Especiais / Seminário

“Quando você compra de uma mãe, você está ajudando a sustentar uma família”, diz Ana Fontes

Gustavo Morita

Publicado em 03/12/2018, às 12h12 - Atualizado em 10/12/2018, às 07h10 por Marina Paschoal


Compartilhe:


O 6° Seminário Internacional Pais&filhos não para! Ana Fontes, está agora no palco comandando a palestraMuda a Maneira de Encarar o Trabalho. A Força do Empreendedorismo. Ela, que é especialista em empreendedorismo feminino, trouxe toda a sua experiência para o nosso público.

Ana, apesar de morar em São Paulo desde pequena, é nordestina e veio para a capital ainda criança. Estimulada pelos pais, se dedicou e concluiu a faculdade. “Eu trabalhava na casa dos meus vizinhos. Limpava, olhava os filhos, fazia de tudo. E eu não tenho vergonha disso, faz parte da minha história”, lembra.

Depois de graduada, ela construiu carreira em uma multinacional onde ficou durante 18 anos – sendo que desses anos, ela ocupou o cargo de vice-presidência, sendo a única da mulher da empresa a chegar no cargo. Ela enfrentou desafios por lá como, por exemplo, concorrer a uma vaga interna, ter todos os requisitos e ouvir, na última etapa, que não poderia assumir o cargo por ser mulher. “Foi quando decidi que era o momento da ruptura”.

Ela pediu demissão e ficou em casa, cuidado da filha mais velha, Daniela na época com 5 anos. Ana até tentou voltar para uma empresa, mas logo recebeu a aprovação da adoção da sua caçula e, novamente, recebeu a desaprovação por ser mulher. Junto com Emily, que chegou aos 10 meses, Ana pediu demissão novamente. “Parece que quando a gente vira mãe, o mercado nos enxerga com menos capacidade, mas na realidade é o contrário”, ela observa.

Foi então que ela foi repensar a vida e começou a empreender. Atualmente comanda a Rede Mulher Empreendedora e ganhou, recentemente, um investimento de três milhões do Google para o projeto Womenwill. Segundo Ana, atualmente 24 milhões de mulheres empreendem no Brasil e o principal gatilho é a maternidade. Isto porque, ainda hoje, as empresas ainda não sabem lidar com esse momento. “Mulheres empreendem e geram mais impacto social, elas têm olhar mais cuidadoso. Por isso, investir em mulheres é investir na sociedade“, comenta.

Segundo Ana, o segredo do empreendedorismo é querer transformar a sociedade e não só se limitar no pensamento do dinheiro e do lucro. “A gente só muda as coisas quando temos o olhar de transformação e a maternidade mudou meu mundo. Depois das minhas filhas, eu tenho outra visão”, conta. “Quando você compra de uma mãe, você está ajudando a sustentar uma família”, finaliza.

Leia também

“Encontre um dia para namorar, nem precisa ser sexo, mas algo que gostem de fazer juntos”, aconselha Luiz Hanns

“A família pode ser do jeito que for, o que importa é que a criança seja amada”, afirma Laura Gutman

“Você é pai quando decide estar presente de verdade”, afirma Marcos Piangers


Palavras-chave

Leia também

Família

Mãe do 3° filho de Neymar recebe presente de Dia das mães da família do jogador

Família

Iza e Yuri Lima anunciam o nome do bebê em chá revelação emocionante

Especiais / Dia das mães

Dia das Mães: mensagens, frases e legendas especiais para emocionar

Família

Nadja Haddad fala pela 1ª vez depois da perda do filho recém-nascido: “Não perca sua fé”

Família

M0rre filho recém-nascido da apresentadora Nadja Haddad: "Deus o recolheu e o poupou da dor"

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Família

Mãe que procurava bebê gêmea diz que filha foi encontrada m0rta nas enchentes do RS

Bebês

Mavie usa maiô de grife em passeio à praia com Neymar: "O preço é maior que meu salário"