Especiais / Seminário

Marcela Mc Gowan fala sobre falta de libido feminino e o sexo após ter filhos no 15° Seminário Internacional Pais&Filhos

Marcela Mc Gowan - Divulgação
Divulgação

Publicado em 28/06/2023, às 12h03 - Atualizado em 02/07/2023, às 11h29 por Beatriz Rodriguez, filha de Rogeria e Walter


O 15° Seminário Internacional Pais&Filhos está acontecendo nesta quarta-feira, 28 de junho, diretamente da Unibes Cultural, em São Paulo. A terceira palestra do dia foi feita por Marcela Mc Gowan. Ela é médica ginecologista e obstetra, especialista em Sexualidade, comunicadora, apresentadora, influenciadora e empreendedora. Além disso, foi uma das participantes da 20ª edição do reality show Big Brother Brasil. Com o tema “Sexo também faz parte da história”, ela ressaltou a importância do casal manter a vida sexual ativa após o nascimento dos filhos.

Marcela disse que as questões envolvendo a sexualidade feminina ascenderam em sua vida durante a residência, pois ela percebeu que muitas mulheres tinham dúvidas sobre o assunto. A médica afirma que muitas das queixas sexuais que as mulheres relatavam ela não tinha respostas médicas para isso, então decidiu se especializar na área para poder ajudar outras pessoas.

Na ocasião ela falou sobre a falta de desejo sexual ao longo da vida.“A mulher no puerpério está sobrecarregada e o desejo sexual não deve ser cobrado. É importante conversar sobre isso. Bons relacionamentos são os que têm as conversas mais difíceis. Sexo é ajuste, porque ninguém é o mesmo pelo resto da vida”, ela explica.

A Marcela disse que até hoje em 2023 a maior dúvida que recebe é como as mulheres podem ter orgasmos com a penetração. Isso porque a sexualidade feminina é vista como complexa, difícil e é muito mal compreendida. A  médica afirma que a diminuição do desejo sexual acontece por conta de fatores como: alterações hormonais devido à amamentação, grande mudança de papel, diferença de papéis entre gêneros, ressentimento e a perda de autonomia.

“Mulheres sobrecarregadas não tem tesão. O estresse deixa o seu corpo em modo de sobrevivência e por isso não aparece tesão. O sexo entra na categoria de lazer e acaba ficando sem tempo isso após ter filhos”.

Durante a palestra ela cita que a falta de comunicação e uma rotina corrida atrapalhando a vida sexual das mães. E se o parceiro não pensa em tratar isso, provoca um distanciamento no  relacionamento, o que impacta no libido, troca afetiva e falta de intimidade. “Ter um filho junto é partilhar uma respostasabilidade. O trabalho doméstico não é visto como trabalho”, ressalta Marcela.

“O sexo não tem a ver com a falta de amor. O amor dentro de um relacionamento é uma construção de duas pessoas que vivem uma vida juntos e têm sentimentos. A falta de sexo não é um indicativo da falta de amor”, explica a médica.

Programação 15° Seminário Internacional Pais&Filhos 

  • 8h30 | Welcome coffee
  • 9h | Abertura
  • 9h30 | Palestra – Onde fica o pai nessa história? – Marcos Piangers
  • 10h30 | Palestra – Era uma vez… Uma mulher – Alexandra Loras
  • 11h40 | Bate-papo – Cuidados Maternos – Erica Mantelli
  • 12h20 | Almoço
  • 13h20 | Palestra – Sexo também faz parte da história – Marcela Mc Gowan
  • 14h30 | Bate-papo – Gravidez (des)romantizada – Dr. Igor Padovesi
  • 15h | Palestra – Um mundo (não tão) ideal – Renato Noguera
  • 16h | Coffee break
  • 16h20 | Bate-papo – Um capítulo de cada vez – Mariana Arasaki
  • 16h50 | Mesa-redonda – Um outro “felizes para sempre”
  • 19h | Encerramento

Um outro “felizes para sempre”: conheça o tema do 15° Seminário Internacional Pais&Filhos

Quando aqueles dois riscos no teste de gravidez aparecem, um novo mundo é idealizado. É comum pensar no futuro e planejar cada passo que será tomado antes e depois da chegada daquele novo membro na família, e que por esse planejamento, tudo acontecerá da forma mais tranquila possível. A amamentação será fácil, os pais não precisarão de rede apoio antes de começar a trabalhar, as oito horas de sono por noite ainda estarão na rotina… Mas a gente precisa te contar uma coisa: ter filho significa mudar todas as expectativas!

No momento em que aquele bebê chega, nasce uma mãe, nasce um pai, nasce uma rede de apoio. Tudo mudou, e você não será mais a mesma pessoa de antes. Junto da grande alegria de ter o filho nos braços, também vem o cansaço, a culpa, a sobrecarga… E todo aquele mundo perfeito vai por água abaixo. Melhor do que buscar uma realidade igual dos contos de fada, é buscar a sua própria felicidade na realidade em que você vive. Afinal, todos estão vivendo essa experiência pela primeira vez (mesmo que já seja o segundo, terceiro, quarto filho, porque nenhuma criança é igual a outra) e bebês não vem acompanhados de um manual de instruções até a vida adulta.

É importante que as expectativas sejam criadas de acordo com cada realidade (Foto:Freepik)

Saber criar a sua própria história é o essencial. Esqueça aquela perfeição dos contos de fadas! O tema do 15° Seminário Internacional Pais&Filhos é Um outro “felizes para sempre”. É buscar a sua felicidade nesse novo mundo, o mundo da parentalidade! Ser mãe e pai é uma escolha que vem acompanhada de diversas opções de “viveram felizes para sempre”. Lembre-se: só criam filhos felizes pais e mães felizes.


Leia também

Fernanda Paes Leme fala sobre hormônios após expor crise na amizade com Bruno Gagliasso - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Fernanda Paes Leme comenta sobre fim da gravidez em meio a afastamento de Bruno Gagliasso

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Gêmeas siamesas falam sobre relacionamento - (Foto: reprodução/TikTok)

Família

Gêmeas siamesas falam sobre relações íntimas após uma assumir namoro

A bartolinite é uma infecção que ocorre nos cistos de Bartholin, causando uma inflamação na região da vagina - Freepik

Família

Bartolinite: o que é a bola inchada na vagina e como tratar a infecção

Post de Bruno Gagliasso é interpretado como indireta para Fernanda Paes Leme - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Texto de Bruno Gagliasso depois de Fernanda Paes Leme revelar distanciamento é visto como indireta

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Manu Bahtidão desiste de fazer apresentação no aniversário de Lua e se diz envergonhada - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Manu Bahtidão pede desculpas e dá veredito sobre polêmica na festa de Lua