Criança

Queda de skate é a maior causa de fraturas na infância

ThinkStock
ThinkStock

Publicado em 25/05/2015, às 15h37 - Atualizado em 13/10/2020, às 16h12 por Redação Pais&Filhos


Mais de 3 milhões de pessoas no Brasil praticam o skatismo e as crianças estão cada vez mais cedo se interessando por esse esporte. É só nossos filhos terem um skate na mão que todos os lugares viram uma pista para fazer manobras, saltos e aprender coisas novas em cima das rodinhas. Mas o skate também pode ser perigoso se as crianças não estiverem com a proteção adequada.

A falta do uso de equipamentos como joelheiras, luvas e capacetes está causando muitos traumatismos, hoje a principal causa da entrada de crianças nos prontos-socorros de todo o país. Paulo Bertol, pai de Maria Paula, especialista em ortopedia pediátrica e integrante da emergência Traumatológica Carlos Gomes do Mãe de Deus Center conta que as crianças a partir dos 10 anos são as que mais sofrem com esse tipo de acidente, principalmente os meninos, que representam mais de 80% do total de pessoas que praticam o skatismo. Os braços, antebraços e ombros são as partes do corpo mais tingidas, em 92% dos casos.

Outros dados interessantes são que os tombos são mais frequentes no verão e ocorrem em maior quantidade aos domingos. Claro, os dias mais quentes e mais bonitos são um convite para passear, ir ao parque e levar o skate debaixo do braço. E quem não gosta de passar as tardes de domingo praticando esporte? Por isso, os equipamentos de segurança são tão importantes: dá para se divertir sem correr riscos.

Cuidado com as manobras

Normalmente, os traumatismos ocorrem durante manobras em que a criança muda bruscamente de direção ou para, principalmente para aquelas que estão começando a descobrir a delícia que é andar de skate. Segundo Paulo Bertol, os dados mostram que uma a cada oito crianças sofrem fraturas nas primeiras tentativas em andar de skate e 50% delas são menores de 4 anos. Tudo bem que é normal as crianças se machucarem algumas vezes, isso faz parte do momento de descoberta pelo qual elas estão passando, mas proteção nunca é demais.

As fraturas por quedas podem deixar sequelas para a vida toda, afetando o crescimento e causando até deformidades. O ortopedista alerta que os traumatismos cranianos também são frequentes quando o assunto é skate e podem levar ao coma e à morte. Por isso, o ortopedista alerta que o uso de capacete, proteção para os cotovelos, punhos e joelhos é fundamental para toda criança que começa a praticar esse esporte.


Palavras-chave
Saúde

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Copo Stanley - Divulgação

Super desconto

App Day Amazon: os famosos copos térmicos da Stanley com até 55% de desconto

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto do filhos - Reprodução/ Instagram

Família

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto dos filhos em fotos nas redes sociais