Criança

Mãe trans fala sobre aceitação da filha: “Não me importo de ainda ser chamada de pai”

Isabella tem 32 anos e é mulher e mãe trans - Reprodução: Terra
Reprodução: Terra

Publicado em 09/11/2022, às 12h58 por Redação Pais&Filhos


Isabella Nascimento, de 32 anos, é uma mulher e mãe trans, com uma filha que atualmente tem 7 anos, ela contou como foi o processo de mudança de gênero e a motivação para isso. Tudo se iniciou ainda na adolescência, quando Isabella se considerava um menino gay, mas após entrar na igreja as coisas mudaram: “Por muito tempo, fui um menino gay. Mas na adolescência me converti ao evangelho e dentro da igreja me falavam que eu tinha que me casar para me esquecer dos desejos homossexuais. Me casei e quando minha filha nasceu, entendi que eu não podia lutar contra o que eu era.”, explicou Isabella

De acordo com informações do portal Terra, Isabella vive no Rio de Janeiro e trabalha como cabelereira, a transição começou quando ela tinha 28 anos e a filha, quer não teve o nome revelado, tinha 4 anos: “Comecei a transição de gênero aos poucos, com ela ainda pequena. Eu pensava muito nela, em fazer o processo devagar para não dar passos maiores do que ela pudesse compreender. Mas tudo para ela era divertido. Então fazíamos maquiagem juntas, por exemplo. E nessa brincadeira eu ia contando para ela. Como minha paternidade sempre foi muito presente, não houve uma ruptura na nossa relação”, contou a cabelereira  sobre o processo deixando claro a preocupação na adaptação da  filha com a mudança.

Mãe trans é aceita pela filha
Isabella tem 32 anos e é mulher e mãe trans (Foto: Reprodução: Terra)

Isabella contou como a arte ajudou a filha na compreensão da mudança de gênero: “Minha filha via Paulo Gustavo, às vezes vestido de Hermínia, às vezes dando entrevista com roupas de homem. Via a Pabllo Vittar cantando e dizia ‘papai, você é igual a elas, né?’ Eu ia concordando e me espalhando no assunto até onde o limite dela me permitia”.

A cabelereira já tem uma independência financeira desde que decidiu fazer a mudança e explicou como isso foi fundamental para ela seguir em frente: “Eu acho que foi bom passar por isso só na vida adulta porque terminei os meus estudos, tenho meu próprio negócio, independência financeira. Então quando decidi passar pela transição, eu já estava forte e empoderada, dependendo apenas de mim. Ninguém podia me criticar ou me impedir. Muitas mulheres não têm a mesma sorte porque fazem a transição em uma fase da vida em que ainda dependem de ajuda.

Mãe trans é aceita pela filha (1)
Mãe trans é aceita pela filha (Foto: Reprodução/ Terra)

Atualmente a filha de Isabella tem 7 anos e tem uma aceitação saudável em relação à mãe: “Eu sou o amor da vida dela e ela é o amor da minha. Ela ainda está se adaptando, se corrige para não me chamar de pai. Mas eu nunca corrigi. Se eu tiver que ser o pai dela, então eu serei. Em público ela me chama de mãe, mas nunca cobrei ser chamada assim. Não me importo de ainda ser chamada de pai porque não quero causar traumas a ela, no tempo certo a gente vai conversando. Ela é uma criança, tudo tem que ser engraçado, leve. Não quero que os problemas de adultos influenciem a vida dela”, contou Isabella.

Inscreva-se no 14º Seminário Internacional Pais&Filhos

O 14º Seminário Internacional Pais&Filhos – Toda família é nossa já tem data para acontecer. Depois de cinco edições online, essa volta a ser presencial no dia 17 de novembro, na Unibes Cultural, em São Paulo. Vai rolar palestras, mesa-redonda, sorteios, ativações e muito mais! Para participar, é só se inscrever aqui! Te esperamos por lá


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Sabrina Sato compartilha momentos da viagem para Paris com Zoe, Nicolas Prattes e família do ator - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Sabrina Sato se declara para Nicolas Prattes após Duda Nagle anunciar separação

Ticiane Pinheiro e família - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli

Isis Valverde - (Foto: Reprodução/Instagram)

Gravidez

Isis Valverde posta foto grávida ao lado de amiga e faz declaração: "Alegria transborda"

Gêmeas siamesas falam sobre relacionamento - (Foto: reprodução/TikTok)

Família

Gêmeas siamesas falam sobre relações íntimas após uma assumir namoro

Viih Tube comenta que não fará festão para segundo filho - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Viih Tube fala sobre trauma após confusão na festa de filha: "Seu irmão vai ser só um bolinho"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar