Família

Escolas estaduais de SP vão abrir para dar merenda aos alunos: veja quando e como irá funcionar

Getty Images
Getty Images

Publicado em 27/01/2021, às 10h12 - Atualizado às 16h47 por Cinthia Jardim, filha de Luzinete e Marco


Nesta quarta-feira, 27 de janeiro, o governo do estado de São Paulo realizou uma nova coletiva de imprensa para anunciar números sobre o controle da pandemia em São Paulo, além de como irá funcionar o programa de merendas nas escolas públicas estaduais, e o processo de obras do novo parque do Rio Pinheiros.

(Foto: Getty Images)

Durante a coletiva, Rossieli Soares, secretario de Educação de São Paulo, informou que as instituições de ensino estarão abertas para oferecer a merenda aos alunos a partir do dia 1º de fevereiro nas escolas públicas estaduais. O sistema será realizado a partir do revezamento, para que não hajam aglomerações. Os estudantes poderão se dirigir às suas respectivas escolas para ter acesso ao alimento.

A partir de um sistema de horários marcados, o sistema funcionará a partir de um agendamento e controle de frequência. A demanda da família será organizada pelo sistema SED, pelos responsáveis, ou pelos alunos maiores de 18 anos. Se o estudante não tiver acesso a internet, ele poderá entrar em contato pelo telefone e ir presencialmente na escola para fazer os agendamentos. “Nós não podemos deixar ninguém para traz”, reforça Rossieli”. Serão investidos mais de R$ 1,1 bilhão na merendade São Paulo, sendo R$ 900 milhões do Governo de São Paulo e o restante do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

“Estamos olhando para atender muito mais crianças. É importante garantir que essa alimentação vá diretamente para o aluno que frequente a escola, porque isso é uma prioridade para as famíliasque mais estão precisando”, comenta o secretário. Mesmo que o aluno não tenha atividades pedagógicas, o aluno poderá ir para a instituição e realizar a alimentação desde que o agendamento seja realizado.

Todos os 3,3 milhões de alunos poderão se alimentar nas escolas estaduais nos dias que tiverem aulas presenciais. No caso dos 770 mil estudantes mais vulneráveis, a merenda poderá ser servida diariamente. “Neste retorno de fevereiro, temos um limite de capacidade diária de até 35% de estudantes. Mas aos alunos que mais precisam, que são aproximadamente 770 mil em situação de maior vulnerabilidade, estaremos servindo merenda diariamente”, disse Rossieli Soares.

Parque Novo Rio Pinheiros

(Foto: Reprodução / vídeo / YouTube)

O governador do estado de São Paulo, João Doria, explicou ainda sobre o projeto da construção do parque, que terá início no próximo mês e terá duração de doze meses. O parque será linear na margem oeste do Canal Pinheiros. Ainda segundo informações da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, a parceria abrange o trecho entre a sede do Pomar Urbano e a Ponte Cidade Jardim, com cerca de 8 km de extensão. “Terá pista para caminhadas, ciclovia e convívio de amigos e família”, disse o governador. “O projeto será referência ao lazer e ao esporte. O novo Rio Pinheiros esta sendo tratado, limpo e despoluído”.

Casos de coronavírus

Eduardo Ribeiro, Secretário executivo do SES, informou que até o momento, o estado de São Paulo tem 1.731.294 casos confirmados, 52.170 óbitos e 70,9% de ocupação dos leitos de UTI.


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Ticiane Pinheiro e família - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli

Fernanda Paes Leme - (Foto: Reprodução/Instagram)

Bebês

Nasceu! Fernanda Paes Leme dá à luz primeira filha com Victor Sampaio

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Isis Valverde - (Foto: Reprodução/Instagram)

Gravidez

Isis Valverde posta foto grávida ao lado de amiga e faz declaração: "Alegria transborda"