Família

Bom pra cachorro! 5 dicas para entreter seu pet durante a quarentena

5 dicas para entreter seu pet sem sair de casa (Foto; Freepik)
5 dicas para entreter seu pet sem sair de casa (Foto; Freepik)

Publicado em 26/04/2021, às 14h32 - Atualizado às 14h36 por Helena Leite, filha de Luciana e Paulo


Não é fácil manter a família animada dentro de casa durante a quarentena! Muito se falou sobre atividades e brincadeiras para entreter os filhos e como animar o relacionamento durante esse período tão difícil. Mas e os bichos de estimação, ficam como? Sem os passeios diários, visitas aos parques e voltinhas nas praças, é preciso criar um movimento diferente dentro de casa, para entreter os pets, que também fazem parte da família!

Mas usar a criatividade para conseguir criar brincadeiras para gastar a energia dos pets dentro de casa nem sempre é fácil. Para te ajuda nessa missão, a Associação de Proteção Animal Patas Para Você preparou 5 dicas de atividades e brincadeiras com os bichos de estimação para tornar esse momento mais divertido, confira:

5 dicas para entreter seu pet sem sair de casa (Foto; Freepik)
  • 1 – Brinque de “caça ao tesouro”

Brincadeiras são fundamentais para estimular o pet a se exercitar. Aquelas que incentivam o cão a buscar alimentos, por exemplo, rendem bons momentos de distração. O olfato dos cachorros é aguçado e você pode usar isso a favor dele. Esconda guloseimas em cantos e locais acessíveis, onde ele vai conseguir alcançá-las. É o momento de estimular o pet a correr, farejar ou cavar, se a casa tiver um quintal. Em uma gincana do tipo esconde-esconde, toda criatividade ajuda. Em espaços menores ou fechados, o “tesouro” pode ser uma bolinha ou outro brinquedo. O ideal é variar os objetos e brinquedos para oferecer novos estímulos e combater o tédio do cão.

  • 2 – Deixe as refeições mais divertidas

Comedouros que liberam petiscos ou ração são uma boa ideia para tornar o momento da alimentação mais lúdico. Vale também criar uma cobertura saborosa para um mordedor que ele já conhece e buscar novas formas de exercitar a mastigação e, é claro, promover o entretenimento. Se for possível, variar um pouco o cardápio também tende a deixar o pet mais satisfeito e menos ansioso para sair e buscar novidades lá fora.

  • 3 – Quebre o silêncio

O silêncio amplia a sensação de isolamento, embora seja excelente na hora de dormir. Quando o dono do pet está em home office, não é raro se entreter no computador ou no celular, enquanto o cão se sente entediado. O mesmo acontece quando o pet fica sozinho em casa, enquanto as pessoas vão às compras. Se precisar sair por algumas horas, deixe a TV ou o som ligado. Existem canais especializados em animais, que eles costumam gostar. O barulho vai ajudá-lo a não se estressar ou ficar ansioso com ruídos externos.

  • 4 – Libere mais cômodos

Se antes da pandemia alguns cômodos eram proibidos para o pet, vale rever os espaços e abrir novas portas. Mesmo isolado em casa, procure dar mais liberdade ao cão, liberando mais um quarto ou local para ele explorar ou descansar. Mantenha as cortinas abertas e também as janelas, dentro do possível, para arejar o ambiente e deixar o sol entrar. É importante treinar o pet para relaxar em um ambiente reservado apenas para isso, lembrando que, para que eles fiquem bem durante a noite, precisam estar bem alimentados e sentindo-se seguros. Ter mais de um cômodo liberado ajuda nesse sentido.

  • 5 – Invista no conforto

Conforto, boa alimentação e hidratação são três ingredientes fundamentais para manter o pet saudável em tempos de isolamento. Portanto, invista em uma boa cama ou almofada sob medida, para que o seu cão se sinta feliz no aconchego do lar. O espaço dedicado ao descanso deve ter sombra e boa ventilação. Sem esquecer que, durante a pandemia, os cuidados com a higiene precisam ser redobrados. Banhos mais longos são bem-vindos. Caso saia com o pet para uma voltinha, ao retornar, é recomendado passar álcool gel nas patas do animal (brincando com ele até secar, para que não coloque na boca). Seja na quarentena ou em um dia de chuva, a dica mais simples é brincar bastante com seu pet, fazendo carinho, afinal, tudo vale a pena para divertir seu melhor amigo.


Leia também

Isis Valverde - (Foto: Reprodução/Instagram)

Gravidez

Isis Valverde posta foto grávida ao lado de amiga e faz declaração: "Alegria transborda"

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Menina morre em tubulação de piscina - (Foto: Reprodução)

Família

Menina de 8 anos é encontrada morta em tubulação de piscina em hotel luxuoso

Registro feito por Ana Paula Siebert ao lado de Roberto Justus - Reprodução/Instagram

Família

Roberto Justus fala sobre desgaste no relacionamento com Ana Paula Siebert: “Ela odeia”

Davi fala sobre ensinar filho a ser macho no BBB 24 - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Davi gera polêmica ao falar sobre filhos: "Tomara que não venha mulher"

Viih Tube comenta que não fará festão para segundo filho - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Viih Tube fala sobre trauma após confusão na festa de filha: "Seu irmão vai ser só um bolinho"

Fernanda Paes Leme fala sobre hormônios após expor crise na amizade com Bruno Gagliasso - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Fernanda Paes Leme comenta sobre fim da gravidez em meio a afastamento de Bruno Gagliasso