Família

“Cada criança diagnosticada é como se fosse a cura da Lua”, diz Tiago Leifert sobre retinoblastoma

Tiago e Daiana compartilharam um vídeo no Instagram para conscientizar sobre o retinoblastoma - Reprodução/Instagram @tiagoleifert @daianagarbin
Reprodução/Instagram @tiagoleifert @daianagarbin

Publicado em 05/03/2022, às 05h56 - Atualizado às 05h58 por Redação Pais&Filhos


Tiago Leifert compartilhou sua felicidade com os seguidores do Instagram. Nos stories, ele contou que o vídeo que fez ao lado da esposa Daiana Garbinsobre a doença da filha Lua, cumpriu o propósito de conscientizar sobre a gravidade do retinoblastomae já está produzindo resultados- mais uma criança recebeu o diagnóstico precoce e já está sendo tratada.

Na manhã do sábado, 29 de janeiro, Tiago Leifert e Daiana Garbin usaram as redes sociais para revelar que a filha do casal, Lua, está com um câncer raro nos dois olhos, chamado retinoblastoma, que acontece nas células da retina. Os jornalistas revelaram publicamente porque entenderam o quão importante seria alertar outros pais quanto aos sintomas.

Tiago e Daiana compartilharam um vídeo no Instagram para contar a notícia
Tiago e Daiana compartilharam um vídeo no Instagram para conscientizar sobre o retinoblastoma (Foto: Reprodução/Instagram @tiagoleifert @daianagarbin)

“Mais uma criança foi diagnosticada com retinoblastoma graças ao vídeo que a gente publicou. Estamos muito felizes que o vídeo foi compartilhado. Quero agradecer a todos vocês que nos apoiaram e levaram as crianças ao oftalmo. A gente conseguiu então mais uma vitória. É como se fosse a cura da Lua quando uma criança é diagnosticada, graças ao vídeo. Compartilhem o vídeo sempre que der”, falou.

Ao canal “Todos os Programas” no Youtube, Tiago disse que assim que Lua for curada da doença, ele e Daiana querem mostrar o mundo todo para ela. “Quero levar a Lua para viajar o mundo inteiro. Ela vai agradecer a Santa Luzia [a padroeira dos olhos] em Veneza, o Mickey em Orlando… essa criança tem que viver! Ela nunca foi a um shopping. Ela nasceu na pandemia e só foi em hospital. É capaz dela entrar em um aeroporto e achar que ali é um hospital. Precisamos levar essa criança para passear!”, contou.

O que é o retinoblastoma?

O retinoblastoma é um tipo de câncer raro que se desenvolve na retina, localizada na parte posterior do olho. As células da retina crescem e se multiplicam, podendo depois se espalhar para o cérebro e medula. A doença é mais comum em bebês e crianças pequenas.

Segundo a pesquisa mais recente do TUCCA (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer), 90% dos casos ocorrem em crianças com até 4 anos de idade e no Brasil são registrados cerca de 400 novos casos por ano, sendo que 40% são hereditários.

Por ser considerado um tipo raro, pouco se fala sobre o diagnóstico precoce desse câncer,  mas se descoberto tardiamente, pode causar cegueira e até levar a criança à morte. De acordo com os especialistas consultados pela Pais&Filhos, é preciso educar a população brasileira e os profissionais da saúde sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer ocular, também tido como o mais comum na infância.

Isso porque, o número de crianças identificadas tardiamente com o problema, quando a doença já está em um estágio avançado, ainda é muito alto no país, cerca de 50%, o que reduz as chances de tratamento e cura do tumor.  “O que pouca gente sabe é que, se a doença for diagnosticada precocemente, pode ter cura em até 100% dos casos”, explica o oncologista pediátrico e presidente da TUCCA, Sidnei Epelman, pai de Marco e Fernando e avô de Nina e Eduardo.

Como identificar o retinoblastoma?

O principal sintoma do retinoblastoma é a leucocoria – ou seja, um reflexo branco na pupila, popularmente conhecido como reflexo do olho de gato. Em outras palavras, acontece quando o reflexo da luz fica na superfície do próprio tumor. Além disso, a criança também pode apresentar baixa visão, estrabismo, fotofobia, conjuntivite e deformação do globo ocular. Ele pode afetar apenas um, ou os dois olhos, como foi o caso de Lua, filha de Tiago e Daiana.

O retinoblastoma é um câncer raro nos olhos
O retinoblastoma é um câncer raro nos olhos (Foto: Getty Images)

Para Hallim Feres Neto, oftalmologista do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, pai de Rafael e Guilherme, é essencial levar o bebê para uma primeira consulta no oftalmologista  até os 18 meses. “É com essa idade que existe a maior incidência de aparecimento do retinoblastoma, então é preciso fazer a checagem completa”.


Leia também

Imagem Mãe que procurava bebê gêmea diz que filha foi encontrada m0rta nas enchentes do RS

Família

Mãe que procurava bebê gêmea diz que filha foi encontrada m0rta nas enchentes do RS

Nadja Haddad - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

M0rre filho recém-nascido da apresentadora Nadja Haddad: "Deus o recolheu e o poupou da dor"

Mensagens e frases para o Dia das Mães

Especiais / Dia das mães

Dia das Mães: mensagens, frases e legendas especiais para emocionar

Kimberlly e Neymar - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Mãe do 3° filho de Neymar recebe presente de Dia das mães da família do jogador

Monatagem Endrick e Lara - Foto: Reprodução/ Instagram

Família

Pressão familiar fez Endrick terminar o seu primeiro namoro

Rafa Kalimann - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

Rafa Kalimann conta que perdeu bebê após abort0 espontâneo: "Essa dor não é normal"

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Marcus Buiaz ignora Wanessa de homenagem de Dia das Mães e gera críticas: "Rancoroso"

Nadja Haddad - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

Nadja Haddad fala pela 1ª vez depois da perda do filho recém-nascido: “Não perca sua fé”