Família

Filha da criadora de Barbie, que serviu de inspiração para boneca, aparece no filme? Entenda

Em uma das cenas do filme, a boneca Barbie aparece conversando com uma senhora que, na verdade, não é a filha da criadora que foi a inspiração para criação - Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter

Publicado em 21/07/2023, às 05h47 - Atualizado em 23/07/2023, às 10h02 por Mayara Neudl, Estagiária | Filha de Lidia e Rogerio


O filme Barbie estreou nos cinemas brasileiros na quinta-feira, 20 de julho. Nele, em uma cena aparece uma senhora de idade conversando com a boneca quando ela vai para o “mundo real”.

Apesar do que muitos portais noticiaram, ela não é Barbara Handler, a filha de Ruth Handler, que serviu de inspiração para que a mãe criasse a boneca. Mas, sim, uma figurinista chamada Ann Roth, que venceu o Oscar de melhor figurino de 1997 por O Paciente Inglês, e em 2021 por A Voz Suprema do Blues.

A diretora do filme Barbie, Greta Gerwig, pontuou que o diálogo entre a boneca e Ann, não faz diferença na história, mas faz diferença na mensagem que a obra deseja passar: “Para mim, é o coração do filme”.

“Eu amo muito essa cena”, disse a diretora para a Rolling Stone, revelando que lhe foi sugerido que a cena fosse deletada, porém se negou: “Se eu deletar essa cena, não sei mais do que se trata esse filme”, contou.

Barbie
A primeira boneca Barbie foi lançada em 1959 em uma feira em Nova Iorque (Foto: Reprodução/Mattel)

Barbie é o diminutivo do nome da filha da criadora, e foi em Barbara que Ruth se inspirou. A mãe via ela brincando com bonecas de papel e criando histórias de mulheres adultas para elas, com vidas e profissões, quando as bonecas que existiam na infância da filha eram todas crianças para serem cuidadas.

Em 9 de março de 1959, na American Internacional Toy Fair (Feira Internacional de Brinquedos Americana), em Nova Iorque, a primeira versão de Barbie foi lançada.

Barbara Handler, filha de Ruth Handler, criadora da Barbie
Barbie é o diminutivo de Barbara, e foi como Handler foi carinhosamente apelidada pelos pais (Foto: Reprodução/Instagram)

Em uma entrevista à BBC em 1997, a própria Ruth contou que os compradores não gostaram da criação. Eles pensavam que as mães não iriam querer comprar bonecas com a aparência da Barbie “com seios, cintura estreita e tornozelos estreitos, essa boneca adulta de aparência sexy”, porém “as mulheres instantaneamente ficaram loucas por aquela boneca. As bonecas assim que pousaram no balcão foram arrebatadas pelas mulheres que as compravam para suas filhas”, disse a criadora.

A herdeira do império Barbie já havia dito em entrevista ao TMZ em abril deste ano, 2023, que sua mãe adoraria o filme e elogiou as atuações de Margot e de Ryan Gosling, como Ken.

Ryan Gosling e Margot Robbit em Barbie
Ryan Gosling interpreta o boneco Ken, par de Barbie (Foto: Divulgação/Warner Bros.)

Confiança das meninas

Com a grande repercussão em volta do live-action de ‘Barbie‘, a Mattel voltou a divulgar o vídeo do projeto ‘The Dream Gap’, que trata-se de um projeto social para ajudar meninas a acreditarem em seu potencial. Com início em 2019, o Dream Gap fez pesquisas que mostraram que meninas a partir de cinco anos acreditam que não têm as mesmas habilidades e potencial do que meninos, foi aí que tudo começou.

Em entrevista à Vogue, Jacinta Whitehead, que é Diretora de Marketing da Mattel Austrália e Nova Zelândia explicou mais sobre a iniciativa. “Se você acha que nada é possível, então você está limitado desde o início [da vida] e estamos vendo isso desde os cinco anos de idade. Estamos trabalhando para promover brincadeiras com propósito, fazendo com que tanto as crianças quanto seus pais entendam a importância dessa brincadeira e também se vejam refletidos em seus bonecos, em sua caixa de brinquedos, para que possam entender o que é possível e que eles fazem parte deste mundo”.

Bonecas Barbie diversidade
O vídeo promove a confiança de meninas em seu potencial (Foto: Divulgação/Mattel)

Com o propósito de fechar a lacuna desafiando os estereótipos de gênero e fazer as mesmas acreditarem mais em si mesmas, o projeto vem realizando algumas medidas há anos para alcançar o objetivo. Ao longo de toda a história da boneca Barbie, ela foi fabricada com diferentes tipos de pele, cabelo e corpos, tudo para mostrar a grande diversidade.

Além disso, a boneca tem mais de 180 carreiras, incluindo astronauta, policial, desenvolvedora de jogos, chef de cozinha, bailarina, piloto de avião e professora, o que incentiva crianças a acreditarem que podem ser tudo o que quiserem, assim como a Barbie. Veja o vídeo e entenda ainda mais sobre o “The Dream Gap Project” abaixo ou clicando aqui:

Veja também: De pecinha em pecinha

Olha só esse novo produto da linha TUDO da Ri Happy que chegou aqui na redação! Da coleção “Monumentos”, qualquer pessoa pode construir todo o sambódromo carioca Marquês de Sapucaí. Perfeito para brincar de arquiteto, engenheiro ou para ter aquela sensação de dever cumprido.


Leia também

Fernanda Paes Leme fala sobre hormônios após expor crise na amizade com Bruno Gagliasso - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Fernanda Paes Leme comenta sobre fim da gravidez em meio a afastamento de Bruno Gagliasso

Sabrina Sato, Nicolas Prattes e Zoe - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Sabrina Sato é criticada por levar Zoe à viagem com Nicolas Prattes: "A cara dela diz tudo"

Gêmeas siamesas falam sobre relacionamento - (Foto: reprodução/TikTok)

Família

Gêmeas siamesas falam sobre relações íntimas após uma assumir namoro

Post de Bruno Gagliasso é interpretado como indireta para Fernanda Paes Leme - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Texto de Bruno Gagliasso depois de Fernanda Paes Leme revelar distanciamento é visto como indireta

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

A bartolinite é uma infecção que ocorre nos cistos de Bartholin, causando uma inflamação na região da vagina - Freepik

Família

Bartolinite: o que é a bola inchada na vagina e como tratar a infecção

Manu Bahtidão desiste de fazer apresentação no aniversário de Lua e se diz envergonhada - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Manu Bahtidão pede desculpas e dá veredito sobre polêmica na festa de Lua

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha