Publicado em 08/01/2020, às 12h30 - Atualizado às 12h48 por Nathália Martins, Filha de Sueli e Josias
Uma pesquisa revelou alguns benefícios surpreendentes de se tornar mãe mais velha para você e seu bebê. Aqui estão algumas vantagens:
Embora possa também ser o benefício de menos estressee a capacidade de obter mais conhecimento através da educação, os estudos mostram que ter filhos mais tarde na vida pode torná-la mentalmente mais poderosa à medida que envelhece.
Um estudo publicado no Journal of the American Geriatrics Society testou 830 mulheres de meia idade para determinar se havia um vínculo entre ter um bebê mais tarde e a potência cerebral. Eles descobriram que as mulheres que tiveram seu último filho após os 35 anos tinham cognição mais aguçada e memória verbal. Eles também descobriram que as mulheres que tiveram seu primeiro filho após os 24 anos de idade eram melhores na resolução de problemas do que suas colegas que tiveram filhos antes dos 24 anos de idade.
É claro que você protegerá seu filho da melhor maneira possível, independentemente da sua idade. No entanto, vários estudos apontam para o fato de que o risco de uma criança sofrer uma lesão não intencional que requer atenção médica diminui com o aumento da idade materna.
Um estudo em particular, publicado no British Medical Journal em 2012, constatou que, aos três anos de idade, o risco de lesão não intencional de uma criança diminuiu de 36,6% para mães de 20 a 28,6% para mães de 40 anos. Outro estudo mais recente no Japão, que analisou os riscos de lesões não intencionais e internações hospitalares aos 18 e 66 meses de acordo com a idade materna, chegou à mesma conclusão.
“Embora as razões exatas para menos lesões não sejam conhecidas, é claro que um benefício para a saúde de nascer de uma mãe mais velha é a menor probabilidade de sofrer uma lesão não intencional”, diz Patricia Salber, fundadora e editora-chefe da pesquisa.
É óbvio que o senso de maturidade acompanha a idade e isso é um papel importante na educação dos filhos. Em um estudo de março de 2017 publicado na revista European Journal of Development, pesquisadores holandeses analisaram o desenvolvimento psicossocial de dois grupos de crianças com idades entre 7, 11 e 15. Um grupo nasceu de mães com mais de 31 anose o outro nasceu de mães com menos de 31 anos. Ao analisar seu desenvolvimento psicossocial, ficaram surpresos ao descobrir que mães mais velhas eram menos propensas a repreender ou disciplinar fisicamente seus filhos.
“No geral, os filhos de mães mais velhas se comportaram melhor, bem socializados e emocionalmente saudáveis na pré-adolescência”, diz Salber. “Em outras palavras, os comportamentos parentais mais relaxados das mães mais velhas parecem ter valido a pena para esses jovens”.
Quanto mais você esperar para ter filhos, maior será a probabilidade de seu filho entender os níveis mais avançados de tecnologia. “Filhos de pais mais velhos se beneficiam do progresso educacional, tecnológico e social que foi feito durante os anos de atraso no parto”, diz Kameelah Phillips, ginecologista obstetra na cidade de Nova Iorque. “Um estudo sueco observou que, quando esses avanços são considerados, os filhos de pais mais velhos tendem a ser mais saudáveis e mais educados”.
Se você tem a vantagem de terminar seu curso e dedicar seu tempo ao desenvolvimento de sua carreira profissional, faz sentido que você tenha mais chances de ganhar um salário mais alto do que uma mãe que teve um filho antes de estabelecer sua carreira.
“Os estudos mostram que os filhos de mães mais velhas permanecem no sistema educacional por mais tempo, se saem melhor em testes padronizados e têm maior probabilidade de ir para a faculdade do que seus colegas nascidos de mães jovens”, diz Salber. “O efeito de melhores resultados relacionados ao status socioeconômico provavelmente afeta os resultados de saúde da prole ao longo da vida”.
“Algumas pessoas pensam que ter bebês no final da vida significa que você não terá energia para acompanhar crianças pequenas ou que você não estará presente para os principais eventos da vida, como se casar ou ver seus netos”, diz Salber. Mas isso está completamente errado! Um estudo de 2015 publicado na Menopausa descobriu que mulheres que têm filhos após os 33 anos têm duas vezes mais chances de viver até os 95 anos do que mulheres que tiveram seu último filho antes dos 30 anos.
Leia também:
Gravidez tardia: existe idade limite para engravidar?
Dany Bananinha vai ser mãe aos 43 anos: tudo que você precisa saber sobre gravidez tardia
IBGE chama atenção para o aumento no número de mães com mais de 30 anos
Criança
Dia da Mochila Maluca: 10 ideias divertidas e criativas para a Semana da Criança
Criança
Dia do Cabelo Maluco: 12 ideias fáceis para fazer na Semana da Criança
Notícias
Luciana Gimenez fala sobre gravidez de terceiro filho aos 54 anos: "Sonhos e desejos"
Família
Dia do Cabelo Maluco: 10 ideias diferentes para inovar no penteado do seu filho
Criança
40 brincadeiras e atividades para o Dia das Crianças
Criança
Dia da Mochila Maluca: 8 ideias super diferentes para o seu filho arrasar na escola!
Top dos Tops
Ofertas do dia: Galaxy S23 Ultra da Samsung com descontos de até 53%
Notícias
Atriz de Floribella fala pela 1ª vez após morte do filho de 6 anos em incêndio