tornou escritor. Vi meu sonho realizado nele”, finalizou.

Arisson Tavares, Porfiria Oliveira, Oferecer Rosas é Tocar Espinhos, filho realiza sonho e publica livro de mãe, mãe Arisson Tavares, filho Porfiria Oliveira, família Arisson Tavares, família Porfiria Oliveira
A obra de Porfiria é inspirada nos desafios que viveu trabalhando com enfermagem e cuidando dos filhos (Foto: Reprodução/Instagram)

A história de amor e superação foi inspirada na experiência que ela viveu dividindo a atenção entre a criação dos filhos e o trabalho com enfermagem. A personagem principal, Marguerite, enfrenta desafios profissionais e conflitos familiares, com fé e prazer no cuidado para com os outros.

“Agora, aposentada e avó, recebo esta surpresa que me emocionou em demasia. Muita emoção boa junto, sonhar é bom demais, realizar é melhor ainda”, declarou a autora da obra que leva uma frase que sempre diz: Oferecer Rosas é Tocar Espinhos.


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Copo Stanley - Divulgação

Super desconto

App Day Amazon: os famosos copos térmicos da Stanley com até 55% de desconto

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto do filhos - Reprodução/ Instagram

Família

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto dos filhos em fotos nas redes sociais

Taiza Krueder, do Clara Resort, fala sobre carreira e maternidade - (Foto: Arquivo Pessoal)

Família

Taiza Krueder, CEO do Clara Resort, fala sobre inspiração da família no trabalho: "Criei 3 filhos aqui dentro"

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”