Família

Criança vence retinoblastoma graças tratamento do SUS e apoio da família

Reprodução/G1

Publicado em 01/02/2022, às 06h33 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Arthur é um menino que foi diagnosticado com retinoblastoma – câncer raro que a filha de Tiago Leifert e Daiana Garbin também teve – com menos de 6 meses ele precisou fazer várias sessões de quimioterapia. A mãe, Michele de Farias Brito, 45, contou com detalhes ao G1 como foi o tratamento do filho.

A mãe notava que com 4 meses, ao tirar foto do filho o olho ‘ficava branquinho’, e depois de visitar 8 médicos, entre oftalmologistas e pediatras, ela conseguiu diagnosticar o retinoblastoma. Desde 2014, quando ele passou pela última quimioterapia, está com a doença sob controle.

O retinoblastoma é um câncer que atinge majoritariamente crianças com até 5 anos e pode levar, em casos mais graves, à perda dos olhos e da visão. No caso de Arthur, não foi necessária a retirada de nenhum olho – ele teve câncer nos dois. No entanto, ele perdeu a visão do esquerdo. Depois dos vários médicos que ela consultou para conseguir o diagnóstico em 2013, um deles, especialista do Instituto Nacional do Câncer (Inca) conseguiu identificar o problema.

Vou te falar que foi bem difícil. Na época, eu fiquei muito desesperada. (…) Eu tinha muito medo de não conseguir. Mas eu me mantive firme”, conta Brito. O câncer se desenvolveu devido a uma mutação que ocorreu durante a gestação. Brito e o marido investigaram junto ao Inca o histórico familiar para entender se o retinoblastoma era hereditário ou não.

No caso deles, foi uma mudança genética, sem o fator familiar. Rodrigo Munhoz, médico oncologista do Hospital Sírio Libanês explica que é muito importante que os pacientes passem pelo exame: “Toda criança com o diagnóstico deve ter um interrogatório familiar para entender se tem outros casos na família e o ideal é fazer o teste genético buscando a mutação desse gene que se chama RB1”, explicou.

A mãe mantinha tudo anotado em um caderno, em 11 de novembro de 2013, Arthur fez a primeira quimioterapia no Rio de Janeiro, cidade onde mora até hoje. Graças às anotações, a família descobriu que um medicamento que o menino estava tomando fazia com que ele perdesse os movimentos.

A mãe anotava todo o processo do tratamento do filho (Foto: Reprodução/G1)

“Eu fiz um caderno com tudo que ele tomava, anotava se tinha febre, quando ele começou o tratamento, quando começou as quimioterapias. Com esse caderno, por exemplo, eu descobri que a injeção que ele estava tomando dava alteração, que o garoto não conseguia nem se mexer por causa dela”, contou.

Menos de 1 ano depois da primeira quimioterapia, em 15 de outubro de 2014, Arthur passou pela última. Entre o início e o fim, o bebê chegou a ter uma trombose e precisou de um tratamento com heparina. A família conta que precisou aprender a dar a injeção para evitar os coágulos. Depois da última sessão até hoje, o menino cresceu em acompanhamento médico. É considerado curado.


Palavras-chave
Criança tratamento cura SUS retinoblastoma

Leia também

Preço baixo

Oferta Relâmpago: desconto de 48% no Galaxy Watch6 da Samsung

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas