Criança

Um problema de peso

Obesidade será tema de programa do governo federal na rede pública de ensino

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Uma em cada três crianças brasileiras, entre 5 e 9 anos, está acima do peso, diz pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Não é de hoje que essa realidade vem se mostrando preocupante, mas, desta vez, o assunto chegou à sala de aula. O Programa Saúde na Escola (PSE), parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação, abordará os quilos a mais durante o ano letivo de 2012.

O programa realizará a Semana Saúde na Escola entre os dias 5 e 9 de março, quando alunos da educação básica da rede pública de ensino serão alertados quanto ao problema da obesidade através de ações de avaliação e prevenção da saúde, que falarão sobre a importância de uma alimentação saudável e da prática de exercícios físicos. A prevenção ao tabagismo, ao consumo de álcool e à violência, entre outros, também integram as atividades desenvolvidas pelo Programa.
 
Segundo o Ministério da Saúde, os estudantes medirão peso e altura, passarão por uma orientação nutricional e receberão acompanhamento de profissionais da saúde bucal, oftalmológica e auditiva durante o processo de avaliação da semana. Suas famílias ainda serão encaminhadas às Unidades Básicas de Saúde (UBS).
 
A adesão dos colégios à Semana Saúde na Escola é opcional e pode ser feita entre os municípios que já participam do Programa Saúde na Escola até o dia 24 de fevereiro. Mais informações no Portal da Saúde, do Governo Federal: http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/.

Pais&Filhos TV