Criança

Síndrome Cornélia de Lange: pouco conhecida e merece sua atenção

Arquivo Pessoal

Publicado em 13/05/2017, às 14h08 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


“Dr., pode escrever num papel? Não entendi o que você disse!” Foi assim que Juliana Aveiro reagiu ao saber que a filha Malu tinha Síndrome Cornélia de Lange. Durante a gravidez, Juliana já tinha passado por alguns problemas. Precisou ficar em repouso e a bebê não crescia como deveria.

“Mas toquei a gestação com pensamento de que quando a Malu nascesse, cresceria. O problema provável era a minha placenta e não na minha bebê”, lembra Juliana. Então, na 37° semana de gestação, a Malu nasceu pequena e “a cara do pai”.

Malu não mamou no peito e não crescia como deveria, mas o médico da família foi cauteloso e pediu exames aos poucos. Foi só com 1 ano e 4 meses, quando a mãe foi ler sobre autismo, que a Síndrome Cornélia de Lange começou a aparecer.

Juliana contou que o médico esclareceu que, apesar de ter algumas características do autismo, ainda não era isso. Pediu mais um exame, chamado de exoma. O diagnóstico estava dado e, hoje, Malu se desenvolve bem. “Faz terapias diárias de fisioterapia, fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e consulta um psicólogo”, conta Juliana.

A história da descoberta da Malu foi relativamente rápida, mas nem todos os casos são assim. É por isso que o conhecimento e a divulgação são importantes. De acordo com a Associação Brasileira Síndrome Cornélia de Lange, o distúrbio causa comprometimentos físicos, cognitivos e neurológicos, como dificuldades de alimentação, problemas de visão, perda auditiva, dificuldades de fala e baixo peso.

A causa da síndrome não tem uma origem certa, mas se sabe que é genética. A principal característica física do distúrbio são as sobrancelhas arqueadas e unidas. É por isso que foi criado o movimento Sobrancelhas Unidas para marcar o Dia da conscientização mundial da Síndrome Cornélia de Lange, escolhido para dia 13 de maio.

Precisamos tornar essa síndrome conhecida! Por isso, una as sobrancelhas e poste uma a foto nas redes sociais com #sobrancelhasunidas na legenda.

(Foto: Arquivo Pessoal)

Leia também:

Há um problema de fala na infância pouco conhecido e que merece atenção!

As primeiras palavras

Ele está demorando pra falar?


Palavras-chave

Leia também

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Família

Ana Hickmann leva filho para assistir corrida de Edu Guedes e expressão dele rouba a cena

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Grupo Molejo é vítima de assalto no mesmo dia da morte de Anderson Leonardo

Bebês

Viviane Araújo mostra o irmão do filho, Joaquim, e se declara: “Muito amor”

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Notícias

Virginia é criticada por roupa usada em festa de Neymar: “Desrespeitoso com a própria família”

Família

Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam"