Família

Como estimular o desenvolvimento do seu filho

O desenvolvimento cognitivo da criança é como ela processa as informações de acordo com a idade - (Foto: Getty Images)
(Foto: Getty Images)
Nanlac Nestlé

Publicado em 11/12/2023, às 13h31 por Yulia Serra, Editora | Filha de Suzimar e Leopoldo


Cada criança tem o próprio tempo, tendo o próprio desenvolvimento dentro do esperado. Além de respeitar esse crescimento, é uma ótima ideia estimular ainda mais a criança, para que seu desenvolvimento motor e cognitivo durante a infância, siga de maneira saudável e com maior facilidade.

O desenvolvimento cognitivo na infância é nada mais do que como o seu filho enxerga, raciocina e se comunica ao longo dos anos, ou seja, como o cérebro dele processa informações e passa por evoluções durante o período de crescimento e desenvolvimento. Já o desenvolvimento motor da criança envolve as questões da postura, equilíbrio, alongamento muscular e flexibilidade. É como a criança se movimenta e como ela aprimora estas capacidades no decorrer do tempo.

Como estimular o desenvolvimento cognitivo infantil

Como explicamos acima, o desenvolvimento cognitivo infantil é a forma que o cérebro do seu filho processa as informações que chegam até ele, a maneira que os estímulos são entendidos. Apesar de cada criança ser diferente da outra, cada fase da infância tem uma média de marcos, e estimular o desenvolvimento cognitivo infantil desde cedo pode significar ótimos resultados no futuro. 

Algumas dicas para estimular o desenvolvimento cognitivo infantil são brincadeiras com fantoches, caixas, blocos que apresentam causa e consequência (causa: empilhar dois blocos; consequência: os blocos ficam mais altos), ler para ela e atividades ao ar livre. Além disso, é importante lembrar que elas agem como um espelho dos pais, então quanto mais conversar com o seu filho e demonstrar o que quer que ela aprenda, mais rápido ela vai espelhar!

É possível estimular o desenvolvimento motor do seu filho desde cedo (Foto: Getty Images)

Como estimular o desenvolvimento motor infantil

Relembrando, o desenvolvimento motor infantil é a evolução da maneira que a criança se porta, da postura dela, como ela se movimenta (quando o bebê aprende a rolar, engatinhar, ficar de pé, dar os primeiros passos…). Nem toda criança vai atingir os mesmos marcos ao mesmo tempo, mas existem maneiras de estimular esse desenvolvimento. Assim que o bebê nasce, um dos testes pelo qual ele passa é o de “reflexo de marcha”. O recém-nascido é colocado de pé em uma superfície plana, se mantém firme com os dois pés no chão. O desenvolvimento motor é justamente parte da capacidade muscular, de fibras e tendões, então a saúde destes componentes motores, deve ser, e é testada logo no início da vida. 

Algumas dicas para estimular o desenvolvimento motor infantil do seu filho são: sempre conversar com ele de maneira clara, para que ele entenda os movimentos da boca e os sons. Definir um espaço livre para que a criança consiga rolar, sentar, engatinhar (ou seja, se mover sem dificuldade). Oferecer diferentes texturas para o bebê tocar e sentir as superfícies. Disponibilizar brinquedos com sons como chocalhos e também deixar que a criança toque nos alimentos, levando-os à boca, compreendendo assim, suas cores, texturas e sabores. Recomenda-se também estimular o contato com a natureza para compreensão espacial e do próprio eu.

Cada criança tem o próprio tempo e desenvolvimento, e é necessário respeitar o de cada uma (Foto: Getty Images)

Presente em todos os momentos

A principal dica para o desenvolvimento cognitivo e motor do seu filho é ser e proporcionar as melhores referências a ele. Desde falas simples e bem pronunciadas até uma alimentação balanceada. Pensando nisso, a Nestlé desenvolveu NANLAC® Supreme, que atua na nutrição da primeira infância, favorecendo a imunidade, o desenvolvimento cognitivo e motor de crianças de um a três anos de idade. Única fórmula infantil com 2 HMOs (2’-FL e LNnT), DHA e ARA e proteína exclusiva com 80% do soro do leite. NESLAC® Supreme, se combina com uma alimentação saudável, para auxiliar o desenvolvimento cerebral e cognitivo, ajudando as crianças a construírem as próprias defesas naturais. NESLAC® Supreme auxilia no desenvolvimento porque também contém ômega 3, cálcio, zinco, ferro e biotina. Lembre-se de consultar o pediatra ou nutricionista infantil do seu filho para a melhor recomendação.

- NÃO CONTÉM GLÚTEN

- CONSULTE SEMPRE SEU MÉDICO PEDIATRA OU NUTRICIONISTA ou #ConsulteSeuPediatra

- O MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMA: O ALEITAMENTO MATERNO EVITA INFECÇÕES E ALERGIAS E É RECOMENDADO ATÉ OS 2 (DOIS) ANOS DE IDADE OU MAIS" + "NOTA IMPORTANTE: O leite materno é a melhor opção para a alimentação de lactentes.”


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”

Copo Stanley - Divulgação

Super desconto

App Day Amazon: os famosos copos térmicos da Stanley com até 55% de desconto

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto do filhos - Reprodução/ Instagram

Família

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto dos filhos em fotos nas redes sociais

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar