Criança

O que não pode faltar na caixa de primeiros-socorros

Veja os itens essenciais para ter em casa nos momentos de emergência

A REDAÇÃO PAIS&FILHOS

Primeiros socorros

É sempre importante estar preparado para emergências, principalmente quando se tem crianças em casa. Elas pulam, se arrastam pelo chão, brincam e, muitas vezes, precisamos prestar os primeiros socorros, ou cuidados básicos, até que possamos chegar ao médico para o tratamento adequado. E, em casos mais simples como um arranhão provocado por uma queda, limpar e fazer um curativo já é o suficiente para seu filho voltar correndo para a brincadeira.

Por isso, deixe preparado um kit de primeiros socorros ao seu alcance (mas fora do alcance das crianças) e veja o que não pode faltar dentro da sua caixinha:

Anúncio

FECHAR
  • Gaze, band-aid e esparadrapo micropore
  • Algodão
  • Álcool 70% para desinfecção
  • Analgésico, em caso de dor
  • Antitérmico, para diminuir a febre
  • Termômetro (o ideal é ter o de axila)
  • Soro fisiológico para limpeza de ferimentos

No caso de machucados, é importante lavar com água e sabão antes de fazer o curativo. Em outros casos, o procedimento vai depender da orientação médica. Portanto, evite medicar seu filho para outras finalidades além de dor e febre.

Certifique-se de que os  frascos estão rotulados e os instrumentos pontiagudos, como pinça e tesoura, embalados de forma adequada. Além disso, vale lembrar que é muito importante que a caixa esteja em um local de fácil acesso para os adultos, mas de preferência onde as crianças não consigam pegar, para evitar o contato com medicamentos e objetos cortantes.
Para saber como fazer uma linda caixinha de primeiros-socorros, confira nosso vídeo:

 

Consultoria: Dr. Claudio Len, pediatra e pai de Fernando, Beatriz e Silvia.