Criança

Ler nos faz pessoas mais legais!

Estudo britânico comprova que os benefícios da leitura vão além da linguagem

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

shutterstock_307383305

Foto: Shutterstock

Se nós ainda precisávamos de alguma evidência sobre os benefícios da leitura, uma nova pesquisa comprovou que os apaixonados por livros tornam-se pessoas mais legais do que aqueles que não saem da frente da TV. O estudo, elaborado por pesquisadores da Kingston University, de Londres, e divulgado pela revista Parents, analisou 123 adultos, vendo suas preferências entre livros e televisão. Descobriu-se, então, que quem prefere ler tinha tendência a ser mais carinhoso e prestativo. Já quem preferia ficar na frente da TV tinha menos empatia.

“Ler é uma maneira universal de passar o tempo e regularmente ouvimos que os pais devem ser encorajados a ler para seus filhos desde cedo, pois isso introduz a eles a linguagem e faz com que eles desenvolvam o vocabulário. Esse estudo demonstra o quanto esse hábito também é saudável para as relações interpessoais”, diz Rose Turner, pesquisadora responsável pelo estudo.

Mas por que a leitura é mais benéfica do que passar horas no Netflix? “Quando lemos vamos além do que está escrito. Vamos preenchendo lacunas com a nossa imaginação, nos identificamos com os personagens, nos colocamos no lugar deles. Quando apenas assistimos algum programa de TV ou filme, as informações já vem prontas”, explica a pesquisadora.

Anúncio

FECHAR

 

Leia também:

Educar segundo Alexandre Herchcovitch

6 perguntas embaraçosas que seu filho pode fazer (e como respondê-las)

Durante cesariana foi a mãe quem puxou o bebê para fora; veja a foto

Pais&Filhos TV