Família

Ator de novela das sete, Mc Cabelinho se arrepende de fazer vasectomia antes de congelar sêmen

Mc Cabelinho fala sobre arrependimento de não congelar sêmen * - Reprodução/ Instagram
Reprodução/ Instagram

Publicado em 19/01/2023, às 15h49 por Redação Pais&Filhos


Ao ser entrevistado pelo podcast ‘PodPah’, o cantor e ator que faz parte do elenco da novela das sete da Rede Globo, Vai na Fé, fez um desabafo sobre o procedimento feito por ele no final de 2022.

O artista que atualmente namora com a atriz Bella Campos, conhecida pelo papel de Muda na novela Pantanal. Fez a revelação de ter se arrependido de não ter feito o congelamento de sêmenantes de realizar uma vasectomia:”Eu me arrependi só por um bagulho, porque quando fiz a vasectomia eu não congelei. Eu dei mole, tá ligado? Mas não quero ter filho agora”, contou ele no podcast.

Mc Cabelinho fala sobre arrependimento de não congelar sêmen
Mc Cabelinho fala sobre arrependimento de não congelar sêmen *(Foto: Reprodução/ Instagram)

“Quando eu pensei em fazer eu nem conhecia minha mina, já tava programado e ela super me apoiou. Até porque ela tá na segunda novela dela agora, não é legal pra ela também ter filho agora e daqui dois anos eu posso reverter o bagulho”, explicou ele sobre.

O artista ainda comentou sobre o fato da namorada, Bella Campos, não querer fazer uso de anticoncepcional: “Ela falou: ‘Foi até bom tu fazer porque eu não quero tomar remédio. Anticoncepcional faz mal’ e eu já ia fazer mesmo”, disse Cabelinho.

Apesar do arrependimento, o artista quando realizou o procedimento, deixou claro que poderia ser pai mesmo assim: “Quero deixar bem claro que posso ser pai quando eu quiser e, por isso, optei pela vasectomia reversível”

Reversão de vasectomia dá certo? Entenda o que é, qual o valor e como recuperar a fertilidade

A vasectomia é uma técnica cirúrgica considerada um método contraceptivo masculino definitivo, sendo uma das cirurgias mais realizadas no mundo inteiro. Só no Brasil, estima-se que quase 35 mil procedimentos sejam feitos todos os anos. Segundo os dados do Sistema único de Saúde (SUS), os números subiram 40,5% de 2009 para 2018.

De acordo com Marcos Sampaio, diretor e médico ginecologista da Clínica Origen de Medicina Reprodutiva, para a realização da cirurgia, segundo a lei de planejamento familiar nº 9263/1996, é necessário que o paciente tenha mais de 25 anos e, no mínimo, dois filhos vivos.

A vasectomia pode ser revertida, mas é preciso ficar de olho caso as expectativas da fertilidade não sejam atendidas (Foto: iStock)

Apesar de ser uma cirurgia de caráter definitivo, é possível realizar a reversão da vasectomia, como uma alternativa para ter mais filhos. Segundo a especialista em reprodução humana, Dra. Carla Iaconelli, mãe de Beatriz e Guilherme, é possível realizar o procedimento, mas pode depender do tempo de cirurgia e também da técnica utilizada.

O que é vasectomia? Qual o procedimento?

A cirurgia é simples e dura em torno de 20 minutos. De acordo com a médica, “é um método contraceptivo permanente, ou seja, é um procedimento que faz com que os espermatozoides não saiam no ejaculável. Com isso, o homem não consegue engravidara mulher”, explica. No dia seguinte à cirurgia, os cuidados são: gelo local, analgésicos e repouso.

Como fazer reversão de vasectomia

Carla comenta que a técnica dificilmente é irreversível, mas alerta que quanto mais tempo houver de cirurgia, o resultado pode não ser como esperado. Para o novo procedimento, o canal diferente é religado com a ajuda de microscópios, pinças e outras técnicas usadas pelo médico cirurgião.

Antes do procedimento, é importante ainda que o paciente se prepare para o pré-operatório como em qualquer outra cirurgia. Por isso, o especialista irá indicar uma série de exames como, por exemplo, varicocele, hidrocele ou ainda para haver se existe algum tumor ou hérnia no testículo.

