Família

Ficou no vermelho esse ano? Saiba como organizar o orçamento familiar para 2016

Publicado em 16/12/2015, às 15h40 - Atualizado às 15h40 por Adriana Cury


Compartilhe:


O início do ano é uma época em que estamos dispostos a recomeçar e a pensar no que gostaríamos de fazer diferente. E, se você quer começar o ano com o pé direito financeiramente, o ideal é estender estas metas para o planejamento do orçamento da família. Seja para conseguir realizar um sonho, viajar, se livrar das dívidas ou economizar, aqui vão algumas dicas do que você pode fazer para chegar lá.

O primeiro passo é fazer uma análise deste ano que passou. Quais foram as receitas e os gastos do período e itens que poderiam ser cortados da lista. “A primeira coisa é ser muito sincero consigo mesmo.

Leia também

Previdência privada infantil: tudo que você precisa saber

4 passos para ajudar na educação financeira da garotada

Nada de ficar se enganando e dando desculpas para gastos. É interessante fazer um levantamento detalhado dos três últimos meses, detalhando inclusive as exceções do período, para fazer um comparativo”, afirma Patricia Broggi, mãe de Luca e Tiago, jornalista, autora do livro Falando de Grana.

Compare se os valores se mantiveram e coloque as despesas em ordem de importância. Primeiro, as que fazem parte dos custos básicos da família, depois os custos importantes (mas que você poderia viver sem) e, por fim, os gastos supérfluos. A partir daí, é possível fazer o diagnóstico somando as entradas e retirando as saídas.

“Ao receber o décimo terceiro salário do final do ano, geralmente temos uma folguinha que nos permite equilibrar as despesas para começar o próximo ano em situação mais estável. É importante lembrar de, se possível, separar uma quantia para poupar para projetos de longo prazo”, aconselha Patrícia.

Crie uma planilha para registrar tudo e não deixe de considerar datas comemorativas, como dia das mães, pais e crianças. Com isso será possível fazer uma projeção mais real. Para finalizar,  não transformar o orçamento em mais uma das inúmeras promessas que não cumprimos no ano novo. Consulte, atualize e confira sempre para interiorizar esse tipo de comportamento economicamente saudável e avaliar cada gasto.

Dinheiro não nasce em árvore, não

Banco imobiliário na vida real


Palavras-chave
Finanças

Leia também

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Família

Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”

Família

Daiana Garbin posta vídeo engraçado da filha Lua e Tiago Leifert cai na gargalhada

Família

Filha de Anderson Leonardo, do Molejo, faz homenagem: "Não me ensinou a viver sem você"

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha