Criança

Guia de Vacinação Infantil

Neste sábado, 24, começa a Campanha Nacional de Atualização para crianças menores de 5 anos. Saiba tudo sobre as vacinas e doenças do Calendário

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

O Ministério da Saúde realiza em todo o país a Campanha Nacional de Atualização da Caderneta de Vacinação para crianças menores de 5 anos. Mesmo quem não tem carteirinha deve levar o filho ao posto de saúde. É a partir deste sábado, 24, até o dia 30, em conjunto com as secretarias estaduais e municipais de saúde. Sábado, aliás, é o dia D de divulgação e mobilização nacional. A meta é atualizar a caderneta de mais de 14 milhões de crianças. Durante a campanha, o governo vai oferecer todas as vacinas do calendário básico infantil que são BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

Leia mais sobre a Campanha realizada pelo Ministério da Saúde

Os pais devem levar a caderneta de vacinação da criança. Aquelas que não têm carteirinha também devem ser levadas e um médico irá avaliar a situação e encaminhar as vacinas necessárias, segundo orientação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Anúncio

FECHAR

O secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, destacou a importância de que todo o calendário de vacinação seja concluído. “As crianças, especialmente as menores de cinco anos, só estarão protegidas, de fato, quando completarem todo o esquema vacinal”, frisa. Ele lembra que a grande maioria das vacinas no Brasil exige mais de uma dose, acrescida do reforço.  O público nesta faixa etária é de, aproximadamente, 14,4 milhões de crianças.

Lembrando que todas essas vacinas são gratuitas e obrigatórias para crianças menores de cinco anos.

Entenda cada vacina que integra a caderneta do Ministério da Saúde e a doença que elas previnem, com informações do médico infectologista e responsável pelo setor de vacinas do Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica, Ricardo Cunha, pai de Renata e Marina.

Vacina:  Hepatite B/Doença: Hepatite B

Vacina:  Poliomielite (Paralisia Infantil)/Doença: Poliomielite (Paralisia Infantil)

Vacina: Pneumocócicas/Doença: Pneumocócica

Vacina: Pentavalente/Doença: Meningite po HAEMOPHILUS INFLUENZAE TIPO B

Vacina: Rotavírus/Doença: Rotavírus

Vacina: Meningocócicas/Doença: Meningocócica

Vacina: Tríplice Viral/Doenças: Sarampo, Caxumba e Rubéola

Vacina: Febre Amarela/Doença: Febre Amarela

Vacina: Tríplice Bacteriana/Doenças: Difteria, Tétano e Coqueluche