É possível que a reversão da vasectomia dê errado?

Sim. “Existe o risco de não funcionar, de após a cirurgia os espermatozoides não saírem e o homem não voltar a ser fértil“, comenta Carla Iaconelli. Marcos completa ainda que: “Após 5 anos da cirurgia, a probabilidade de o homem engravidar a sua parceira começa a diminuir. Uma fibrose pode surgir no local, impedindo que o canal deferente seja reconectado, por exemplo”, explica.

Como saber se a cirurgia deu certo?

Apesar de ter a certeza se o procedimento deu certo só depois de dois meses, a mulher pode engravidar a partir da primeira relação sexual. Após a cirurgia de reversão da vasectomia, o recomendado é que o homem espere, pelo menos, uma semana para voltar a ter relações ou ainda até que os pontos caiam. Vale lembrar que a cirurgia não interfere no desempenho sexual do paciente.

E qual o principal motivo da reversão da vasectomia?

Geralmente, segundo a especialista, os homens que buscam a reversão da vasectomia se arrependem de terem feito o procedimento e querem ter mais filhos, seja pelo motivo de uma nova parceira, por exemplo, ou ainda porque decide continuar aumentando a família.

Como uma alternativa quando a reversão da vasectomia não funciona, o especialista pode indicar a Fertilização in Vitro para o casal (Foto: Getty Images)

Qual é o valor da reversão de vasectomia?

A reversão de vasectomia é mais comum de acontecer em clínicas privadas e, segundo dados do G1, os valores podem variar em torno de R$ 10 mil a R$ 15 mil. Pelo SUS, a cirurgia também pode ser realizada, mas o acesso é mais limitado e a fila de espera também é maior para a cirurgia.

A Fertilização in Vitro pode ser indicada

Quando a reversão de vasectomia não é atendida, o médico especialista pode indicar a Fertilização in Vitro (FIV) como alternativa de aumentar a família. Para a realização da FIV, a mulher passa por uma estimulação ovariana para desenvolver o maior número possível de óvulos. No dia da coleta dos óvulos, acontece também a de amostra seminal no homem.

No caso dos homens vasectomizados, é necessário realizar uma punção direto nos epidídimos ou testículos do paciente. Após a fase de coleta, o procedimento, que acontece em laboratório, insere os espermatozoides diretamente no óvulo, mesmo que o homem tenha um número pequeno de gametas. “Não é simplesmente reverter uma cirurgia no caso de fertilidade, nós temos que ver todos os aspectos no caso do casal. As vezes eles têm algum outro fator, como a idade da mulher, por exemplo, que não daria tempo de esperar os seis meses necessários para ver se cirurgia de laqueadura funcionou e a mesma coisa para a vasectomia. Então, muitas vezes, não existe esse tempo, então opta-se por fazer a Fertilização in Vitro”, comenta Carla.

Marcos completa que a técnica de FIV é indicada para os mais diferentes casos e de trazer diversas vantagens: “Além de ser a técnica de reprodução assistida que apresenta os percentuais mais altos de sucesso na gravidez, a FIV avançou consideravelmente nas últimas décadas e, hoje, permite o tratamento da infertilidadefeminina provocada por diversas causas, como idade avançada, distúrbios de ovulação, endometriose ou mesmo infertilidade sem causa aparente”, conclui.

Para saber ainda mais sobre o assunto, assista ao vídeo:

Quem é seu filho na hora de abrir o presente? Vem ver o vídeo do projeto #RirEBrincarÉSóComeçar e conta pra gente!


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Amanda Kimberlly confirma gravidez, mas não foi confirmada a paternidade de Neymar - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Suposta mãe de filha de Neymar foi vista com jogador em Barcelona na balada

Modelo que estaria grávida de Neymar aumenta rumores com escolha dos padrinhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Modelo que estaria grávida de Neymar convida irmã e amigo do jogador para padrinhos

Modelo apontada como mãe de filha de Neymar rebate notícia pela primeira vez - (Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Modelo que estaria grávida de Neymar quebra silêncio e fala pela primeira vez sobre boatos

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer