Publicado em 05/03/2021, às 15h51 por Helena Leite, filha de Luciana e Paulo
A influenciadora digital Bella Falconi usou as redes sociais na última quinta-feira, 4 de março, para contar aos internautas um pouco mais sobre a cirurgia que fez para fechar a diástase. Através dos Stories do Instagra, ela decidiu se abrir para tirar as dúvidas dos internautas sobre o procedimento que passou.
Ela começou contando um pouco mais sobre a cirurgia e disse que já havia feito um procedimento similar anteriormente. “Eu fiz, no ano passado, uma cirurgia para fechar a diástase por completo. Lembrando que a minha cirurgia anterior eu optei por não fazer ela por completo, só do meio para baixo, para tirar a hérnia e costurar do umbigo para baixo, porque eu não queria uma cicatriz grande, não estava pronta para fazer a cirurgia total porque tem que fazer a retirada de pele. Eu não estava preparada para isso, então optei por não fazer nessa primeira cirurgia, em 2018”, começou ela.
Mas, com o passar do tempo, veio a necessidade de fazer a cirurgia completa. “Minha diástase do umbigo para cima estava muito aberta, então tive que fazer a cirurgia completa”, contou. “Eu acredito que a necessidade vem antes da estética. Eu lutei muito, tentei alguns exercícios, cheguei a fazer algumas técnicas porque acredito que existem muitas técnicas que funcionam para fechar a diástase dependendo da mulher e do espaçamento. Mas no meu caso eu acabei desistindo, porque além dela estar muito afastada, eu não sou a pessoa mais paciente do mundo para fazer, eu confesso”, continuou.
“Isso estava me prejudicando em vários sentidos. Eu sentia fraqueza e senti meu estômago abalado. Depois que eu consultei um médico ele me explicou que é porque quando a gente fecha só parcialmente, ou seja, do umbigo para baixo, a parte de cima tende a ganhar uma pressão. Então basicamente minha hérnia umbilical voltou e eu comecei a sentir muita dor, mais do que antes”, disse. Ela completou, ainda, dizendo que não havia falado sobre a cirurgia antes por medo de banalizar algo sério e incentivar, de alguma forma, as seguidoras dela a fazerem o mesmo.
A diástase abdominal é quando acontece um aumento da pressão intra-abdominal, afastando os músculos. No caso das grávidas, com o crescimento do útero, pode estirar os músculos abdominais e, devido à frouxidão da linha alba e dos retos abdominais separados, um espaço de até 10 cm pode surgir entre os dois ventres do músculo reto ao final da gestação. “A diástase é a principal causa de flacidez abdominal e dores lombares pós-parto e deve ser prevenida e/ou tratada para que não cause danos maiores à saúde”, orienta Bianca Vilela, mestre em fisiologia, palestrante e fundadora da Bianca Vilela Saúde e Performance
Ainda nos Stories, Bella comentou que ela começou a se sentir muito mal, mesmo fazendo os abdominais que costuma fazer e, aliás, começou a sentir muita dor na hora de fazer esse exercício. Casos como esse servem para mostrar que mesmo mulheres que têm o hábito de fazer exercício estão suscetíveis à diástase. Segundo a educadora física Rô Nascimento, é extremamente importante entender que um abdômen definido não necessariamente é sinônimo de um abdômen saudável.
“Para esculpir um abdômen cheio de “gominhos” é preciso usar cargas nos exercícios e, na maioria dos casos, a musculatura mais profunda não sendo forte o suficiente para suportar essa sobrecarga acaba gerando uma pressão dentro da barriga, causando diástase. Aquela linha funda no meio da barriga que muitos admiram é diástase”, contou ela, em entrevista à Pais&Filhos. Portanto, assim como Bella, mesmo que você faça exercícios com frequência e tenha um corpo definido, é extremamente importante buscar ajuda médica quando sentir os sintomas da diástase.
Família
Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência
Família
Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach
Família
Ex-Tiazinha, Suzana Alves posta foto com enteado de 19 anos: 'Cara inchada de tanto chorar'
Família
Fenômeno raro 'chuva negra' atingirá região do Brasil após frente fria
Família
Camila Queiroz e Klebber Toledo falam sobre vinda do 1° filho: "Vai dar tudo certo"
Família
Padre Fabrício Rodrigues morre aos 29 anos após acidente com cavalo
Família
Filha mais discreta de Leonardo e agrônoma: conheça a madrinha de José Leonardo
Família
Mãe de Endrick posta reflexão profunda antes do anúncio de casamento do filho