Especiais / Seminário

Izabella Camargo faz reflexão sobre Burnout no 14° Seminário Internacional Pais&Filhos

Izabella Camargo foi responsável pelo Papo-Reto: Mãe X Tempo - Divulgação
Divulgação

Publicado em 17/11/2022, às 14h05 por Redação Pais&Filhos


O 14° Seminário Internacional Pais&Filhos está acontecendo nesta quinta-feira, dia 17 de novembro na Unibes Cultural, em São Paulo. É a primeira edição presencial após cinco edições online, e para comemorar o retorno na nossa casa de Seminários, preparamos uma programação incrível para todos os inscrito no evento. O tema da vez é “Toda família é nossa”, e todas as palestras, Papo-Reto e a mesa redonda trabalharam com base nele.

Izabella Camargo, que já participou do POD&tudo, podcast da Pais&Filhos, apresentou o Papo-Reto “Mãe X Tempo”. Izabella é mãe de Angelina, jornalista e sabe tudo sobre Síndrome de Burnout. No bate-papo com as mães da plateia, ela falou sobre a correria, rotina agitada, relação com o trabalho na vida materna. Ela é a voz padrão da rádio e canal da Band TV, e já trabalhou como repórter e apresentadora na Globo, SBT e Band.

Izabella Camargo
Izabella Camargo foi responsável pelo Papo-Reto: Mãe X Tempo (Foto: Divulgação)

Andressa Simonini apresentou Izabella Camargo, que surpreendeu a todos ao subir no palco com uma vassoura! Em seguida, Izabella explicou que, quando você está cansado, o descanso é suficiente. Quando está exausto, o cansaço não é mais o suficiente. Já o Burnout vai muito além disso. “O Burnout é quando você perde alguma funcionalidade”, disse a jornalista.

Izabella também contou que o Burnout é algo clínico, e que não pode ser algo diagnosticado por qualquer pessoa. A mãe de Angelina explicou que o Burnout vai dando sinais, como pequenas mudanças na rotina: “O Burnout é a ausência de si mesmo”. Fora isso, ela explicou que ele pode acontecer em um ambiente trabalho com demanda excessiva, principalmente quando não há recursos disponíveis: “Um coisa é amar o que você faz. Outra coisa é amar o que você faz em um ambiente tóxico”.

Izabella Camargo
Izabella Camargo falou sobre Burnout e trabalho (Foto: Divulgação)

“Nós estamos gerenciando o estresse o tempo todo”, refletiu Izabella. “A forma como lidamos com o nosso tempo é o que determina nossa saúde”, completou em seguida. Com o excesso de estresse negativo, você pode experienciar queda de cabelo, manchas na pele, perda ou ganho de peso… tudo isso e mais foi explicado por Izabella Camargo. Em uma dinâmica, ela perguntou quem no auditório gostaria de ter um dia mais longo, e em seguida, mostrou um relógio: “O equipamento mais importante para gerenciar o tempo já foi inventado, foram muitas mãos e muitos cérebros para desenvolver este objeto”.

Pediu para que todos na plateia pegassem uma chave: “Todos nós precisamos virar uma chave em nosso coração. Pense: qual a chave que você precisa virar para ter mais saúde? Pode ser da humildade, para poder aceitar a necessidade de virar as chaves, pode ser da autoestima, para conseguir honrar a história de vocês”. Logo após, Izabella disse a todos que o maior presente do dia das pessoas inscritas não foi a sacola de brindes, ou as deliciosas comidas, e sim o momento em que abriram os olhos de manhã”.

Izabella Camargo
Izabella Camargo é mãe de Angelina (Foto: Divulgação)

Após o relato de uma inscrita no evento, a mãe de Angelina complementou: “A prática trará o reconhecimento. Se quer melhorar em algo, aprender algo, ser melhor em algo, é necessário treinar”. Ela também falou sobre a necessidade de colocar o bem-estar em primeiro lugar: “Crachás, empregos, nós podemos ter vários. Vida nós temos apenas uma”.

