Publicado em 11/02/2022, às 04h58 - Atualizado às 07h41 por Redação Pais&Filhos
Você sabia que nesta sexta-feira, 11 de fevereiro, é o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência? A data, tão importante para enaltecer os trabalhos incríveis e que, de alguma maneira, mudaram o mundo, também é uma baita inspiração para as crianças que pretendem seguir o mesmo caminho. Atualmente, segundo as instituições, menos de 30% das mulheres são pesquisadoras em todo o mundo.
Em nota, Phumzile Mlambo-Ngcuka, diretora-executiva da ONU Mulheres disse que “a ciência e a inovação podem trazer benefícios que mudam a vida, especialmente para aqueles que são os mais deixados para trás, como mulheres e meninas que vivem em áreas remotas, idosos e pessoas com deficiência”. Além disso, “a ciência também será essencial para o trabalho decente e empregos do futuro, inclusive na economia verde, e poderá criar um mercado para as ideias e produtos inovadores das mulheres“.
Para lembrar a trajetória de algumas mulheres que fizeram a diferença na ciência, reunimos nomes que dedicaram grande parte do tempo a comunidade, fazendo melhorias como um todo para a população. Veja um pouco da história de cada uma delas:
A primeira mulher no mundo a receber um Prêmio Nobel e a única a ganhar dois prêmios – de Química e Física. A cientista foi responsável por descobrir os elementos rádio e polônio. Nascida em 7 de novembro de 1867, Marie é mais nova de 5 filhos de Bronislawa e Wladyslaw, que eram professores.
Pioneira em biologia celular, a cientista é considerada a “mãe do DNA”, por descobrir a estrutura do ácido desoxirribonucleico. Nascida em 1920, sendo a segundo de 5 filhos, Rosalind decidiu que queria ser cientista desde os 15 anos. Ela também ganhou destaque pelo trabalho de difração dos raios-x, além de estudos sobre as microestruturas do carbono e do grafite.
As três cientistas ganharam destaque por atuar como “computadores humanos” para a NASA, tornando possível que John Glenn fosse o primeiro homem norte-americano a orbitar ao redor da Terra em 1962. Com toda luta e resistência, Katherine, Dorothy e Mary inspiraram muitas outras mulheres com as personalidades fortes e tão essenciais para a ciência no mundo.
Em tempo recorde, as cientistas brasileiras sequenciaram o genoma do novo coronavírus e entraram para a história. 48 horas após a confirmação do primeiro caso no país, Jaqueline e Ester conduziram o trabalho ao lado de outros pesquisadores do Instituto Adolfo Lutz (IAL), do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (IMT-USP) e da Universidade de Oxford. O trabalho foi fundamental para o desenvolvimento de testes diagnósticos e também das vacinas.
Além de cientista, ela também é médica, engenheira e ex-astronauta. Atualmente com 64 anos, Mae foi a primeira mulher negra a ir para o espaço, fazendo parte da tripulação do ônibus especial Endeavour, que orbitou a Terra em 1992. Seu trabalho mais recente é a liderança da organização 100 Year Starship, que possui o objetivo de enviar humanos para além do Sistema Solar nos próximos 100 anos.
A cientista, astrônoma, matemática e poeta da Dinastia Qing. Wang vivia com o pai, a avó e o avô, sendo este último a inspiração pelo amplo conhecimento e amor pela literatura. Ele também foi o seu primeiro professor em astronomia! Sendo um destaque, ela explicou e provou como os equinócios funcionam e como os movimentos poderiam ser calculados.
Família
'Sogra' de Sabrina Sato, mãe de Nicolas Prattes foi paquita e engravidou aos 18 anos
Família
Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach
Família
Nanda Costa desabafa aos prantos sobre situação vivida com as filhas: "Queria dividir"
Notícias 📣
Edu Guedes fala sobre primeiro filho com Ana Hickmann: "Deus vai escrevendo as coisas"
Notícias
Filhos de Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert já tem data para estreiar em nova carreira
Família
Sandra Annenberg rebate críticas ao apoiar sexualidade da filha com Ernesto Paglia
Notícias
Príncipe George pode ser separado dos irmãos por regra real, após completar 12 anos
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli