Família

6 ideias de fantasias infantis simples e divertidas para serem feitas no Carnaval

Fantasia da Wandinha improvisada - Pinterest
Pinterest

Publicado em 15/02/2023, às 07h58 - Atualizado em 09/02/2024, às 07h58 por Redação Pais&Filhos


A festa mais colorida e mais animada está batendo na porta e a ansiedade só aumenta! Chegou o Carnaval e com ele as comemorações nas ruas pedem boas fantasias para curtir o evento mais divertido do ano. E para tornar essa folia ainda mais legal, uma ótima ideia é convidar as crianças para ajudar a prepará-las.

Não tem muito roteiro, o objetivo é usar a criatividade e principalmente os materiais que já possui para fazer criações únicas e personalizadas de acordo com o estilo do seu filho. Veja algumas opções e o passo a passo para vocês testarem:

1. Wandinha 

Desde que estreou na Netflix, a série Wandinhade Tim Burton tem feito sucesso com o público infantil. Então, que tal fazer uma fantasia improvisada inspirada na personagem?

Basta colocar uma camisa social branca por baixo de um vestido preto na altura dos joelhos ou um pouco acima. Quanto aos sapatos, estes também deverão ser pretos.

Fantasia da Wandinha improvisada (Foto: Pinterest)

Outro elemento que melhor caracteriza a fantasia de Wandinha são as tranças – elas com certeza não podem faltar. Desta forma, se a criança tiver cabelo longo, dá para fazer o penteado de cada lado da cabeça. Para quem for mais detalhista, dá para improvisar uma “mãozinha” com luvas descartáveis ou massinha.

2. Super-herói ou heroína

Além dos clássicos super-heróis que sempre são inspiração para fantasias, como Batman, Super-Homem, Homem-Aranha, Mulher-Maravilha e Mulher-Gato, também é possível criar a sua própria versão de super-herói ou heroína, personalizada para o seu filho.

Além de ser uma fantasia original, é possível criar toda uma narrativa com seu filho (Foto: Freepik)

Essa opção além de ficar original, também é colaborativa, o que estimula a participação da criança na criação: juntos vocês podem escolher as cores, o estilo do uniforme, quais serão os “super-poderes” e até um nome divertido para o personagem. Alguns itens que combinam com a produção são: meia-calça colorida, sungas, luvas, máscaras de pano para os olhos e, é claro, uma capa.

3. Moana

O material para a fantasia é muito simples: as flores são feitas de laços de fitas coloridas e a saia, de corda (mas também podem ser improvisadas de outras maneiras). Com uma blusa vermelha, amarela ou laranja, a criança já virou a própria Moana.

Nunca foi tão fácil ser uma princesa, basta criatividade (Foto: Pinterest)

4. Pinóquio

Para essa produção, uma blusa amarela, uma bermuda vermelha e uma gravata azul bastam. Se quiser incrementar, escolha luvas brancas e um colete preto. O toque final fica por conta do chapéu amarelo, facilmente encontrado em lojas de fantasias. Se quiser produzir um nariz, use uma cartolina na cor da pele da criança e dobre-a em forma de cone, de maneira que ela fique mais fina. Amarre um elástico para pendurar na cabeça e está pronto!

Só não vale falar a verdade (Foto: Pinterest)

5. Baby shark

Das telas do YouTube pros blocos infantis! A música que é hit entre as crianças também é uma ótima ideia de fantasia para o carnaval. Com um pouco de criatividade, retalhos de tecido, linha e agulha (ou cola) é possível transformar o seu filho em um tubarão.

Apesar de pedir um pouco mais de habilidade com a costura, o resultado da fantasia fica incrível (Foto: Reprodução/Pinterest/Hayla Yasmine)

O primeiro passo é definir a cor do tubarão: rosa, azul, amarelo, cinza ou a que você quiser. Depois de encontrar um tecido dessa cor, corte-o no formato de uma “touca”, como aquelas de toalhas de banho para criança, que será a cabeça do tubarão. Quando estiver pronta, você pode costurar ou colar com cola quente ou cola universal os detalhes, como dentes, olhos e barbatanas. Para os mais talentosos com costura, vale criar um macacão para compor a fantasia, ou escolher roupas para o seu filho da mesma cor da cabeça de tubarão e partir para a folia!

