Família

Coronavírus: saiba qual suplemento é responsável por 70% da proteção imunológica do seu corpo

Getty Images

Publicado em 18/03/2020, às 16h30 - Atualizado em 20/03/2020, às 12h30 por Cinthia Jardim


Compartilhe:


Separamos dicas de ouro para você melhorar o seu sitema imunológico e da família (Foto: Getty Images)

Em meio à pandemia do coronavírus, o que mais podemos fazer para ficar saudáveis? Para esclarecer várias dúvidas e te contar dicas sobre o assunto, conversamos com a nutróloga Nataly Mello (CRM: 142931-SP), filha de Jusley e Pavel, e descobrimos os principais alimentos e suplementos para te ajudar nesta jornada.

Já ouviu falar na L-Glutamina? Não? Calma, a gente te explica! Responsável por ser a maior fonte de energia das células da mucosa intestinal, ela é responsável por até 70% da proteção imunológica do corpo humano. Além de trazer vários benefícios, o suplemento pode ser encontrado para venda, mas lembre-se sempre de procurar um médico antes de iniciar o uso.

“A glutamina atua na preservação da função imune, servindo de fonte energética para células de defesa do organismo (os linfócitos) e para precursores de citocinas, que estão envolvidas no processo de resposta imune. Grupos específicos, tais como pessoas hospitalizadas, também se beneficiam do uso da L-glutamina. Estudos que avaliaram a ingestão de L-glutamina observaram a diminuição do risco de infecções, menor tempo de permanência hospitalar e, consequentemente, menor risco de mortalidade”, conta Nataly.

O trabalho da glutamina no organismo é o seguinte: quando captado pelo fígado, ela atua na síntese de glutationa, que é o principal e mais potente antioxidante do organismo. Você pode tomá-la antes do café da manhã, em jejum, ou até mesmo antes da prática de exercícios físicos. Vale lembrar que o uso não é recomendado para pessoas que possuem problemas no fígado ou rins.

Antes de arregaçar as mangas e ir para a cozinha, a médica ressalta a importância da higienização dos alimentos e das mãos. Além disso, ela conta que é super importante optar por opções saudáveis e que sejam ricos em vitamina C como verduras e legumes, por exemplo.

Saiba quais alimentos podem entrar na sua rotina (Foto: Getty Images)

“Na hora de comprar, faça escolhas como: frutas cítricas como laranja, limão, acerola, kiwi, tomate, além de couve, couve-flor, brócolis, pimentão, que são ricos em vitamina C, um antioxidante que aumenta a resistência do organismo.Vegetais como brócolis, couve, espinafre são ricos em acido fólico, um nutriente que auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo”, explica Nataly.

A nutróloga conta ainda que as castanhas e leguminosas podem fazer uma baita diferença no sistema imunológico e fala quais são elas. “Cereais, castanhas, sementes e leguminosas são ricas em ZINCO, que combate gripes e resfriados comuns. Já o tomate é rico em licopeno, sendo excelente para prevenir doenças cardiovasculares, removendo radicais livres do organismo”.

Vale lembrar ainda que tudo precisa ser usado a partir de uma quantidade indicada pelo seu médico e nutricionista, pois qualquer alimento em excesso também pode ser prejudicial à saúde. Para as crianças e idosos, além dos adultos, Nataly conta que não existe uma fórmula mágica e que a imunidade não irá aumentar do dia para a noite.”Quem leva um estilo de vida saudável tem a imunidade muito boa, e já faz as escolhas corretas, sendo assim, é só buscar mantê-las. Quem vai começar a se cuidar agora, no meio da pandemia, a dica é comer os alimentos que citei. Cuide do seu sono, e gerencie seu estresse”, recomenda a nutróloga.

Sobre as atividades físicas, elas também podem ser uma aliada importante para o processo do aumento de imunidade, mas claro, sempre na dose certa! As dicas da nutróloga são: “Não faça exercícios além do que o seu corpo pode aguentar e sempre controle a dose, pois tudo em excesso também pode causar malefícios. Procure o equilíbrio sempre!”, conclui.

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!


Palavras-chave
Família Saúde Criança coronavírus

Leia também

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Família

Madonna faz doação grandiosa para vítimas do Rio Grande do Sul e valor impressiona

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Família

Motorista de Porsche manda recado para a família da vítima: "Não tem nada que eu possa fazer"

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Família

Filha da Madonna que ganhou nota dez de Anitta em show tem 11 anos e foi adotada

Família

Caso Madeleine McCann: mulher que alega ser menina desaparecida aparece em homenagem