Família

89% dos médicos acreditam que o Brasil terá uma nova onda de covid-19, diz estudo

89% dos médicos acreditam que o Brasil terá uma nova onda de covid-19, diz estudo - Getty Images
Getty Images

Publicado em 07/07/2020, às 17h33 por Helena Leite, filha de Luciana e Paulo


89% dos médicos acreditam que o Brasil terá uma nova onda de covid-19, diz estudo (Foto: Getty Images)

Um estudo realizado pela Associação Paulista de Medicina apontou que 89% dos médicos creem que  haverá uma nova onda de coronavírus no Brasil. Destes, 9.4% compreendem que será ainda mais grave; 37,3%, igualmente grave; e 42,3%, menos grave. A pesquisa foi feita entre os dias 25 de junho e 2 de julho e é a terceira edição de pesquisas sobre os problemas e carênciasdos médicos no enfrentamento à Covid-19 e eventuais reflexos na assistência aos pacientesinfectados.

O estudocontou com a participação de 1.984 profissionais de todo o País, respondendo espontaneamente ao questionário estruturado online, via plataforma Survey Monkey. 60% dos profissionaisque responderam o questionário trabalham em hospitaise/ou unidades de saúde que atendem pacientes com coronavírus. Destes, 76,3% atendem, em média, 20 ou mais pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19 por dia, sendo que 53% têm sob sua responsabilidade até 5 enfermos. Quatro em cada dez dos médicospesquisados já acompanharam pacientes que vieram a falecer com suspeita ou confirmação de coronavírus.

Somente 28% deles, no entanto, se dizem plenamente capacitados para atender casos de Covid-19, em qualquer que seja a fase do tratamento. 72% admitem não ter conhecimentos aprofundados. Por isso, talvez, 57,2% façam papel de autodidatas e busquem informaçõescientíficas diretamente na literatura médica. Aliás, quando o tema é acesso a fontes de capacitação, 46% se atualizam via canais do Ministério da Saúde, 44,3% com as associações médicas e 43,4% citaram hospitais privados como fonte de informação.

Os médicos também responderam sobre a questão psicológica durante o enfrentamento da doença. 19% registram estar com mais medo de ser infectado agora do que no início da pandemia; 49,7% mantêm o mesmo nível de temor e 31,3% hoje acusam menos medo do que quando começou a pandemia. No geral, quando se diz respeito ao dia a dia do ambiente do trabalho, 63% se mostram apreensivos com a situação na qual estão vivendo

Isso já está refletindo na saúde desses profissionais. Sintomascomuns à Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional estão se tornando frequentes entre os médicos que cuidam de pacientes infectados com o novo coronavírus. Além disso, 69,2% disseram sofrer com ansiedade, 63,5% estresse, 50, 2% exaustão física/emocional e 49% sobrecarga.

No que se diz respeito a estrutura física e insumos dos hospitais, 59% dos que responderam a pesquisa disseram que a estrutura não está adequada ou segura. Os participantes comunicam, ainda, falta de aventais, óculos, luvas, álcool gel, entre muitos outros insumos. E o que é crítico: 13,4% acreditam que faltam leitos para pacientes que precisam de internação em UTI.

Pensando no futuro, 94,3% acreditam que provavelmente irão faltar médicos para adequada atenção à saúdeao longo da evolução da pandemia. E 59% têm conhecimento do aumento de problemas de saúde (agravados) por outras causas não relacionadas à Covid-19 em pacientes que deixaram de buscar atendimento em hospitais e consultórios por medo de infecção – especialmente AVC, infarto, câncer, problemas cardíacos e descompensação de doenças crônicas e psiquiátricas.

Os profissionais também comentaram a respeito da propagação de notícias falsas durante a pandemia. 69,2% dizem que as fake news interferem negativamente, pois levam algumas pessoas a minimizar (ou negar) o problema e, assim, a não observar as recomendações de isolamento social e higiene, ou a não procurar os serviços de saúde. Outros 48,9% falam que, em virtude das fake news, pacientes/familiares pressionam por tratamentos sem comprovação científica.


Leia também

Imagem Mãe que procurava bebê gêmea diz que filha foi encontrada m0rta nas enchentes do RS

Família

Mãe que procurava bebê gêmea diz que filha foi encontrada m0rta nas enchentes do RS

Nadja Haddad - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

M0rre filho recém-nascido da apresentadora Nadja Haddad: "Deus o recolheu e o poupou da dor"

Mensagens e frases para o Dia das Mães

Especiais / Dia das mães

Dia das Mães: mensagens, frases e legendas especiais para emocionar

Monatagem Endrick e Lara - Foto: Reprodução/ Instagram

Família

Pressão familiar fez Endrick terminar o seu primeiro namoro

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Bebê de 2 meses é resgatado no RS por motociclista: "Achei que era um brinquedo de tão pequeno"

Rafa Kalimann - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

Rafa Kalimann conta que perdeu bebê após abort0 espontâneo: "Essa dor não é normal"

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Dia dasmães, mensagens para avó - Créditos: Reprodução

Especiais / Dia das mães

Frases e mensagens de Dia das Mães para vó: veja inspirações especiais para a sua