Família

Caso João Gabriel: laudo divulgado aponta que o garoto morreu por complicações de pneumonia aguda

O irmão do garoto relatou a trajetória da família para buscar um hospital que atendesse a criança - Reprodução/ Instagram @paulohenriqueif
Reprodução/ Instagram @paulohenriqueif

Publicado em 03/05/2022, às 17h28 por Redação Pais&Filhos


Foi divulgado o laudo cadavérico do garoto João Gabriel, de 3 anos, que morreu depois de ser liberado duas vezes do hospital municipal de Itatiara, no Ceará. Foi apontado na última segunda-feira, 2 de maio, que a morte da criança foi devido a um choque séptico em decorrência de complicações de pneumonia aguda bilateral.

A família soube do resultado por meio de uma entrevista que o delegado do caso deu em uma rádio local. O irmão do garoto, Paulo Henrique, que é influenciador digital, contou nas redes sociais a saga que a família enfrentou com o irmão no hospital. Ele alegou que houve negligência médica.

O irmão do garoto relatou a trajetória da família para buscar um hospital que atendesse a criança (Foto: Reprodução/ Instagram @paulohenriqueif)

“Óbito em consequência de complicações de pneumonia aguda bilateral devida a Streptococcus pneumoniae. Outros diagnósticos: edema cerebral e necrose tubular aguda”, segundo parte do laudo cadavérico emitido pelo Serviço de Verificação de Óbito (SVO). A informação foi fornecida para o portal G1.

Ainda sobre o laudo, o exame detectou uma bactéria que está entre principais causas de pneumonia e meningite. Não há achados que possam detectar uma meningite. A Polícia Civil do Ceará falou em nota que recebeu o laudo antes de ser divulgado para família, “A Delegacia Municipal de Itatira, unidade responsável pelo caso, segue com as oitivas e diligências acerca do caso”.

Entenda o caso

O menino de 3 anos, chamado João Gabriel, morreu na segunda-feira, 18 de abril, depois de ser liberado duas vezes de um hospital municipal de Itatira, interior do Ceará. O irmão de João é um influenciador digital da região, e segundo ele, houve negligência médica.

João Gabriel faleceu aos três anos de idade (Foto: Reprodução/ Instagram)

O influenciador fez diversas publicações sobre a possível negligência e o médico que atendeu o garoto, foi afastado até segunda ordem. A delegacia Regional de Canindé disse que notificou tanto os funcionários do hospital como o médico que cuidou do caso para serem ouvidos sobre a morte do garoto.

Atendimento no hospital

O irmão de João, Paulo Henrique, falou sobre a luta da família nas buscas por atendimento para o menino de 3 anos no Hospital Municipal, no bairro Lagoa do Mato. O menino começou a passar muito mal no último domingo, 17 de abril, com febre e dor de garganta, segundo o irmão.

O influenciador relatou o estado do irmão enquanto a família buscava atendimento médico, “Meu irmão estava com 39 graus de febre, levamos para o hospital no domingo. O médico atendeu, passou uma injeção, ele tomou a injeção e passou uns remédios para a minha mãe comprar e ela comprou. Ele tomou a injeção e nada da febre dele baixar, aí nós levamos para o enfermeiro. O enfermeiro deu um remédio que baixou a febre, ele melhorou mais e nós viemos para casa”.

Foi apontado caso de pneumonia aguda (Foto: reprodução / Getty Images)

Na madrugada do dia 18 de abril, segunda-feira, o menino teve uma piora no quadro quando foi levado novamente para o hospital. “Quando foi 1h da manhã meu irmão começou a gemer, falando de uma dor na barriga, a febre ficando muito alta de novo e nós levamos para o hospital novamente. Chegando lá, o vigia foi chamar o médico, o médico demorou mais de 30 minutos para descer. Ele passou mais duas injeções para o meu irmão, sendo que ele já tinha tomado uma, e a febre dele não baixou, estava em 38,1 graus e o médico mandou a gente vim para casa”, disse o influenciador, irmão de João Gabriel.


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Nasceu! Hulk Paraíba é pai pela quinta vez; descubra o significado do nome da filha

Eliana recebe pedido de desculpas durante a sua despedida do SBT - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Eliana recebe pedido de desculpas de Patrícia Abravanel ao sair do SBT: "Não sei o que aconteceu"

Giselle Prattes também é atriz - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

'Sogra' de Sabrina Sato, mãe de Nicolas Prattes foi paquita e engravidou aos 18 anos

Lucas Lima posta foto no aniversário de 10 anos do filho - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Lucas Lima posta foto rara em aniversário de 10 anos do seu filho com Sandy

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Títi, filha de Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank, completa 11 anos e ganha festa luxuosa

Valentina Schimidt foi criticada por se considerar queer - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Tadeu Schimidt defende a filha que se considera queer: Entenda o significado da palavra

O filho de Bárbara estava chorando muito por causa das cólicas (Foto: Reprodução /

Família

Mãe recebe bilhete bem diferente de vizinha após choro do filho