Família

Carnaval com crianças: veja 5 dicas essenciais para aproveitar a folia com o seu filho

Estes cuidados vão deixar o Carnaval mais divertido! - Shutterstock
Shutterstock

Publicado em 14/02/2023, às 14h55 - Atualizado em 09/02/2024, às 14h57 por Gabriela Xavier, filha de Priscila e Ivan


O feriado do Carnaval está chegando e com isso, pais procuram alguns passeios para sair da rotina com os filhos. Mas no meio de toda folia, é essencial ter cuidado com a segurança e saúde dos filhos. A Dra. Susanne Andrade Blanc Bertrand, pediatra, pós graduada em Emergência Pediátrica pelo Hospital Albert Einstein, deu dicas para um Carnaval seguro para seu filho:

Identidade

Em meio à aglomeração de um bloco, é muito importante que seu filho possa ser identificado de forma fácil e tenha um documento com foto. “A criança precisa ter CPF linkado digital”, disse Susie. É simples emitir este documento: basta ir no site da Receita Federal e realizar a solicitação. Vale lembrar que desde 2011 não existe mais a emissão do CPF impresso.

Local

A especialista recomendou uma análise do local antes mesmo de aproveitar o carnaval. “Chegou! Olha aonde tá acontecendo a brincadeira, o carnaval…enfim, tem acesso a carros? tem adultos bebendo naquele local? Tem vidro? Tem janela? O chão é muito escorregadio? Existe uma chance de queda ali? Fique atento!”.

Estes cuidados vão deixar o Carnaval mais divertido! (Foto: Shutterstock)

Roupa

“A criança tem que ir segura de si, com fantasias leves. Evite cordões, laços que possam trazer algum sufocamento e desconforto pra criança”, recomendou a pediatra.

Sapato

Além da roupa de forma geral, Susie ainda falou da importância de escolher o sapato ideal, “Carnaval é pra brincar, pular. O sapato precisa estar confortável, bem aderido ao pé da criança para evitar quedas e machucados!”

Água + protetor solar

“As crianças precisam estar bem hidratadas Se for se expor ao sol, use protetor solar”, falou a Dra. Se você tem filhos, provavelmente só de ouvir sobre proteção solar já te dá arrepios! Passar o protetor pode parecer um desafio daqueles, especialmente se ele for cremoso e grosso. Mas proteger a pele das criançasé uma das coisas mais importantes que podemos fazer. O risco de câncer de pele começa cedo, tanto é que pelo menos cinco queimaduras solares intensas antes dos 20 anos aumentam o risco de melanoma em 80%, de acordo com um estudo da Universidade Brown. Ou seja, todas as famílias precisam tomar medidas para evitar os raios UV prejudiciais.

E o fator de proteção solar (geralmente escrito como FPS nas embalagens) também é muito importante – é ele que indica o quanto de radiação UVB pode ser filtrada antes de chegar à pele. Segundo informações da Sundown, quando o FPS é 30, cerca de 97% da radiação é filtrada, FPS 50, filtra 97% da radiação, e FPS 100, cerca de 99%. E para te ajudar, separamos algumas dicas geniais para que você consiga passar o protetor solar no seu filho de maneira pacífica, independente da idade dele, para que vocês possam curtir o verãodespreocupados!

Criança bebendo água
A água é essencial para hidratação do seu filho (Foto: Reprodução/ Pexels)

Veja dicas de como passar o protetor solar no seu filho 

Dê a ele uma escolha
Assim como você deixa seu filho escolher qual lancheele quer entre duas opções saudáveis, dê a ele a escolha de dois tipos de protetores solares de marcas em que você confia.

Encontre o produto certo
Se o seu filho tem autismoou sensibilidade sensorial, você pode correr o risco de passar apenas em um braço e ele querer fazer uma pausa, por exemplo. Então opte por protetores sem cheiro.

Faça uma espécie de “trenzinho” do protetor solar
Todo mundo se alinha, faz uma fila – irmãos, primos, amigos, pais – e cada um passa protetor em quem estiver na frente. Depois disso, algum adulto apenas revisa os pontos que a criança provavelmente deixou de passar o protetor.

Incentive caretas na hora da proteção
Peça ao seu filho que faça uma careta de peixe, com bico. Geralmente isso diverte a criança tempo suficiente para que você possa aplicar e espalhar o protetor solar.

Tenha abordagem artística
Compre um pincel barato numa loja de ferramentas e deixe as crianças se ‘pintarem’ com o protetor solar. Eles vão se proteger e se divertir muito!

Sincronize com a hora do lanche
Seu filho pede um lanche a cada duas horas? Então você tem sorte! Escolha pausas naturais como as dos lanches e almoço, por exemplo, para reaplicar o protetor solar. Ao fazer isso, você não está tirando a criança da diversão e também dá tempo para o filtro solar ser absorvido.

Confira o vídeo aqui:


Leia também

Mãe de Neymar apaga foto com o neto por polêmica com Biancardi - Reprodução/ Instagram

Família

Mãe de Neymar apaga foto com Davi Lucca depois de polêmica com Mavie e Bruna Biancardi

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

O caso do adolescente que m4tou os pais aconteceu no Rio de Janeiro - Reprodução/ Google Street View

Família

Adolescente de 16 anos m4ta os pais a m4rteladas e ateia fogo no quarto que estavam

Samsung Galaxy S23 - Divulgação

Aparelho top

Ofertas do dia: até 43% de desconto no Samsung Galaxy S23

Adolescente se passou pelo pai depois de m4tá-lo - Reprodução/Redes Sociais

Família

Print mostra adolescente que m4tou a família se passando pelo pai para disfarçar o crim3

Foto: Arquivo Pessoal

Família

Bebê de 1 ano m0rre após descaso médico: "Tentei esquentar o corpo do meu filho morto"

Silvio Santos define testamento para filhas e esposa - Reprodução/ SBT

Família

Silvio Santos define testamento e valor da herança de cada filha surpreende

Jojo mostra preparação do quarto de filho adotivo - Reprodução/Instagram

Família

Jojo Todynho mostra quarto do filho que será adotado em Angola