Recém-Nascido

5 maneiras de acalmar o bebê ao amamentar em lugares públicos

Gente falando alto, locais movimentados e luz muito forte podem deixar o seu bebê estressado durante a amamentação.

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Quando o bebê chora e a fome aperta, é hora de dar de mamar para os filhos, não importa o lugar. Para isso, o ideal é sempre procurar um lugar calmo, como os fraldários e espaços família disponíveis em shoppings e alguns restaurantes. Mas nem sempre é possível recorrer a isso.

“Caso os pais não encontrem esses espaços, devem minimizar, ao máximo, os barulhos e aspectos que podem provocar irritação no bebê”, comenta Márcia Kuriki Borges, mãe de Renata, Fernanda e Paulo, e supervisora da equipe de enfermagem da maternidade do Hospital São Luiz.

A especialista ainda faz um alerta para os pais: “a amamentação é um momento de interação com o bebê e, por isso, deve ser feito em um lugar calmo e com uma luz baixa e agradável, pois a única coisa que a criança deve ver é o rosto da mãe”.

Anúncio

FECHAR

Selecionamos algumas dicas importantes e úteis para ajudar a acalmar o seu filho quando ele estiver mamando em locais públicos:

Veja também:

5 desafios da amamentação na volta ao trabalho

No escurinho – Para as mães que não ficam confortáveis em amamentar fora de casa  por causa da exposição, elas podem recorrer às fraldas de algodão ou tecidos macios para cobrir o seio e o bebê. Outra opção é o Sling (faixa de suporte) que serve como suporte de colo para bebês e auxiliam na hora da amamentação, além de manter o colo coberto.

Carinho, sempre é bom – Amamentação é a troca de afeto com a mãe e o bebê, e nada mais eficaz que oferecer carinho para acalmá-lo nesse momento. Então, onde quer que você esteja, enquanto ele mama, faça carinho na mão e percorra o corpo todo.

Conversar com o bebê – A coisa mais reconfortante é escutar a voz da mãe no meio de tanto barulhos diferentes. Então, durante a amamentação, converse com o bebê. Não precisa contar uma história, mas só escutar o timbre da sua voz vai deixá-lo mais sossegado.

Família por perto – Sempre que o pai tiver oportunidade, ele deve estar presente quando a mulher estiver amamentando. Esse ato reforça o vínculo familiar e traz uma tranquilidade ao bebê.  

Trilha sonora gostosa – Pode ser difícil colocar uma música calma quando se está em um restaurante ou parque, mas é viável se você estiver no carro, por exemplo. Essa tática pode ajudar (e muito) na hora de amamentar o seu bebê. Pode ser música clássica, cantigas de roda ou até rock (desde que seja calminho). O importante e deixá-lo confortável e sem agitação.