Criança

Por que meu filho troca de brinquedo o tempo todo?

Tenha sempre a mão mais de uma opção de brinquedo para seu filho se distrair. Leia e entenda o porquê!

A REDAÇÃO PAIS&FILHOS

porque-meu-filho-troca-de-brinquedo-o-tempo-todo

No meio da brincadeira, se seu filho pequeno troca de brinquedo muitas vezes, não precisa se preocupar ou achar que ele não consegue se concentrar em nada. Essa atitude, além de ser natural, também é saudável. Crianças pequenas não costumam manter a concentração por muito tempo na mesma coisa.

Uma boa dica para esta fase é ter duas ou três caixas com brinquedos diferentes e, periodicamente, revezar na hora de oferecê-los. Assim, seu filho ainda terá várias opções na hora de brincar e não enjoará de todos ao mesmo tempo.

Anúncio

FECHAR

A psicóloga Márcia Regina Orsi, mãe de Yohan e Joshua, explica que a troca de brinquedos estimula a coordenação motora, a imaginação e a curiosidade. Ela também afirma  que brincar junto com a criança estimula e ajuda a melhorar a concentração. Mas lembre-se de que a capacidade de concentração se desenvolve com a idade e estímulo. Não dá para obrigar e não precisa querer apressar o processo.

“Com o tempo, a concentração vai aumentando e alguns brinquedos se tornam mais interessantes”, diz a psicóloga. O importante não é que seu filho fique com a atenção concentrada em um só brinquedo, e sim que ele aprenda desde cedo a guardar os objetos quando terminar de brincar.

Consultoria: Márcia Regina Orsi, mãe de Yohan e Joshua, especialista sobre intervenção familiar, do Instituto Terapia Sistêmica (ITS), São José do Rio Preto /SP.