6. Máscaras carnavalescas 

Essa é uma fantasia que vocês podem fazer em conjunto! Basta cortar uma cartolina, de preferência bem colorida, no formato de uma máscara típica do carnaval. Com dois furinhos nas em cada ponta do objeto, você passará uma cordinha para que ela possa ser colocada no rosto.

A máscara é uma forma simples de se fantasiar, mas que contém todo o espírito e estilo da festa (Foto: Pexels)

Máscaras de carnaval são conhecidas pelos traços coloridos e dramáticos, então é hora de deixar a imaginação correr solta enquanto você e seu filho decoram suas máscaras. Vale pintar, fazer colagem de imagens e tecidos e até apliques, como pedras, glitter, lantejoulas e penas – tudo com uma pistola de cola quente.

Achou muito difícil?

Quem quiser praticidade pode recorrer às fantasias e adereços já prontos. A Ri Happy, por exemplo, tem uma sessão especial só de fantasias, serpentinas e confettis que garantem a diversão para toda a família! As opções de roupas vão desde Sonic, Harry Potter, sereia, astronauta e até dinossauro. Vale a pena conferir.

Cuidado com tintas e glitter

Se faltou tempo para encontrar os acessórios para as fantasias infantiscitadas a cima, dá para improvisar usando alguns produtos como tinta facial infantil e glitter diretamente no corpo. Mas é muito importante que todos os produtos tenham certificação e aprovação dermatológica, além da classificação de acordo com a idade do seu filho.

Diferentes pinturas podem ser feitas no rosto, basta ter criatividade (Foto: Pexels)

Apesar de ser uma solução muito mais legal, é preciso tomar muito cuidado quando for passar algum produto no corpo das crianças, já que eles podem causar uma reação alérgica – que nem sempre vão aparecer imediatamente. “Os sintomas podem aparecer até 24 horas depois da exposição ao produto”, conta Valéria Marcondes, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia. Por isso é importante evitar as regiões dos olhos, nariz e boca.

Sprays para cabelo colorido, por exemplo, precisam ser testados antes. Mesmo sendo facilmente removidos, eles podem causar uma reação alérgica no couro cabeludo, que resseca e descama. Para ter certeza de que é seguro usar o produto, Valéria recomenda fazer um teste. Passe um pouco do spray no braço. Além disso, vale lembrar que é mega importante limpar bem a cabeça para tirar qualquer resto de tinta depois da folia.

O uso de protetor solar antes das pinturas também é de extrema importância (Foto: Pexels)

As tintas guaches, por ter algumas substâncias que não são próprias para a pele, também podem causar irritação. “Além da dermatite, há um risco de quadro alérgico que pode prejudicar até mesmo a respiração”. O ideal é usar produtos aprovados dermatologicamente e lavar bem a região depois.

O glitter, biodegradável ou feito de plástico não-tóxico, pode ser passado no rosto e no corpo. Com uma ressalva: a aplicação precisa ser feita longe da região dos olhos. Evite uso de colas e prefira um creme corporal que já é de uso da criança.

Fique ligado no prazo de validade das tintas, purpurinas e lantejoulas. Se for brincar com aquelas espumas, que parecem neve artificial, também vale atenção, principalmente com as crianças mais novas, porque pode causar irritação nos olhos e na garganta. Seguindo essas dicas de segurança a diversão do carnaval da sua família está garantida!

Diário de bordo: tudo o que rolou na nossa viagem com a MSC Seashore!


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Menina morre em tubulação de piscina - (Foto: Reprodução)

Família

Menina de 8 anos é encontrada morta em tubulação de piscina em hotel luxuoso

Ticiane Pinheiro e família - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Sabrina Sato compartilha momentos da viagem para Paris com Zoe, Nicolas Prattes e família do ator - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Sabrina Sato se declara para Nicolas Prattes após Duda Nagle anunciar separação

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar