Criança

Saiba quais serão as profissões que vão bombar no futuro

iStock
iStock

Publicado em 15/06/2018, às 16h09 por Gabrielle Molento, Filha de Claudia e Pedro


O futuro é incerto e, por isso, é normal ter dúvidas: Como educar meu filho? O que ele precisa aprender para ser um bom profissional nos novos tempos? Nós não sabemos tudo, nem temos todas as respostas, mas podemos te dar uns toques que podem te ajudar a prepará-lo para um mundo que ainda nem conhecemos.

Antes de qualquer coisa tente educá-lo para que ele seja autônomo, confiante e consciente. Independente da profissão que ele escolher seguir, não se esqueça que a responsabilidade tem grande peso no processo de aprendizagem. Cacau Lopes da Silva, gerentes de Projetos de Educação do Instituto Ayrton Senna e Mãe de Marcela, Luiza e Pedro, explica que é importante o incentivo de algumas habilidades na rotina da família como, por exemplo, paciência, persistência, empatia, capacidade de foco, concentração e de lidar com frustrações.

Tudo isso vai ajudar seu filho a ser, além de um bom profissional, a um bom cidadão. Ele se sentirá confiante em percorrer seu percurso da melhor maneira possível e, se for preciso, se permitir mudar de rota e redirecionar suas escolhas. E isso é o futuro: entender que o jeito tradicional não é o único caminho.

Daqui há alguns anos, de acordo com Lucas Rocha, coordenador da área de políticas educacionais da Fundação Lemann, Filho de Nelson e Eliane, a cena de cada um trabalhando em sua baia não vai mais existir. O futuro vai estar na união. “A educação que a gente está formando tem que levar a um cenário de colaboração”, explica. O ambiente que está por vir é onde haja trocas, onde todos participem com ideias, criatividade e vontade. Atualmente ainda não temos abertura para esse tipo de prática e é por isso que 85% das profissões que vão estar em alta em 2030 ainda nem existem, afirma um estudo da Dell Technologies.

Profissões do futuro

Com um cenário tão instável e que muda a cada ano, fomos investigar quais serão as profissões que estarão bombando nos próximos anos. Segundo o diretor executivo da Bazz Estratégia de Recursos Humanos, Celso Bazzola, as opções serão tendência de mercado e estarão relacionadas com a economia do país, além de cumprirem as necessidades de mudanças de comportamento.

Elegemos algumas profissões que, segundo Bazzola, estarão em alta:

1. Gestão de governança corporativa – Dirigir uma empresa nos dias de hoje não é tarefa fácil. Monitorar seus resultados e manter uma boa relação com seus investidores, gestores, conselhos é fundamental para dar a sobrevivência dos negócios;

2. Gestores de controladoria – Em momento de crise, é preciso controlar e focar na redução de custos e acompanhamento de resultados para o sucesso e superação das dificuldades;

4. Gestor de projetos em tecnologia da informação – Em um mundo tão tecnológico, é essencial a escolha da ferramenta ideal para garantir a segurança e velocidade das informações. Esses podem ser fatores decisivos no investimento e no resultado da empresa, reduzindo tempo, melhorando processos e mantendo um grupo menor de colaboradores com alta qualidade.

5. Profissional de agroecologia – Esse profissional ajudará a unir sustentabilidade e sua aplicação no campo, uma vez que nosso país tem uma grande área rural no agronegócio a ser explorado.

6. Analista especializado em Big Date – O volume de dados que circula nas redes é quase que incalculável, assim, essas informações devem ser tratadas e ordenadas para serem úteis nas empresas. Tão importante quanto os dados é a forma que ele será utilizado e este é o papel desse profissional.

7. Especialista em gerontologia – Com o avanço de idade da população brasileira, ficará mais evidente a busca pela saúde e qualidade de vida dos idosos. Por isso, os especialistas dessas áreas terão um imenso campo de trabalho para atender esse público.

Leia mais:

6 opções para investir no futuro do seu filho

O futuro financeiro dos nossos filhos pode começar com a nossa ajuda

O futuro chegou e a sala de aula não é mais a mesma!


Palavras-chave
Educaçãocrianças

Leia também

Rafaella Santos afirma que não parou de seguir Bruna Biancardi nas redes sociais - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Irmã de Neymar se defende após ser acusada de deixar de seguir Bruna Biancardi no Instagram

Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam" - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam"

Rafaella Santos deixa se seguir Bruna Biancardi - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Irmã de Neymar dá unfollow em Bruna Biancardi após compartilhar foto de filha de Amanda Kimberlly

Amanda Kimberlly participou de reality show e namorou cantor famoso - (Foto: reprodução/X)

Família

Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"

Reprodução: Instagram

Família

Amanda Kimberlly se declara em primeira foto da filha no feed do Instagram

Neymar anuncia paternidade de Helena e Bruna Biancardi passa dia com amigas - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi aproveita "spa" no dia em que Neymar confirma paternidade da filha de Amanda Kimberlly

Ticiane Pinheiro apareceu de surpresa em Miami para prestigiar a filha - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Rafa Justus ganha surpresa de Ticiane Pinheiro em aniversário de 15 anos nos EUA

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"