Família

Esposa do pai de quíntuplos não sabe como contar sobre a morte do marido aos filhos

Pai dos quíntuplos capixabas que estrelaram reality show morre após tratamento contra câncer - Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

Publicado em 22/04/2023, às 10h37 - Atualizado em 24/04/2023, às 07h24 por Redação Pais&Filhos


Depois da morte de Jayme Reisen,paidos quíntuplos capixabas que ficaram famosos na internet e tiveram um reality show mostrando a rotina da família, sua esposa, Mariana Mazeli, ainda não conseguiu contar aos filhos sobre o falecimento.

Jayme morreu nesta quarta-feira, dia 19 de abril, aos 40 anos de idade. O empresário estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em tratamento contra um linfoma, câncer que se origina no sistema linfático e está ligado àimunidade.

Mariana conta que vai buscar apoio psicológico para conseguir dar a notícia para as crianças, que têm três anos. “Eles ainda não sabem. Eu vou procurar ajuda profissional para ver a melhor forma de como eu devo conduzir isso. Porque nesse momento eu não sei o que eu vou fazer, ainda não sei como contar”, desabafou em entrevista ao G1.

Pai dos quíntuplos capixabas que estrelaram reality show morre após tratamento contra câncer (Foto: Reprodução/Instagram)

“Tá bem difícil mesmo, de falar para eles. Mas eles também não podem ficar esperando eternamente ele voltar. Mas eu vou procurar uma forma bem especial, com ajuda profissional, pra fazer desse momento o menos doloroso possível pra eles e que não fique traumático na vidinha deles”, contou a influenciadora. Jayme também deixou umfilhoadolescente de um relacionamento anterior.

Segundo Mariana, Jayme “lutou como um verdadeiro guerreiro, uma fortaleza como sempre foi”. “Desde a descoberta foi cercado de muitoooo amor, teve acesso aos melhores tratamentos e médicos dessa país, fizemos tudo que poderíamos fazer, o que me conforta nesse momento”, disse ela quando anunciou a morte do marido.

Post feito pela esposa nas redes sociais
Post feito pela esposa nas redes sociais (Foto: Reprodução/Instagram)

“Nossa história foi uma linda história de amor e levarei pra sempre em meu coração, na certeza que um dia iremos nos encontrar novamente. Obrigada pelos nossos filhos, são eles que irão ser o meu combustível para seguir em frente, com muita fé em Deus e esperança em dias melhores. Você viverá pra sempre eternizado dentro de mim, um amor eternizado que jamais será esquecido. Descanse em paz meu Amor “, concluiu Mariana.

Como falar com uma criança sobre o luto

Educar uma criança está longe de ser uma tarefa fácil. Existem situações, no entanto, que são ainda mais difíceis de falar com os filhos. A morte de uma pessoa querida é uma delas. Nós sabemos que é complicado e triste, mas as crianças precisam saber a verdade e aprenderem a lidar com a perda e com o luto.

Nossa colunista, Cris Guerra, blogueira, publicitária e escritora, passou por isso com o filho Francisco e escolheu o papo reto como saída. Grávida de sete meses, ela perdeu o marido e pai do filho dela. Quando Francisco completou 3 anos, a morte do pai começou a ser um assunto em casa.

Cris não esperava que fosse tão cedo, mas acredita que a pergunta “mãe, cadê meu pai?” veio porque o filho via na escola o pai dos amigos e estranhou a falta de mais alguém em casa. Depois do questionamento, a publicitária contou para o filho sobre o pai e como tudo tinha sido. Antes disso, Cris, que já escrevia o blog de moda “Hoje vou assim”, criou o blog “Cartas para Francisco”. Nele, ela descreve para o filho como era o pai dele.

ursinho caramelo abraça ursinho marrom
O luto é uma etapa da vida e é importante contar a verdade para as crianças (Foto: Shutterstock)

Falar a verdade, acima de tudo, como Cris fez, é a primeira recomendação da psicóloga Betty Monteiro, mãe de Gabriela, Samuel, Tarsila e Francisco. Dizer que foi para o céu não é a melhor forma de abordar o assunto, porque as crianças não costumam entender essa expressão. Você pode tentar explicar a situação de uma forma que a criança entenda melhor, como dizer que a pessoa que faleceu vai ficar dormindo para sempre.

Também é importante procurar responder tudo o que a criança questiona, para que ela possa entender aos poucos a perda. “A criança vai fazer perguntas e a gente tem que explicar”, alerta a psicóloga. Outra preocupação dos pais nesse momento delicado é demonstrar tristeza. Não precisa ter medo disso, de acordo com Betty. “Não é necessário esconder sentimentoe tristeza. Se der vontade de chorar, chora. Fala que vai sentir saudade. Isso é muito importante para os pequenos”, explica.

Veja também: ASMR com som de nostalgia

Ligue o som! O barulho do Gira Gira, mais um lançamento da linha TUDO de Ri Happy, é música para os nossos ouvidos, além de trazer boas lembranças


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Amanda Kimberlly confirma gravidez, mas não foi confirmada a paternidade de Neymar - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Suposta mãe de filha de Neymar foi vista com jogador em Barcelona na balada

Modelo que estaria grávida de Neymar aumenta rumores com escolha dos padrinhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Modelo que estaria grávida de Neymar convida irmã e amigo do jogador para padrinhos

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar