Família

Bebê passa por cirurgia de emergência após engolir bolinhas de gel

A pequena Letty deu entrada no pronto-socorro, com um quadro de vômito - Reprodução/ Facebook
Reprodução/ Facebook

Publicado em 24/06/2023, às 19h06 por Sophia Dolores, filha de Lucineia e Nilo Júnior


Letty, uma bebê de apenas 1 ano de idade, deu entrada no pronto-socorro apresentando quadro de vômito. Após ser inicialmente liberada, sua mãe, Hannah Rief, a levou para uma segunda visita ao ambulatório, onde foi transferida de ambulância para um hospital especializado em cuidados pediátricos na cidade de Hastings, nos Estados Unidos.

A pequena Letty deu entrada no pronto-socorro, com um quadro de vômito (Foto: Reprodução/ Facebook)

Os médicos, diante dos sintomas de Letty, suspeitaram de uma possível obstrução no estômago. No entanto, a causa exata das náuseas e vômitos ainda era incerta. Durante uma entrevista ao programa Good Morning America, Hannah Rief compartilhou a angústia que sentiu diante da incerteza sobre o estado de saúde de sua filha.

“Havia muita incerteza e acho que essa foi a parte mais assustadora”, diz Hanna, mãe de Letty (Foto: Reprodução/ Facebook)

Foi durante a cirurgia de emergência, realizada com o intuito de identificar a causa do mal-estar de Letty, que os médicos fizeram uma descoberta surpreendente. No intestino da bebê, encontraram uma bolinha de gel com cerca de 2 cm de diâmetro. A revelação trouxe à memória de Hannah um episódio ocorrido dois anos antes, quando seu filho mais velho ganhou um brinquedo contendo essas bolinhas. Apesar de ter limpado a sala após a brincadeira, Letty deve ter encontrado uma das bolinhas no tapete e a engoliu sem intenção alguma.

O diagnóstico tardio ocorreu devido à coincidência entre a cor da bolinha de gel e a do intestino da bebê, o que dificultou sua identificação por meio de exames de raio-X. Hannah expressou sua preocupação com a possibilidade da bolinha estourar dentro do organismo de Letty, o que poderia levar a um problema ainda maior. Felizmente, os médicos conseguiram remover o objeto com sucesso e Letty, após uma semana de internação, está se recuperando em casa.

Letty foi levada para um hospital infantil de ambulância depois de engolir uma bolinha de gel (Foto: Reprodução/Good Morning America)

Atenção aos riscos

Esses polímeros químicos super absorventes, que podem aumentar em até 1.500 vezes seu tamanho quando colocados na água, podem atrair a atenção das crianças devido à sua aparência colorida e textura macia. No entanto, elas representam perigos significativos quando ingeridas, aspiradas ou inseridas em partes do corpo, podendo causar obstruções fatais.

A Academia Americana de Pediatria (AAP) ressalta a importância de agir rapidamente ao suspeitar que uma criança tenha engolido uma bolinha de gel. Entre os sintomas comuns estão a falta de apetite, letargia, vômito, chiado no peito, dor abdominal, constipação, inchaço abdominal e queixas de que algo está preso na garganta ou no peito. Portanto, é essencial buscar atendimento médico imediato ao identificar esses sintomas.

As bolinhas de gel parecem doces, por isso, as crianças podem ficar tentadas a engoli-las (Foto: Reprodução/ Freepik)

A fim de prevenir acidentes desse tipo, é recomendado seguir algumas medidas de segurança. Primeiramente, é importante aguardar até que todas as crianças da casa tenham, pelo menos, 3 anos de idade antes de permitir o uso desse tipo de bolinha de gel. Além disso, é aconselhável utilizá-las apenas em superfícies firmes, como mesas, e realizar uma limpeza minuciosa imediatamente após a brincadeira, pois as bolinhas secas podem ser difíceis de detectar no chão, devido ao seu pequeno tamanho.

Guardar as bolinhas de gel em recipientes hermeticamente fechados, em locais seguros e inacessíveis às crianças pequenas, também é uma medida preventiva importante. Além disso, é fundamental supervisionar constantemente as crianças durante o uso desses brinquedos, para evitar acidentes.

Inscreva-se já no 15º Seminário Internacional Pais&Filhos

O evento já tem data para acontecer: 28 de junho te esperamos presencial na Unibes Cultural, em São Paulo. Vai rolar palestras, mesa-redonda, bate-papos, sorteios, ativações e muito mais! Para participar, é só se inscrever aqui! Te esperamos por lá!

Veja também: De pecinha em pecinha

Olha só esse novo produto da linha TUDO da Ri Happy que chegou aqui na redação! Da coleção “Monumentos”, qualquer pessoa pode construir todo o sambódromo carioca Marquês de Sapucaí. Perfeito para brincar de arquiteto, engenheiro ou para ter aquela sensação de dever cumprido.


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Ex-esposa do cantor falou qual a real causa da morte de Nahim - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Ex-esposa de Nahim fala qual foi a verdadeira causa da morte do cantor

Nahim e a filha não se falavam desde 2019 - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Entenda o motivo da filha de Nahim ter sido proibida de ir ao velório do pai

Gisele Bündchen e Joaquim Valente - Reprodução: Instagram

Família

Gisele Bündchen termina namoro após piada do ex-marido

Nahim pediu para ter caixão no chão para se despedir dos cachorros - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Nahim tem despedida emocionante com caixão no chão para que os cachorros se despeçam do cantor

Ana Hickmann e Edu Guedes - Reprodução: Instagram

Família

'Cinco quartos, garagem e escritório': Edu Guedes dá detalhes de mansão com Ana Hickmann

Nadine se declarou para o neto após viagem - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Mãe de Neymar faz declaração para o neto após viagem: “Não sou só sua avó”

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho