Criança

Que tal aproveitar as férias para ensinar seu filho a lidar com dinheiro?

iStock
iStock

Publicado em 06/07/2018, às 09h30 - Atualizado às 09h35 por Redação Pais&Filhos


Que tal ensinar seu filho desde pequeno o poder que ele pode ter sobre o dinheiro? Além de educá-lo para compreender melhor os limites de gastos da família, você estará ajudando o adulto que ele se tornará por meio de uma relação saudável com sua vida financeira. E ainda tem bônus: habilidades, como paciência, senso de responsabilidade e persistência têm um forte elo com a capacidade de controlar os impulsos nos gastos ao longo da vida. Esse foi o tema da coluna da Taís e Roberta Bento, que são mãe e filha, na nossa edição de julho e, a dica delas é introduzir a mesada aproveitando o momento das férias, quando a família tem momentos sem a pressão de horários e também mais oportunidades de passeios, lanches e diversão em grupo.

O valor precisa ser definido a partir das condições financeiras do responsável, considerando também o número de filhos e de adultos que contribuem com as despesas da casa. Uma base a partir da qual você pode definir o valor que cabe no seu orçamento é R$ 1,00 por ano da idade da criança. Assim, um criança de 8 anos teria oito reais como mesada. E a frequência pode ser determinada conforme a disponibilidade do seu orçamento: o valor pode ser entregue a cada semana, a cada quinzena ou mensalmente.

Você precisa manter em mente seu objetivo principal: ajudar seu filho a desenvolver habilidades para gerenciar seu próprio dinheiro. Então, além de estabelecer a mesada, é preciso participar da decisão sobre o que fazer com o dinheiro. A regra que você não pode flexibilizar é a da poupança. Peça para a criança identificar duas caixinhas com etiquetas de: despesas e poupança.

Combine com ele que a cada dois meses vocês vão contar o dinheiro da caixinha da Poupança. Se ele tiver conseguido economizar 20% do que recebeu até ali, ele ganha um valor extra, que você vai determinar. Pode ser uma porcentagem em cima do valor que ele economizou ou um valor exato combinado. O dinheiro da poupança só poderá ser gasto nas próximas férias ou no aniversário dele.

Quanto ao que ele tem que fazer para merecer o dinheiro, a situação é mais complexa. E caberá a você fazer a opção, de acordo com suas crenças e valores. Pessoalmente, não gostamos da ideia de pagar por atividades que ele faça para ajudar na rotina da família, já que os pais também não são pagos para isso. Uma possibilidade é vincular a mesada à economia de água ou energia elétrica. E nesse caso seu filho precisa ficar responsável por apagar as luzes, desligar eletrônicos e manter torneiras fechadas, sempre que possível.

Preparada para as surpresas positivas que virão ao longo do segundo semestre a partir dessa mudança na vida das crianças? Então, boas férias!

Leia também

Ensinar o filho a administrar a mesada é também prepará-lo para o futuro

Tem que dar mesada, sim!

Sete erros que os pais cometem na hora de implementar a mesada


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Modelo apontada como mãe de filha de Neymar rebate notícia pela primeira vez - (Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Modelo que estaria grávida de Neymar quebra silêncio e fala pela primeira vez sobre boatos

Saiba o que dizer no Dia do Afilhado - (Foto: Getty Images)

Família

Dia do Afilhado: mensagens e frases para mostrar o quanto ele é especial

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Filho de Monique Evans não comparece ao casamento da mãe; entenda o motivo

Adolescente m4ta pais e irmão na zona oeste de São Paulo - Reprodução/ Rede Globo

Família

Adolescente de 16 anos mat4 pais adotivos e irmã após ser proibido de usar o celular

Amanda Kimberlly confirma gravidez, mas não foi confirmada a paternidade de Neymar - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Suposta mãe de filha de Neymar foi vista com jogador em Barcelona na balada

Foto: Reprodução/SBT

Família

“Faria novamente”, diz adolescente de 16 anos que mat0u os pais após ser proibido de usar celular

Modelo que estaria grávida de Neymar aumenta rumores com escolha dos padrinhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Modelo que estaria grávida de Neymar convida irmã e amigo do jogador para padrinhos