Família

Entidades pressionam para que siga obrigatório uso de cadeirinha em van escolar

Cadeirinha PRE-CI-SA ser o mais segura possível para os pequenos

Publicado em 07/07/2016, às 15h58 por Adriana Cury


Compartilhe:


O uso das cadeirinhas para crianças até 7 anos no transporte escolar segue gerando ações em sua defesa. Nesta quinta, dia 7, a Proteste (Associação de Consumidores) enviou ao Congresso Nacional um pedido pela rejeição das propostas que querem o fim da exigência das cadeirinhas nesse tipo de veículo. O documento também volta a reforçar questões técnicas sobre a forma segura de instalação dos dispositivos no transporte escolar.

Existem hoje 5 propostas de decretos legislativos em andamento na Câmara Federal e uma no Senado para derrubar a Resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). “Isso vai completamente contra os interesses das crianças, da preservação do seu bem estar e de suas vidas”, diz Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Proteste.

Desde fevereiro deste ano, é obrigatório o uso de cadeirinhas em vans escolares. A fiscalização do uso, porém, ficou para 2017.

Apertem os cintos

Não se trata apenas de lutar pela obrigatoriedade das cadeirinhas nos veículos, mas fazê-la com perícia. Em fevereiro, a Proteste e a ONG Criança Segura já haviam reiterado ao Contran a necessidade de se criar uma comissão de especialistas em segurança veicular. A ideia é que apresentassem soluções técnicas de segurança na instalação das cadeirinhas.

Para maior proteção dos estudantes transportados, o mais adequado seria o uso do cinto de três pontos em sua instalação – como é usado nos carros de passeio. Segundo as entidades, a permissão do uso de dois pontos (o cinto abdominal) é um retrocesso.

“O uso do cinto de dois pontos acaba sendo mais nocivo para a criança do que a falta dele”, explica a coordenadora nacional da Criança Segura, Gabriela Guida. Conforme Gabriela, em caso de choque do veículo, a cadeira também é lançada para a frente, aumentando a pressão do estudante contra o cinto.

A coordenadora da Proteste alerta não haver dados oficiais sobre acidentes e mortes envolvendo transportes escolares. O que não significa que inexistam. “Esta é uma discussão muito séria, que pede o envolvimento de toda a sociedade. O transporte escolar deve ser um aliado dos pais, não uma dor de cabeça”, finaliza.

Leia também:

Seu filho chora na cadeirinha do carro? Saiba o que fazer

Vídeo: passo a passo de como instalar a cadeirinha no carro

Cadeirinhas ainda podem melhorar

Saiba os cuidados que os pais devem ter na hora de contratar a van escolar

Eu vou de van


Palavras-chave
Segurança

Leia também

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Família

Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Família

Ana Hickmann leva filho para assistir corrida de Edu Guedes e expressão dele rouba a cena