Família

Empresas do bem: conheça algumas iniciativas que incentivam a amamentação

Mariana Cicatelli, gerente de desenvolvimento de produto da L’Oréal Brasil, e sua filha Elisa - Mariana Cicatelli, gerente de desenvolvimento de produto da L’Oréal Brasil, e sua filha Elisa
Mariana Cicatelli, gerente de desenvolvimento de produto da L’Oréal Brasil, e sua filha Elisa

Publicado em 04/08/2015, às 14h37 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h31 por Adriana Cury, Diretora Geral | Mãe de Alice


Mariana Cicatelli, gerente de desenvolvimento de produto da L’Oréal Brasil, e sua filha Elisa
Mariana Cicatelli, gerente de desenvolvimento de produto da L’Oréal Brasil, e sua filha Elisa

Voltar a trabalhar depois da licença maternidade é uma das grandes preocupações das mulheres. Por isso, a gente respira mais aliviada quando percebe que a empresa onde trabalhamos incentiva que as mulheres continuem amamentando depois que voltam para a rotina de trabalho.

Não custa lembrar: a Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde recomendam que a criança seja alimentada exclusivamente com leite até os seis meses de idade e continue mamando até pelo menos os dois anos. Mas como fazer isso depois da licença? Na L’Oréal Brasil, por exemplo, mais da metade dos funcionários, sendo que 75% delas tem idade entre 25 e 40 anos, período em que muitas mulheres são mães. O programa Share&Care foi lançado em 2013 para garantir que dentro da empresa os funcionários mantenham a qualidade de vida em todos os países onde a marca está presente.

Leia também:

5 meneiras de acalmar o bebê ao amamentar em lugares públicos

7 coisas que você não sabia sobre amamentação

5 desafios da amamentação na volta ao trabalho

A amamentação é um dos focos desse programa e as mães têm acesso á licença maternidade estendida, sala de amamentação, auxílio creche e até a possibilidade de as mães trabalharem em casa em alguns casos. Também foi lançado o projeto Mães à Bordo, que dá um kit de boas-vindas para as futuras mães, com material de apoio, palestras, ajuda no planejamento da licença maternidade e da volta da mãe ao trabalho. Ou seja, a mulher tem todo suporte para continuar sendo mãe mesmo depois que tem voltar a dar atenção ao trabalho. “A amamentação é importante porque reforça o vínculo entre a mãe e o filho. O bebê está colado no corpo, você está dando um aconchego a ele”, diz Mariana Cicatelli, gerente de desenvolvimento de produto da L’Óreal Brasil, mãe de Elisa, que tem sete meses e meio e ainda mama.

Sala de amamentação da L'Óreal Brasil
Sala de amamentação da L’Óreal Brasil

“Quando a L’Oréal inaugurou a sala de amamentação, eu retirava o leite com a bomba e enviava para a Elisa beber na creche. A sala me ajudou muito porque voltar ao trabalho após a licença, com a rotina e as prioridades completamente modificadas, não é fácil e essa é uma maneira de acolher a mulher, de dizer que você voltou a trabalhar, mas tem um momento para dedicar ao seu filho, mesmo no trabalho. Isso é sensacional”, conta Mariana.

Outra empresa que tem algumas iniciativas nesse sentido é a Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro. A empresa poaia um grupo de enfermeiras na formação do GIAM (Grupo de Incentivo ao Aleitamento Materno), que incentiva a amamentação nas dependências da maternidade para as funcionárias, dentro das normas da UNICEF, do Ministério da Saúde e da OMS. Além disso, as enfermeiras estão disponíveis para esclarecer dúvidas das pacientes que estão internadas.

Já ouviu falar do selo Iniciativa Hospital Amigo da Criança, da UNICEF? O Hospital Paulo Sacramento, de Jundiaí, foi o primeiro hospital privado a recebê-lo porque incentiva o aleitamento materno. Todas as mães que recebem alta depois do parto são direcionadas para um atendimento especializado para tirar dúvidas e tornar esse momento mais fácil. As mães que têm dificuldade em amamentar são direcionadas ao Programa de Gestação Segura, que atende sem que as mulheres precisem agendar.

Além disso, o Ministério da Saúde lançou recentemente uma campanha para incentivar que as empresas apoiem a amamentação e deem espaço para as mulheres que estão amamentando se sintam mais a vontade. Assista:


Mais lidas

Ela só queria que o filho se sentisse parte da família (Foto: Reprodução/Facebook

Família

Família adota criança de 12 anos e recebe surpresa de banco: “Não existia, mas criaram um jeito”

Rodrigo Faro disse que quer ensinar humildade para as filhas - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Rodrigo Faro paga colégio com mensalidade de R$4 mil para filhas e justifica: “Ensinar humildade”

(Foto: Reprodução/Instagram)

Notícias

Luana Piovani manda indireta para Virginia sobre criação das filhas: "Cheio de gente otária"

Heloísa Périssé e Mauro Farias - (Foto: Reprodução/Instagram)

Notícias

Heloísa Périssé termina casamento após fala sobre frequência na cama que gerou polêmica

Casal e bebê - (Foto: Reprodução/Freepik)

Notícias 📣

Casal coloca bebê de 3 meses para adoção por estar "ocupados demais com o trabalho"

Gabriella Gáspár, Jazmin Zoé e Neymar - (Foto: Reprodução)

Família

Neymar se pronuncia sobre teste de paternidade da suposta filha de 10 anos com modelo húngara

(Foto: Reprodução/Instagram)

Notícias

Mãe de suposta filha de Neymar posta pedido de desculpas para Bruna Biancardi

(Foto: Reprodução/Instagram)

Notícias

Princesa Charlotte pode perder o título de princesa após situação com Rei Charles


Palavras-chave
Amamentação

Compartilhe:

FacebookTwitterWhatsApp