Criança

Livro e peça de teatro

Obra que instiga a imaginação e estimula os sentidos

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Por Jéssika Morandi, filha de Érika e Alexandre

Toda criança tem aquela fase em que assiste sempre ao mesmo filme e pede para que contem a mesma história todos os dias. A fase permanece por alguns anos, só mudando o seu “objeto de desejo” de tempos em tempos. Isso costuma levar os pais à loucura, apesar de teóricos e pesquisadores já terem dito que isso faz parte do desenvolvimento infantil. Com Maria Teresa, personagem-título do livro “Maria Teresa e o Javali” acontece o mesmo, só que um pouquinho diferente.

 

Anúncio

FECHAR
Sinopse
A menina ama o livro “O Javali Intrigante” e pede que seu pai lhe conte a história todas as noites. Em uma dessas noites, Maria Teresa sonhava com o tal javali, quando ele resolve sair do sonho da garota para fazer uma boquinha na cozinha. O problema é que Maria Teresa acorda e o animal não tem mais como voltar ao sonho, só se ela dormir de novo. Mas já está na hora de ir para a escola e a menina terá que lidar com o bicho, tentando escondê-lo de todos em cada atividade que faz, seja em casa, na rua ou na escola. O pior é que o javali não parece disposto a colaborar…
 
O melhor de tudo
O mais interessante do livro, de autoria de Gustavo Finkler e com ilustrações de Renata Mattar, é que ele brinca com o leitor, instigando sua curiosidade e imaginação. Ao invés de trazer imagens e sons prontos, como já fazem os livros por aí, ele oferece oportunidades para a própria criança usar sua imaginação e sentir os cheiros, ouvir os sons e experimentar os gostos que estão na história de Maria Teresa.
 
As imagens estão presentes para contribuir com a narração, mas o próprio livro dá o estímulo para que se observe melhor certos aspectos e se imagine outros. Um exemplo prático? Ao mencionar uma música no decorrer na história, é feito um parênteses para sugerir à criança ouvir essa música e perguntar aos mais velhos sobre ela e seus cantores.
 
Lançamento
A obra, da Editora Projeto, foi lançada na 57° Feira do Livro de Porto Alegre (RS), no dia 4 de novembro de 2011, e chegará a São Paulo no dia 10 de dezembro, às 18 horas, na livraria Cultura do Bourbon Shopping (São Paulo – SP).
 
Peça de teatro
“Maria Teresa e o Javali” será um espetáculo de radioteatro para as crianças criado e produzido pelo grupo Cuidado Que Mancha. O espetáculo ficará em cartaz no Sesc Belenzinho durante os dias 7, 8,14,15,21,22,28 e 29 de janeiro e 4 e 5 de fevereiro de 2012, sempre às 12 horas.
 
É característica do grupo Cuidado Que Mancha fazer a platéia participar ativamente do espetáculo por meio de música e sonoplastia. A entrada será livre e o endereço do Sesc Belenzinho é: Rua Padre Adelino, 1.000, Belenzinho, São Paulo (SP).
 
Direção: Raquel Grabauska
Texto e trilha sonora: Gustavo Finkler
Elenco: Gustavo Finkler, Raquel Grabauska e Vinicius Petry
Cenários e figurinos: Renata Mattar
Produção: Cuidado Que Mancha

Pais&Filhos TV