Vai na Tua 📢

"Vai na Tua": tudo o que rolou na mesa-redonda do 16º Seminário Internacional Pais&Filhos

A mesa-redonda foi demais! - Pais&Filhos
Pais&Filhos

Publicado em 01/12/2023, às 16h59 por Redação Pais&Filhos


O 16º Seminário Internacional Pais&Filhos está quase chegando ao fim! E para terminar o dia com chave de ouro, rolou uma mesa-redonda pra lá de especial. Para falar sobre o tema "Vai na Tua", recebemos Ana Carolina Oliveira, Eliezer, Luana Safire, Tina Calamba e Priscilla Montes. A conversa toda foi mediada pela apresentadora do seminário e editora-executiva da Pais&Filhos, Andressa Simonini, filha de Branca Helena e Igor.

Ana Carolina é mãe de Isabella, Miguel, de 7 anos, e Maria Fernanda, de 3 anos. No dia 29 de março de 2008, ela passou pela experiência mais dolorosa de sua vida ao perder a primeira filha, Isabella Nardoni, de apenas 5 anos. Hoje, após 15 anos, ela conta como encontrou forças para reconstruir a vida e se tornar mãe novamente.

No bate-papo, Ana falou sobre o processo. "Desde que tudo aconteceu, minha primeira luta foi por justiça. Nunca por vingança, mas justiça. A busca por viver em si, ela vem depois. Primeiro foi aquela coisa exaustiva, notícia após notícia, e essa justiça veio após dois anos. Passado o julgamento então veio uma missão de vida: eu decidi que queria reconhecer a Carol, percebi que eu merecia viver. E não é uma escolha fácil porque é muito mais fácil cair e chorar do que buscar essa reconexão.  E eu me orgulho muito por isso ter sido feito com muita dignidade", diz.

A respeito da segunda experiência da maternidade, com o filho Miguel, ela também comenta que a terapia auxiliou bastante ao lidar com o assédio da imprensa. "Todo mundo queria saber quando eu ia engravidar de novo, então quando eu anunciei fui muito sufocada. Hoje eu sei lidar com isso, mas na época eu não sabia. Ligava para minha médica chorando", diz. 

Mesa falou sobre qual foi o "Vai na Tua" de cada um na criação dos filhos 

Eliezer é pai de Lua, fruto do relacionamento com Viih Tube, influenciador e empreendedor. Em nossa mesa-redonda, o pai de primeira viagem contou que no começo, sentia muita frustração. "Me sentia um péssimo pai por não estar no mesmo ritmo que a Viih, que desde o primeiro mês entendia cada carinha dela, cada expressão. Eu sentia muito medo também porque o nosso relacionamento em si era muito recente, a gente nem se conhecia direito ainda. Foi quando eu decidi que precisava buscar informação, fazer muitos cursos, ler muito. Eu coloquei na cabeça que eu precisava me sentir seguro e deixar a Vitória segura também”.

O ex-BBB também comentou o assédio do público: "a Victória sabe lidar com isso há mais tempo, mas para mim é muito novo. Então chegou um momento que eu sugeri: 'vamos parar tudo, vamos parar com isso [o trabalho na internet]'. Eu tentei convencer a Vitória a ter a Lua nos Estados Unidos, para diminuir os ataques por aqui. Então nós entendemos que não ia resolver, só precisamos aprender a lidar. Mas eu senti muito pânico, porque a Lua não sabe nem falar o nome dela e já recebe tantos ataques".  Ao fim do bate-papo, Eliezer aceitou o convite da Pais&Filhos para assinar uma coluna sobre paternidade na revista. 

Luana Safire é mãe de Gabriel e idealizadora do projeto “Ébano Brasil” de combate ao racismo, reconhecido nacionalmente por ter como objetivo principal ações de educação antirracista, e também o de acolhimento de crianças vítimas dessa violência emocional, que pode causar danos e sequelas na vida pessoal e profissional da vítima para o resto da vida.

Educadora desde 1977, ela falou sobre algo que entende bem: a necessidade de autocuidado e autopreservação na maternidade.  “Com o tempo eu fui aprendendo e hoje eu me coloco no lugar de me permitir parar e dizer que naquele dia não vou fazer nada. Esse recolhimento é fundamental também porque nós lidamos com feridas muito profundas, como o racismo, que exigem muito de nós e adoecem também. Mas eu também consigo me permitir isso porque tenho uma grande rede de apoio".

Sobre a educação antirracista desde a primeira idade, a educadora pontuou que "todos que estão aqui são a ancestralidade de alguém, então eu preciso ser o melhor hoje. Fazer o melhor para o meu filho e lutar por um futuro melhor a partir do que eu ensino para ele. Acredito também que é um exercício de fé, porque é esse olhar no futuro que faz com a gente mire numa sociedade melhor", acrescentou ela. 

