Criança

“Leitura Desde o Berço”: saiba porque essa iniciativa é tão importante

O programa estimula a leitura compartilhada na sala de aula e em casa para crianças de todas as idades

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

leitura para crianças

Quanto mais cedo se tem contato com a leitura, melhor. Ler expande o vocabulário, aumenta o conhecimento e é uma forma de diversão. E, para incentivar que este hábito seja criado realmente desde cedo, a prefeitura de Boa Vista, em Roraima, em parceria com o Instituto Alfa e Beto, criou o programa “Leitura Desde o Berço”. Para aumentar o vocabulário das crianças e ajudá-las a lidar com as emoções, as escolas encorajam a leitura compartilhada na sala de aula e em casa.

As casas-mães de Boa Vista desenvolvem o programa e as crianças tem contato com a leitura quando estão por lá e também em casa, pois os pais podem levar os livros para casa. “Confesso que não tinha o hábito de ler com minha filha. Mas uma iniciativa me fez compreender o quanto é importante estimular uma criança desde cedo e despertar nela o interesse pelos livros”, afirma Maria da Conceição Chaves Reis, mãe de Flávia, de 4 anos. Ela está matriculada há dois anos na Casa Mãe Elza Mesquita.

Anúncio

FECHAR

Ela também conta que é um momento único de aprendizado e que a troca de experiências com os outros pais faz refletir melhor sobre a própria maneira de interagir com a leitura. “Em vez de apenas deixar minha filha na escola, duas vezes ao mês, eu fico lá com ela”, acrescenta.

Pesquisadores da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, foram até Roraima para estudar este método de aprendizado. Eles observaram o comportamento de pais e filhos durante a leitura e garantem que quanto mais cedo as crianças começam a ler, melhor é o aprendizado, pois, segundo eles, a leitura estimula o lado cognitivo do cérebro.