Publicado em 17/07/2019, às 09h48 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h22 por Redação Pais&Filhos
Sabemos que o munto atual é completamente digital, e as crianças crescem usando dispositivos, aplicativos, videogames e internet todos os dias, cada vez mais cedo, e isso influencia diretamente na alimentação e rotina de sono das crianças. De acordo com os dados da Tic Kids Online-Brasil, pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internte (GCI), 80% das crianças entre 9 e 17 anos estão conectadas à internet, sendo que 97% nas classes sociais A e B, 85% na classe C e 51% nas classes D e E.
A pesquisa mostra também que 66% das crianças acessam a internet mais de uma vez por dia, principalmente pelo celular e dos entrevistados, 83% usam o smartphones na hora de se conectar. E sobre a questão de saúde, o tempo gasto no celular pode ser prejudicial, já que 21% das crianças deixam de comerou dormir por causa da internet e 17% dos entrevistados já fizeram algumas buscas sobre formas de emagrecer.
Segundo os especialistas da Sociedade Brasileira de Pediatria, o ideal é limitar o tempode exposição às mídias ao máximo de 1 hora por dia, isso para crianças entre 2 a 5 anos de idade e para os adolescentes, é necessário ficar observando se eles então isolados nos quartos e se estão dormindo o suficiente para ter uma vida saudável.
Aplicativo que pode ajudar os pais
Pensando na questão de auxiliar as famílias a organizarem melhor a rotina dos filhos ao celular e tablets, a startup AppGuardian desenvolveu um aplicativo que permite que os pais monitorem as atividades das crianças na internet. O App está disponível para Android e IOS e possibilita que os pais verifiquem a localização em tempo real dos filhos, podendo bloquear o acesso a aplicativos no celular e consigam ter um relatório do tempo gasto no YouTube e demais redes sociais.
Além dessas funções, há outra que pode auxiliar na organização da rotina é o Tempo de Tela, com ela os responsáveis conseguem determinar quanto tempo querem que os filhosfiquem na internet de forma personalizada, e tem também, o dispositivo de Navegação Segura, que filtra e bloqueia qualquer tipo de conteúdo adulto no celular ou tablet da criança promovendo mais segurança.
“Nossa ideia é facilitar o dia a dia das famílias, possibilitando mais tranquilidade aos pais na hora de lidar com a rotina digital dos filhos. Sabemos que essa geração já nasceu conectada e encontrar o equilíbrio não é fácil, portanto, nada melhor que a tecnologia para ajudar os paisa se conectarem com os filhos”, explicou Luiza Mendonça, CEO do AppGuardian.
Leia também:
Tempo recomendado de uso da internet por crianças de 6 a 12 anos é de 2 horas por dia; entenda
Como usar a internet sem se expor aos riscos
7 dicas de segurança na internet
Família
Neymar se pronuncia sobre teste de paternidade da suposta filha de 10 anos com modelo húngara
Bebês
Virginia Fonseca mostra o rosto de José Leonardo pela 1ª vez em vídeo emocionante
Família
Filhas de Virginia Fonseca conhecem José Leonardo e reação encanta: "Foi tão fofo"
Família
Motivo da queda do avião da Voepass em Vinhedo é revelado
Família
Assessor, amigo próximo e morador da mansão: conheça o padrinho do filho de Virginia Fonseca
Família
Virginia Fonseca e Zé Felipe divulgam primeiras fotos de José Leonardo
Família
Virginia recebe críticas após fechar andar todo da maternidade: "Hospital não é hotel"
Família
Zé Felipe faz tatuagem com significado especial em homenagem ao nascimento de José Leonardo