Tina Calamba é mãe de Alana e Raquel, renomada modelo e comunicadora angolana. "Quando engravidei eu já morava no Brasil, longe da minha família, e confesso que achei isso muito legal porque ninguém poderia se meter na educação das minhas filhas. Claro que existe um lado negativo também, e pra passar por ele eu precisei criar uma rede de apoio", disse ela na mesa-redonda. A comunicadora também contou que as diferenças culturais entre Brasil e Angola, como o parto natural que lá é muito mais facilitado que aqui, contribuíram para uma depressão pós-parto.

Ela, que também é ex participante do Big Brother Brasil, contou que precisou de estratégias para proteger as filhas de eventuais ataques durante sua passagem pelo reality. "Antes de entrar eu excluí todas as fotos com elas, tentei blindar ao máximo. Hoje, em relação à presença delas nas redes, eu busco um equilíbrio no qual tento monitorar, mas sem vetar o acesso", conta. 

Priscilla Montes é mãe de Gael,  educadora parental certificada pela Positive Discipline Association (PDA), advogada e influenciadora digital. É pós-graduanda em Neurociências e Desenvolvimento Infantil pela PUC-RS. Na conversa, ela contou sobre a sua mudança de profissão.

"No meu caso, a maternidade me mudou pessoalmente e profissionalmente. Eu tinha muitas certezas durante a gravidez, era cheia de planilhas de excel na geladeira, e quando ele nasceu eu percebi que não sabia lidar com nada daquilo. Conforme ele foi crescendo e eu fui entendendo um pouco o que eu não queria reproduzir de um ciclo violento de traumas, que eu precisava me munir e buscar um conhecimento sobre educação positiva e outras perspectivas de educação. Foi quando eu comecei a falar sobre o assunto na internet apenas para ajudar outras mães e quando percebi isso tinha virado um trabalho", disse.

Programação 16° Seminário Internacional Pais&Filhos 

Vai na tua: o tema do 16º Seminário Internacional Pais&Filhos

Diante de tantas pressões da sociedade e rotina para você ser a mãe perfeita, cobrança por parto normal, amamentação em livre demanda, criação sem telas, comunicação não violenta, alimentação orgânica, exclusão de chupeta e mamadeira… Ufa! É quase impossível atingir todas as expectativas que descarregam em nós, o que leva a sobrecarga, insegurança e um sentimento de confusão.

seminário
Confie no seu instinto: isso que iremos debater no 16º Seminário Internacional Pais&Filhos (Foto: Shutterstock)

Estamos encarando uma geração de supermães que carregam o peso de expectativas e cobranças diferentes das nossas mães e avós. Mulheres que estão desconectadas da própria intuição com medo de não ser a mãe perfeita. Mulheres que são elogiadas por todos enquanto cumprem uma expectativa irreal de maternidade, mas que se sentem mais sozinhas do que nunca.

Mas a maior verdade no meio de tanta informação e julgamento é que ninguém no mundo conhece seu filho melhor do que você. Não tenha medo de confiar no que você acha que é melhor para a sua vida e para o seu filho. E se der medo, vai com medo mesmo. Afinal, você sabe da sua realidade. Por esses e tantos outros motivos, reforçamos no 16º Seminário: vai na tua. Confie!


Leia também

Manu Bahtidão desiste de fazer apresentação no aniversário de Lua - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Manu Bahtidão se nega a fazer show em festa de 1 ano de Lua após chegar horas atrasada

(Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

Manu Bahtidão se pronuncia após não fazer show em festa de 1 ano da filha de Viih Tube e Elizer

Davi mora na periferia de Salvador - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Esposa de Davi, do 'BBB 24', mostra casa humilde onde eles vivem na periferia de Salvador

Wanessa vive na mansão da mãe - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Wanessa Camargo mora em mansão luxuosa da mãe após separação e 'problemas financeiros'

Gêmeas siamesas falam sobre relacionamento - (Foto: reprodução/TikTok)

Família

Gêmeas siamesas falam sobre relações íntimas após uma assumir namoro

Viih Tube comenta sobre polêmica com Manu Bahtidão - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Viih Tube se pronuncia após ausência de show de Manu Bahtidão na festa da Lua

Filhos de Zagallo estão em disputa judicial pela herança - Reprodução/Instagram

Família

Zagallo deixa herança para filho mais velho e exclui outros 3 do testamento

Zé Felipe e Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Zé Felipe deixa Virginia constrangida em estreia de programa no SBT: "Máquina de sexo"