“Quem tiver uma mulher maravilha em casa, caderno, meia, camiseta, jogue fora. Essas imagens de super-homen, de super mulher, apenas alimenta uma imagem falsa em nossa mente”, disse ela. Adicionou que elas criam uma ilusão de que é possível fazer tudo ao mesmo tempo: ” É claro que você pode vestir a camisa da empresa, desde que você também vista o seu pijama”.

Veja a programação do 14º Seminário Internacional Pais&Filhos

8h30 – Welcome Coffee

9h00 – Abertura

9h30 – Palestra I | Cadê a mãe dessa criança | Marcos Piangers

10h40 – PAISdemia | Dado Schneider

11h10 – Palestra II| Cabe o mundo em uma criança | Patricia Marinho e Pat Camargo

12h30 – Almoço

13h30 – Palestra III| Toma que o filho é nosso | Peu Fonseca

14h40 – Palestra IV| Pega essa mãe no colo | Dra. Ana Jannuzzi

15h45 – Coffee-break

16h05 – Papo reto: Mãe x tempo | Izabella Camargo

16h40 – Mesa-redonda | Toda família é nossa | Lore Improta, Xan Ravelli, Thamirys Nunes e Paula Amorim (convidada da Philips Avent)

18h55- Encerramento

Conheça o tema

Um famoso provérbio africano diz que é preciso de uma aldeia para criar uma criança. Mas, o inverso também se aplica, já que é preciso de uma criança para criar uma aldeia. Essa foi uma provocação feita por Peu Fonseca, um dos palestrantes do seminário. Todas as pessoas que vivem ou viveram neste mundo tem uma coisa em comum: elas já foram crianças, e mesmo sendo uma das maiores semelhanças que temos, acabamos não olhando para o período da infância da forma que deveríamos.

O fato é que é comum não saber lidar com crianças porque somos ensinados que esse é um dever apenas da família. Da mãe, principalmente. Muito mais do que ter um olhar diferenciado para essa fase da vida, precisamos acolher todos os integrantes da família. Dar colo para aquela mãe que nunca tira a capa vermelha e carrega todas as responsabilidades consigo, abrir espaço para que a paternidade daquele pai não seja descredibilizada e exercida ao máximo. Se todo mundo se sentisse responsável pela qualidade de vida de uma criança, a falta de empatia seria muito menor. Criar crianças e família felizes é uma tarefa que só pode ser realizada no coletivo. Foi assim que o nosso tema nasceu: “Toda família é nossa”. Além de ver apenas para o nosso núcleo, é fundamental cuidar de quem cuida de uma criança.


Leia também

Fernanda Paes Leme fala sobre hormônios após expor crise na amizade com Bruno Gagliasso - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Fernanda Paes Leme comenta sobre fim da gravidez em meio a afastamento de Bruno Gagliasso

Sabrina Sato, Nicolas Prattes e Zoe - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Sabrina Sato é criticada por levar Zoe à viagem com Nicolas Prattes: "A cara dela diz tudo"

Viih Tube comenta que não fará festão para segundo filho - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Viih Tube fala sobre trauma após confusão na festa de filha: "Seu irmão vai ser só um bolinho"

Gêmeas siamesas falam sobre relacionamento - (Foto: reprodução/TikTok)

Família

Gêmeas siamesas falam sobre relações íntimas após uma assumir namoro

Duda Nagle e namorada terminam relacionamento - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Duda Nagle anuncia fim do relacionamento com Michele Balsamão

Daniel Cravinhos pede desculpas para Andreas von Richthofen em carta aberta - (Foto: reprodução)

Família

Daniel Cravinhos escreve carta aberta para irmão de Suzane von Richthofen 21 anos após crime

Post de Bruno Gagliasso é interpretado como indireta para Fernanda Paes Leme - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Texto de Bruno Gagliasso depois de Fernanda Paes Leme revelar distanciamento é visto como indireta

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar