Criança

Mãe de menina de 4 anos com paralisia cerebral pede ajuda para alugar aparelho respiratório

Reprodução/YouTube

Publicado em 08/12/2022, às 09h04 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Agatha Ferreira, de 4 anos de idade, se encontra internada no Hospital das Clínicas de Porto Alegre. Ela, que sofre com diversos problemas neurológicos – como paralisia cerebral e febre central – desde sua vinda ao mundo, precisa de um aparelho de ventilação mecânica para, enfim, voltar para casa.

Sua mãe, Luana Ferreira, de 20 anos, explica que o equipamento pode acabar demorando mais de um mês para chegar por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Para conseguir passar o Natal ao lado da mais nova, a responsável por Agatha luta para alugar o aparelho; o preço chega a R$ 2,5 mil por mês.

O aparelho necessário é o BiPAP (Foto: Reprodução/YouTube)

A condição de saúde da criança envolve elevação da temperatura corporal, mas sem necessariamente envolver uma infecção causadora. Tal fator acabou levando a menina para o ambiente hospitalar por várias vezes ao longo de seus anos de vida. “Entre idas e vindas, ela está internada há praticamente sete meses. Numa das vezes, ela teve Covid e várias complicações. Depois disso, a situação piorou bastante”, lamentou Luana.

Há aproximadamente duas semanas, quando foi liberada pela última vez, Agatha se encontrava respirando com o auxílio de um tubo de oxigênio, mas este não foi suficiente para conter sua crise. Hoje, de volta ao ambiente de saúde, a esperança é que a mais nova receba o ventilador mecânico, este chamado de BiPAP. O aparelho é essencial para que a jovem normalize sua respiração em casa.

Luana explicou que luta para a filha conseguir passar o Natal e Reveillon em casa (Foto: Getty Images)

“Consegui todos os laudos e requeri, só que eles me disseram que a demanda está grande e que pode demorar de 30 dias para mais [a entrega]”, relatou a mãe ao explicar que o equipamento é fornecido pelo SUS e solicitação já foi feita à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Viamão.

Após longo tempo em hospital, a meta da mãe é poder levar Agatha para passar as festas de fim de ano em casa. Ela, que está desempregada, conta com a ajuda de seus pais para cuidar da criança e passa o dia todo ao lado da mais nova. “Passei o último Natal com ela nesta situação. Por isso, estou lutando para conseguir alugar o aparelho, mas ele é bem caro”, finalizou.

Peu Fonseca foi um dos convidados do podcast do 14º Seminário Internacional Pais&Filhos, confira!


Palavras-chave
Família Saúde Criança Mãe filha paralisia cerebral ajuda problemas respiratórios

Leia também

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Família

Leonardo chama show de Madonna de "Surub4" e acusa a cantora de sat4nismo

Família

Bartolinite: o que é a bola inchada na vagina e como tratar a infecção

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

"Perdemos tudo", mãe tem reencontro emocionante com filha depois de 15 dias no RS

Família

Neymar e Bruna Biancardi postam foto de Mavie em viagem juntos na Arábia Saudita