Família

Veja 16 filmes infantis inesquecíveis que já ganharam o Oscar

Esses filmes divertem toda a família!

A REDAÇÃO PAIS&FILHOS

O Rei Leão (Foto: Shutterstock)

O Rei Leão ganhou duas estatuetas na premiação (Foto: Divulgação)

Amanhã, dia 28, será realizada a 88ª edição do Oscar. A cerimônia ocorre anualmente desde 1929 em Hollywood, na Califórnia, nos Estados Unidos. Neste ano, “O Menino e o Mundo”, do diretor Alê Abreu, é a primeira animação independente brasileira a concorrer ao prêmio.

Enquanto aguardamos a transmissão do evento, aproveitamos para fazer uma lista com 16 filmes de animação inesquecíveis que já levaram a estatueta dourada para casa.

1- Branca de Neve e os Sete Anões (1938)

Anúncio

FECHAR

No 11º Oscar, no ano de 1939, o primeiro longa-metragem da Disney ganhou uma estatueta honorária. Além da estatueta em tamanho original, ele levou para casa mais sete estatuetas em miniatura por ter sido uma inovação na sua época e o pioneiro no ramo do entretenimento. Que homenagem!

2- A Pequena Sereia (1989)

Na 62ª edição do Oscar, o filme ganhou os prêmios de Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original por “Under the Sea” (cantada pelo caranguejo mais querido dos desenhos!). A última animação desenhada no papel contou com a composição de Alan Menken para as músicas. Ele nunca havia trabalhado com a Disney antes e levou logo de primeira duas estatuetas. Veja o trailer:

3- A Bela e a Fera (1991)

Sendo a primeira animação a concorrer ao Oscar de Melhor Filme, o longa ganhou nas categorias de Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original por “Beauty and The Beast”. A cantora e compositora Céline Dion e o cantor Peabo Bryson deram voz a música, que ganhou o Grammy de Melhor Dueto daquele ano. 

4- Aladdin (1992)

A animação também ganhou o Oscar de Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original por “A Whole New World” (quem já quis voar em um tapete mágico, com certeza vai lembrar da cena em que o Aladdin e a Jasmine cantam a versão portuguesa “Um Mundo Ideal”). O compositor é o Alan Menken, o mesmo de “A Pequena Sereia”. 

5- O Rei Leão (1994)

O musical da Disney ganhou o Oscar de Melhor Trilha Sonora, que foi elaborada por Hans Zimmer, um dos músicos mais conhecidos de Hollywood. O longa também levou para casa a estatueta de Melhor Canção Original por “Can You Feel The Love Tonight” (cena protagonizada pela Nala e o Simba), composta pelo pianista e cantor Sir Elton John e com letras do compositor e letrista Tim Rice. 

6- Monstros S.A (2001)

Sendo indicado em quatro categorias, o longa de animação ganhou o prêmio de Melhor Canção Original por “If I Didn’t Have You”. A canção foi composta pelo Randy  Newman, compositor e pianista, que levou sua primeira estatueta naquele ano. Você sabia que a ideia para o filme aconteceu em 1994 em um almoço da Pixar, onde eles tiveram a ideia para outros filmes como “Procurando Nemo”, “Vida de Inseto” e “Wall-E”? Demais! 

7- Shrek (2001)

O filme foi ganhador do primeiro Oscar de Melhor Filme de Animação em 2002 (sim, essa categoria só passou a existir naquele ano!) e também foi indicado a Melhor Roteiro Adaptado. O personagem principal do filme foi criado em 1991 pelo escritor William Steig e foi apenas cinco anos depois que a DreamWorks SKG e a Pacific Data Images começaram a trabalhar no filme. 

8- Procurando Nemo (2003)

O filme é a quinta animação computadorizada lançada entre a parceria Disney e Pixar e foi vencedor do Oscar de Melhor Animação e indicado a outras três categorias.  A peixe Dory (aquela que canta “continue a nadar, continue a nadar, nadar, nadar, para achar a solução…”) fez tanto sucesso que ganhou um filme só para ela. O longa “Procurando Dory” tem lançamento previsto para ainda este ano. 

9- Os Incríveis (2004)

Lançado logo depois de “Procurando Nemo”, o longa levou a estatueta de Melhor Filme de Animação na 77ª edição do prêmio. Foi o primeiro filme a usar personagens com o físico mais próximo de pessoas reais. Para isso, a Pixar desenvolveu uma nova tecnologia que reproduzia os músculos dos humanos de forma mais parecida com o real.

10- Ratatouille (2007)

Em 2008, o longa ganhou Oscar de Melhor Filme de Animação e foi indicado em mais quatro categorias. O filme recebe o nome de um prato francês criado no século XVIII na região da Provença, França. Para fazer a animação, a equipe cozinhou e fotografou mais de 270 tipos de pratos diferentes e tirou mais de 4500 fotos de Paris que serviram de referência na hora de produzir as imagens.

11- Wall-E (2008)

Ganhou o prêmio de Melhor Filme de Animação e foi indicado a Melhor Roteiro Original, Melhor Trilha Original, Melhor Canção Original, Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som. O nome Wall-E é uma sigla para Waste Allocation Load Lifter – Earth Class, que  significa Levantador e Alocador de Lixo – Classe Terrestre (em tradução livre).

12- UP – Altas Aventuras (2009)

O filme ganhou o Oscar de Melhor Filme de Animação e Melhor Trilha Sonora. Além disso, foi o primeiro filme da Pixar a ser indicado para a categoria de Melhor Filme. Ainda recebeu indicações para Melhor Edição de Som e Melhor Roteiro Original. Você sabia que esse é o primeiro filme produzido em Disney Digital – 3D? Além disso, na casa do personagem Fredricksen foram amarrados 10.297 balões.

13- Toy Story 3 (2010)

O terceiro filme de uma das trilogias de animação mais famosas ganhou Oscar de Melhor Filme de Animação e Melhor Canção Original por “We Belong Together”, cantada pelo compositor e pianista Randy Newman. O primeiro filme da série foi indicado a foi indicado à três categorias, sendo elas: Melhor Trilha Sonora, Melhor Roteiro Original e Melhor Canção Original por “You’ve Got a Friend In Me”, mas não levou nenhum prêmio.

14- Valente (2012)

O filme ganhou o Oscar de Melhor Filme de Animação em 2013. Foi a primeira produção da Pixar a contar com uma protagonista mulher e também foi o primeiro conto de fadas do estúdio. A animação tinha também a ideia de construir uma imagem de uma princesa independente, por isso que a própria Merida que limpa o seu cavalo, Angus. 

15- Frozen (2013)

O filme trouxe a primeira estatueta de Melhor Filme de Animação para os estúdios Disney, que nunca tinha ganhado (a Pixar havia levado todas as anteriores). Além disso, o filme ganhou a categoria de Melhor Canção Original com “Let It Go”. É a única animação na lista dos dez filmes com maior bilheteria da história. Você sabia que o cabelo da Elsa tem 420.000 mil fios desenhados? São tantos detalhes que chega a ter mais fios do que o cabelo da Rapunzel. Veja o trailer:

16- Operação Big Hero (2014)

O filme venceu o último Oscar de Melhor Filme de Animação, que ocorreu em 2015. Do mesmo diretor de Frozen, o longa foi inspirado em um quadrinho da Marvel, mas há uma série de alterações que vão desde nomes até pontos da própria história.