Criança

Quem disse que prematuros tendem a ir mal na escola?

Estudo elimina esse mito ao comparar desempenho de prematuros nos primeiros anos escolares

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Os pais de prematuros sempre se preocupam com o desempenho de seus filhos na escola. No entanto, um novo estudo, elaborado pela Northwestern University e divulgado pela revista Parents, mostrou que os bebês que nascem prematuramente tem potencial para alcançar o nível acadêmico de outras crianças. Ou seja, nada de encanação!

Os pesquisadores analisaram mais de 1 milhão de bebês nascidos na Flórida entre 1992 e 2002, com idades gestacionais de 23 a 41 semanas, e que mais tarde ingressaram em escolas públicas entre 1995 e 2012. Eis o que eles encontraram: dois terços dos bebês nascidos com 23 ou 24 semanas lidaram super bem com o jardim de infância, sendo que 2% deles foram classificados pelos professores como “talentosos”.

Sim, os bebês extremamente prematuros frequentemente obtém resultados mais baixos em testes padronizados, mas aqueles que nascem por volta da 25ª semana ou mais tarde não tiveram tanta diferença de nível em comparação aos outros. As crianças que nasceram na 28ª semana tiveram resultados iguais aos que nasceram no tempo normal.

Anúncio

FECHAR

“Embora algumas pessoas possam estar preocupadas que os bebês muito prematuros tendem a ter resultados escolares bem abaixo dos seus pares em testes padronizados, acredito que o copo está mais do que meio cheio”, explicou David Figlio, diretor do Instituto de Política Pesquisas na Northwestern University. “A maioria dos bebês nascidos de 23 a 24 semanas ainda demonstra um alto grau de funcionamento cognitivo no início do jardim de infância e ao longo da escola”.

Ou seja, pode respirar aliviado!

 

Leia também:

Lembrança fofa! Pai acompanha filha no primeiro e último dia de escola

“Se a escola não for capaz de dar autonomia às pessoas, o mundo está perdido”, diz FHC

Dicas para fazer o filho levantar da cama e “já pra escola”!

Pais&Filhos TV