Família

Empresa cria brinquedo personalizado para menino que se sentia excluído: “Nos inspiram”

Niki com o esposo e o filho, Archer - Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

Publicado em 07/06/2023, às 12h57 por Victoria Raissa, filha de Ângela e Clóvis


Niki Coffman, de 38 anos, enviou uma carta para uma fábrica de brinquedos fazendo um pedido especial para ajudar o filho, Archer, de 5 anos, a ganhar um brinquedo que se parecesse com ele. A família é de Mississipi, nos Estados Unidos e juntos se tornaram ativistas para o combate a discriminação.

Niki e o marido, Andrew, adotaram o filho quando ele ainda era pequeno depois de inúmeras tentativas de engravidar por vias naturais. Eles contam que a relação com a mãe biológica de Archer, a quem eles se referem como ‘primeira mãe’, é de muita proximidade.

Familia enviou uma carta para a fabricante de brinquedos pedindo por mais representativade
Niki com o esposo e o filho, Archer (Foto:Reprodução/Instagram)

“Ela não estava em uma boa situação e não tinha muito apoio, mas é uma mãe incrível. Existem poucos momentos tão devastadores para mim na minha vida quanto o momento em que ela o colocou em nossos braços. Era tão claro o que estava custando a ela para que nossos sonhos se tornassem realidade”, conta Niki sobre o momento da adoção ao Today. 

Archer é um menino negro de cabelos ruivos, e entre as inúmeras idas a lojas de brinquedos, nunca encontrou algum que se parecesse com ele, realidade que ele presenciava até mesmo dentro da escola, onde estudam alunos predominantemente brancos.

Menino que ganhou uma linha de brinquedos representativos
Archer ganhou inumeros brinquedos parecidos com ele (Foto:Reprodução/Instagram)

Niki fala sobre a responsabilidade dela e de seu esposo, ambos brancos, em adotar o menino negro e entender a sua realidade. “E é uma responsabilidade enorme e complicada quando você é um pai branco adotando uma criança de outra raça. Sabíamos disso e eu sabia o quanto seria importante para nós garantir que ele pudesse se ver”, comentou ela em relação a busca por brinquedos que representasse o filho.

Em dos aniversários de Archer, os pais pediram aos convidados que os presentes fossem brinquedos, livros e outros materiais com temáticas diversas e inclusivas para serem doados para a escola em que o filho estuda. A iniciativa foi um sucesso e vários brinquedos com tons de pele, cabelo, aparência física diversos da Little People – Fisher Price foram enviados.

Archer na formatura da pré-escola (Foto:Reprodução/Instagram)

“O que é difícil de encontrar é um brinquedo com pele morena e cabelo ruivo. Então, escrevi para a Fisher Price[fabricante de brinquedos], agradeci profusamente pelo trabalho que estavam fazendo e depois deixei um PS[observação] que dizia algo como: ‘Se você decidir criar um Pequenino com pele morena e cabelo ruivo, por favor nos avise”, conta Niki sobre a iniciativa para presentear o filho.

Inscreva-se já no 15º Seminário Internacional Pais&Filhos

O evento já tem data para acontecer: 28 de junho te esperamos presencial na Unibes Cultural, em São Paulo. Vai rolar palestras, mesa-redonda, bate-papos, sorteios, ativações e muito mais! Para participar, é só se inscrever aqui!Te esperamos por lá!

Pouco tempo depois de enviar a mensagem para a empresa ela recebeu um email com uma resposta surpreendente. “Sua história foi compartilhada com todos que trabalharam nas figuras de Little People que você mencionou, e dizer que isso fez o nosso dia seria um eufemismo. Você e Archer nos inspiraram! Sabemos que quando as crianças brincam com os Pequeninos, elas representam cenários que veem no mundo ao seu redor, e sentir que fazem parte desse mundo é fundamental. Garantir que Archer e sua escola tenham a representação completa de nossas figuras de Little People”, disse o vice-presidente da empresa, que em seguida pediu o endereço da familia.

No final de maio, Niki recebeu uma caixa com diversos bonecos que representavam Archer, com as mesmas características físicas e roupas. “A quantidade de trabalho, esforço e cuidado que eles dedicaram a este brinquedo foi surpreendente”, disse a mãe.

Os bonecos ‘mini Archer’ enviados especialmente para o menino (Foto:Reprodução/Instagram)

Hoje, o menino doa os bonecos ‘mini Archie’ para os amigos da escola se divertirem. Niki comenta a importância da representatividade, não só para o filho, mas para todas as crianças: “Preciso que eles tenham brinquedos e livros que se pareçam com o Archer, porque é assim que eles entendem que a pele morena não é menos. E estou em uma posição realmente única como uma mulher branca com um filho negro para ajudar as pessoas a entender por que a representação é importante. Os pais negros estão cansados ​​e já sabem que é importante”, pontuou a mãe.

Veja também: Vacinas salvam vidas: tudo sobre a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe

Vacina é um tema tão essencial que, pela primeira vez, a Pais&Filhos se uniu ao Ministério da Saúde e Crescer nessa causa. Estamos juntos para conscientizar a população sobre a importância da imunização contra a gripe e estimular a vacinação, com foco nos grupos prioritários


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Amanda Kimberlly confirma gravidez, mas não foi confirmada a paternidade de Neymar - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Suposta mãe de filha de Neymar foi vista com jogador em Barcelona na balada

Modelo que estaria grávida de Neymar aumenta rumores com escolha dos padrinhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Modelo que estaria grávida de Neymar convida irmã e amigo do jogador para padrinhos

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar